Whatsapp icon Whatsapp

Fichamento

O fichamento é um tipo de texto usado para organizar os estudos referentes à determinada obra, destacando as informações mais relevantes para o seu entendimento.
Pessoas lendo e fazendo anotações, etapas do fichamento.
A escrita de fichamentos é indicada para organizar as ideias principais de um texto.

O fichamento é um tipo de texto em que se destaca as informações mais importantes de uma obra para que ela possa ser melhor compreendida quando for estudada.

Leia também: Principais características dos textos do tipo expositivo

Resumo sobre fichamento

  • O fichamento é uma técnica de estudo em que as principais informações de uma obra são destacadas.

  • Isso é feito de modo a entender melhor o conteúdo da obra e seu contexto de produção.

  • Há diferentes tipos de fichamento, como o de citações, o bibliográfico, o de resumo, o de comentário, o de esquema e o temático.

  • O fichamento difere-se do resumo e da resenha por conta da estrutura e do conteúdo de cada um desses gêneros.

O que é um fichamento?

O fichamento é uma forma de organização de estudo em que se destaca as principais informações de um texto, uma obra ou qualquer outra fonte de pesquisa em geral. Geralmente, o fichamento reúne anotações estruturadas sobre o texto fichado, trazendo pontos-chave, ideias principais, conceitos e citações relevantes. Assim, o material fichado pode ser facilmente revisado posteriormente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para que serve o fichamento?

O fichamento é muito útil para ajudar a revisar e relembrar os principais pontos de uma obra, facilitando o estudo posteriormente. Essa técnica também facilita a assimilação do conteúdo da obra, além de estimular a reflexão e a análise crítica, uma vez que, ao fichar um texto, é possível fazer comentários e análises pessoais sobre aquele conteúdo.

Veja também: Como escrever um relatório

Características do fichamento

As características de um fichamento podem variar dependendo do propósito e das preferências individuais, mas geralmente devem incluir:

  • Identificação da obra fichada, incluindo as informações bibliográficas, como autoria, título, editora, ano de publicação etc.

  • Organização lógica, estruturando as informações em categorias, como resumo, citações, comentários, análise crítica etc., sempre de forma coerente para facilitar a compreensão e revisão do material.

  • Síntese das informações, trazendo as ideias principais da obra de forma concisa.

  • Citações à obra, reproduzindo trechos fundamentais da obra fichada com as devidas indicações de paginação.

  • Comentários pessoais, trazendo análises e reflexões pessoais sobre o conteúdo estudado, de forma a contextualizar ou relacionar as informações com outros conhecimentos.

Tipos de fichamento

Existem diferentes tipos de fichamento, cada um com foco em aspectos específicos do material estudado. Esses tipos de fichamento podem ser combinados ou adaptados conforme a necessidade de quem está fichando a obra. Os principais tipos incluem:

Fichamento de citações

Concentra-se nas citações mais relevantes do texto, destacando frases ou passagens importantes e reproduzindo-as em tópicos, de forma direta. Muitas vezes, essas citações podem vir acompanhadas de comentários ou de análises sobre elas.

Fichamento bibliográfico

Organiza o conteúdo, apresentando um resumo dele por meio de citações indiretas. Assim, assemelha-se ao fichamento de citações, exceto pelo fato de usar citações indiretas.

Fichamento de resumo (ou fichamento de conteúdo)

Resume as principais ideias e informações do texto, destacando os pontos-chave e a estrutura geral da obra, sem se utilizar de citações diretas ou indiretas.

Fichamento de comentário

Além de resumir o conteúdo, inclui análises críticas, comentários pessoais e reflexões sobre as ideias apresentadas na obra.

Fichamento de esquema ou sistema

Organiza as informações de forma mais visual, usando esquemas, gráficos ou diagramas para representar as relações entre os conceitos abordados no texto.

Fichamento temático

Para obras mais extensas, organiza as informações de acordo com temas específicos, agrupando ideias relacionadas sob categorias temáticas ou conceituais.

Como fazer um fichamento?

Veja um passo a passo sugerido para elaborar o fichamento de uma obra.

Passo a passo como fazer um fichamento.
Passo a passo como fazer um fichamento.

1. Escolha e identificação da fonte

Selecione a obra que deseja fichar e anote os dados bibliográficos importantes, como autor, título, editora, ano de publicação, número de páginas, entre outros.

2. Leitura e seleção das informações

Leia o material e destaque os pontos-chave, ideias principais, conceitos relevantes, citações importantes e exemplos significativos.

