Por que sentimos cãibras?

Cãibras ocorrem com maior freqüência em atletas.
As cãibras são contrações involuntárias e dolorosas de um músculo, afetam principalmente os músculos das pernas (panturrilha) e dos pés. Elas normalmente desaparecem em poucos minutos, ou seja, são contrações súbitas, de curta duração e dolorosas. Massagens e alongamentos podem acelerar a sensação de alívio. As cãibras podem ser resultantes de uma quantidade inadequada de sangue no músculo, estiramento excessivo (lesão) ou alimentação.

Mas por que elas aparecem quando estamos bem no meio de uma maratona de exercícios? O nosso cérebro possui uma placa motora localizada entre nervo e músculo, e quando um músculo se contrai ele dispara cargas elétricas dentro do cérebro. Essa carga elétrica altera o equilíbrio entre dois minerais: potássio e sódio. O potássio se encontra dentro da fibra muscular e o sódio fora dela, e é aí que mora o problema: a ordem dos minerais dentro do músculo. O desequilíbrio nos teores de sódio e potássio, causado por má alimentação, provoca uma inversão de posição dos minerais, o sódio passa a ocupar o lugar do potássio e vice-versa, o músculo então se contrai involuntariamente e ocorre a cãibra.

Os atletas são as pessoas que mais sofrem deste incômodo, eles queimam toda a reserva de glicogênio durante as atividades físicas, sendo necessária uma reposição no organismo. Em geral, pessoas que praticam muito exercício consomem bananas em grande quantidade, por serem ricas em potássio e cálcio.

Veja algumas medidas que ajudam a prevenir a ocorrência de cãibras: beber bastante água, incluir e retirar determinados tipos de alimento na dieta diária, como cafeína e nicotina. Uma alimentação rica em potássio, laticínios light, carboidratos (arroz, legumes, massas), pães integrais e cereais.
Publicado por Líria Alves de Souza
Português
“Volta às aulas” ou “volta as aulas”?
“Volta às aulas” ou “volta as aulas”? A dúvida é pertinente e, nesta videoaula, compreenderemos por que “volta às aulas” é a forma mais adequada, considerando o emprego do acento grave indicativo da crase. Não deixe de assistir.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos