Uso adequado dos conectivos

A coesão textual depende do uso adequado dos conectivos, elementos responsáveis pelo encadeamento lógico das ideias de um texto.
Quando o assunto é coesão textual, cada conjunção tem um valor específico. Sendo assim, os conectivos colaboram para o entendimento de um texto

Chamamos de coesão as relações de sentido presentes na superfície do texto. Nessas relações de sentido, os conectivos textuais colaboram para a construção de um texto coeso, tendo como principal função estabelecer uma relação semântica entre os elementos do discurso, fazendo com que eles sejam dependentes ao formar uma espécie de elo que permite o encadeamento lógico das ideias de um texto.

Nesse contexto, o uso adequado dos conectivos contribui para a estruturação da sequência de um texto, conferindo a ele maior legibilidade. Contudo, a aplicação desses termos deve ser feita de maneira correta, pois o uso inadequado dos conectivos pode provocar relações de sentido diferentes daquelas que são esperadas. Os principais conectivos utilizados são as conjunções, palavras responsáveis por relacionar partes da oração ou orações de um período. Mas não basta decorar uma lista interminável de conjunções, é preciso saber quando e como usar cada uma delas, já que na língua o contexto da comunicação, seja ela oral ou escrita, é o fator que determinará a construção dos sentidos do texto.

Sendo assim, observe o uso correto de algumas conjunções no exemplo abaixo:

Embora Marcelo tenha saído de casa com certa antecedência, chegou atrasado ao estádio para assistir ao jogo que definiria os finalistas do campeonato, porque o trânsito estava congestionado.

A conjunção embora tem como principal função introduzir uma oração que encerra uma ideia de concessão, pois, apesar de ter saído de casa com certa antecedência, Marcelo acabou se atrasando para assistir à partida de futebol. O pronome relativo que tem como objetivo retomar o substantivo jogo presente na oração anterior. Finalmente, a conjunção subordinativa porque inicia uma oração que exprime ideia de causa, pois, porque o trânsito estava congestionado, Marcelo não chegou a tempo para assistir ao início da partida.

Você deve ter observado que o uso adequado das conjunções foi fundamental para a estabelecer uma relação de sentido eficiente. É preciso cuidado na escolha dos conectivos, pois cada um deles, apesar de aparentemente apresentarem valores idênticos, tem uma utilidade específica. Lembre-se de que, para cada tipo de relação que se pretende estabelecer entre as orações, existe uma conjunção que se adaptará perfeitamente a ela.

Publicado por Luana Castro Alves Perez
Português
“Volta às aulas” ou “volta as aulas”?
“Volta às aulas” ou “volta as aulas”? A dúvida é pertinente e, nesta videoaula, compreenderemos por que “volta às aulas” é a forma mais adequada, considerando o emprego do acento grave indicativo da crase. Não deixe de assistir.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos