Cuidados com os dentes

A saúde da nossa boca é um assunto sério, portanto, devemos sempre ter alguns cuidados com os dentes, como escová-los após as refeições e fazer uso diário do fio dental.
Em qualquer faixa etária, é importante dar atenção à saúde dos dentes

Os dentes são estruturas fundamentais para o processo de digestão. São eles que realizam, por exemplo, o corte e a trituração dos alimentos, garantindo, assim, parte da digestão mecânica. Além da digestão, os dentes proporcionam um sorriso mais harmonioso, o que contribui, portanto, para a nossa aparência física. Diante da sua importância, fica claro que é fundamental cuidar da saúde dos dentes. Veja a seguir algumas dicas!


→ Cuidado com os dentes

Independentemente de nossa idade, devemos sempre dar atenção aos nossos dentes, evitando a formação de cáries e de problemas que afetam a gengiva, por exemplo. Muitas vezes, no entanto, preocupamos com a escovação dos dentes das crianças, e com a formação de cárie nesse grupo, e esquecemo-nos que esses problemas não têm idade para acontecer. A seguir, listaremos algumas atitudes importantes quando o assunto é o cuidado com os dentes:

1. Escovação: Os dentes devem ser escovados todos os dias. Entretanto, apenas uma escovação não é suficiente, sendo necessário escovar após cada refeição e também antes de dormir. A escova mais recomendada é a de cerdas macias, com a cabeça de tamanho reduzido para alcançar locais mais difíceis de escovar.

2. Durante a escovação, é importante dar atenção especial a algumas áreas, as quais podem acumular uma maior quantidade de restos alimentares. Entre os locais que merecem destaque, podemos citar os dentes posteriores, a margem gengival e os dentes que já sofreram alguma intervenção, tais como os que já foram restaurados.

3. Uso do fio dental: Utilizar o fio dental é importante para a remoção de restos de alimentos que podem estar localizados em partes onde a escova não alcança e também para retirar a placa bacteriana, que, se não removida, poderá desencadear tártaro, o qual somente poderá ser removido pelo dentista. Assim sendo, o fio atua como uma complementação da escovação e deve ser também utilizado diariamente.

4. Para usar o fio dental, é importante tirar uma quantidade considerável de fio (cerca de 40 cm) e enrolar suas extremidades em cada dedo médio. Posteriormente, utilizando o indicador e o polegar, guie o fio por entre os dentes, levando-o para cima e para baixo. É importante levar o fio até o local de junção dos dentes com a gengiva, entretanto, é preciso ter cuidado, pois a gengiva é um tecido frágil. À medida que se muda de dente, é importante trocar para uma parte limpa do fio.

5. Alimentação: Uma alimentação saudável também é fundamental quando o assunto é a saúde dos dentes. Recomenda-se a diminuição da ingestão de açúcares e alimentos com amido, principalmente entre as principais refeições. Esses alimentos propiciam o desenvolvimento de bactérias, as quais produzem ácido que podem causar danos aos dentes.

6. Consulta com um profissional: É recomendável sempre buscar um profissional para avaliar a saúde dos dentes e realizar a sua limpeza periódica.

Atenção! Ao escovar os dentes, sempre observe se não há lesões em sua boca, tais como manchas, caroços e feridas. Algumas lesões não indicam problemas graves de saúde, outras, no entanto, indicam alterações como o câncer de boca.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Química
Tiocompostos ou compostos sulfurados
Os tiocompostos ou compostos sulfurados apresentam átomo de enxofre ocupando uma posição de um átomo de oxigênio na função oxigenada.