3. Organização do fichamento

Escolha o tipo de fichamento que melhor se adequa ao seu objetivo. Faça anotações claras e objetivas. Mantenha a objetividade ao resumir e ao transcrever citações. Utilize suas próprias palavras para expressar as ideias, evitando plágio. Se necessário, divida o fichamento em seções.

4. Revisão do fichamento

Revise o fichamento para garantir que todas as informações necessárias foram registradas e que a estrutura está clara e coesa.

Videoaula sobre como fazer um fichamento

Diferenças entre fichamento, resumo e resenha

Veja, a seguir, uma tabela apresentando as principais características e diferenças entre essas três técnicas.

Fichamento

Registro sistemático das informações de uma obra consultada, trazendo pontos-chave, citações, comentários pessoais, entre outros. Pode ter diferentes formatos, como o fichamento bibliográfico, de citações, de resumo, entre outros.

Resumo

Síntese das principais ideias e informações de uma obra consultada, reunindo de forma mais condensada o conteúdo original em uma versão concisa, mas mantendo a estrutura e os pontos-chave do texto. Visão geral do material sem incluir opiniões pessoais ou análises críticas. Saiba mais sobre resumo clicando aqui.

Resenha

Análise crítica e interpretativa de uma obra consultada, fazendo um breve resumo para explicar a opinião e a interpretação de quem resenha a obra. Ao apresentar o material, a resenha oferece uma avaliação pessoal, destacando pontos positivos, negativos e contribuições da obra. Para saber mais sobre resenha, clique aqui.

Assim, enquanto no resumo o foco recai sobre o conteúdo, na resenha o foco recai na interpretação do conteúdo. Já o fichamento é uma ferramenta pessoal de estudo que não só apresenta o conteúdo como também pode analisá-lo livremente.

Saiba mais: Quais são os tipos de resenha?

Fichamento nas normas da ABNT

As normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) não especificam um formato padronizado para fichamentos. No entanto, elas oferecem diretrizes para a estruturação de trabalhos acadêmicos, que podem ser aplicadas na organização do fichamento. Entre essas diretrizes, destacam-se a citação e referenciação das fontes e a formatação do texto.

Fontes

FRANÇA, Sirlene Carvalho Rocha. Resenhas, resumos e artigos acadêmicos. Irecê: Itacaiúnas, 2016.

MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. São Paulo: Atlas, 2009.

Publicado por Guilherme Viana
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

A redação nota 10!
Confira nossas dicas para você alcançar uma redação nota 10 em concursos e vestibulares.
Como fazer um resumo ou abstract
Aprenda como fazer um resumo informativo ou abstract para a apresentação de seus trabalhos acadêmicos e adeque-o às normas da ABNT.
Como resumir uma obra?
Você sabe resumir um texto? Saiba mais aqui!
Descrição
Acesse para conhecer o que é descrição. Aprenda quais são os tipos descritivos existentes e veja como fazer bons trechos com essa tipologia, além de exemplos.
Dicas de redação: Como construir o período?
Como construir o período? Confira nossas dicas de redação e fique por dentro do tema!
Gêneros textuais que se manifestam na pesquisa
Em se tratando da pesquisa, sabia que existem muito gêneros textuais que a ela se integram? Não? Clique e confira!
O esquema – Um aliado na compreensão do discurso
Conheça sobre os benefícios referentes a este!
Relatório
Você sabe o que é um relatório? Conheça esse gênero textual, descubra qual a sua função e como ele se organiza linguistica e estruturalmente. Veja diferentes tipos.
Resenha
Entenda o que é uma resenha e saiba suas principais características, sua estrutura e seus diferentes tipos. Descubra a diferença entre resenha e resumo.
Síntese
Você sabe o que é síntese? Clique aqui para entender sua estrutura e características. Saiba também qual é a diferença entre síntese e resumo.
Texto expositivo
Descubra o que é texto expositivo. Saiba qual é sua estrutura e características. Veja os tipos de textos expositivos possíveis, e aprenda como elaborar um bom texto.
Tipos de resenha
Quer saber mais sobre os diferentes tipos de resenha? Conheça o passo a passo para elaborar cada um deles!
Técnicas de redação: construindo o período
Técnicas de redação: Clique e conheça dicas simples e rápidas para construir períodos curtos e objetivos.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Teorema de Tales" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Teorema de Tales
Nessa aula veremos o que é o Teorema de Tales e como resolver exercícios que envolvam esse teorema.