O impressionismo

Impressionismo
Impressionismo
O impressionismo foi um movimento artístico surgido na pintura no final do século XIX, na França. Influenciou também a música, que passou a adotar suas idéias por volta de 1890.

Apesar de não se considerar um impressionista, foi em torno de Édouard Manet que se reuniu grande parte dos artistas que passaram a ser chamados de Impressionistas. O movimento tem como característica romper os laços com o passado, várias obras de Manet são inspiradas na tradição, porém serviu de inspiração para os novos artistas.

O movimento foi um marco na arte moderna. Os autores impressionistas não mais se preocupavam com os ensinamentos do Realismo ou da academia, e mesmo se mantinham alguns aspectos do realismo, não se comprometiam com denúncia social. Reproduziam paisagens urbanas e suburbanas.

Os pintores impressionistas pesquisavam a produção pictórica, não se interessavam em temáticas nobres ou no retrato fiel da realidade e sim na criação de novas formas de registrar a luz e as cores, decompondo-as, captando o instante em que a ação acontecia. As telas eram pintadas ao ar livre, o objetivo era criar obras espontâneas, inspiradas na natureza.

A primeira exposição pública impressionista foi realizada em 1874, em Paris, onde participou o expositor Claude Monet, autor de Impressão: O Nascer do Sol, (1872), tela que deu origem ao nome do movimento.

No Brasil, o representante mais expressivo do impressionismo é Washington Maguetas. Destaca-se também o pintor Eliseu Visconti, que no início do século XX, foi o artista que melhor representou o movimento, não se preocupando em reproduzir modelos clássicos e sim em registrar os efeitos da luz solar em suas telas
Publicado por Thiago Ribeiro

Artigos Relacionados

O barroco teve grande importância no reforço dos valores religiosos disseminados no Brasil Colonial.
A arte barroca no Brasil
A arte barroca se consolidou no Brasil durante o século XVIII.
Beleza, valor estético da criação da criação humana.
Arte
Representação da arte e como é compreendida.
Peças de artesanato
Artesanato
Em que consiste o artesanato e as técnicas que se destacam no Brasil.
Pintura da visão panorâmica de Paris, em 1900, durante a “Exposição Universal”
Belle Époque
Você sabe o que é Belle Époque? Conheça o período da história ocidental que se situou entre a Guerra Franco-Prussiana e a Grande Guerra de 1914.
Expressionismo
Veja como se desenvolveu o Expressionismo, movimento artístico que influenciou diversas vertentes da arte moderna. Saiba suas características e artistas.
Futurismo
Saiba o que é o futurismo e como ele surgiu. Entenda também suas características e conheça os principais nomes que participaram dessa vanguarda.
História da arte
Entenda a importância da história da arte para a compreensão da própria história da humanidade. Saiba como a arte se desenvolveu durante a história da humanidade.
Abstracionismo
O abstracionismo
Características e surgimento da arte.
O origami é uma arte milenar muito praticada no Japão
Origami
O origami enquanto arte e sua popularização.
Raul Pompeia
Saiba quem é Raul Pompeia e conheça as obras desse autor. Veja também quais são suas características literárias.
video icon
Biologia
Equinodermos
Nesta videoaula, você conhecerá todas as características dos equinodermos, um dos grupos com mais características semelhantes às dos cordados. Os equinodermos são representados pelas famosas estrelas-do-mar, ouriços, pepino-do-mar, entre outros.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Português
Preposições
Vamos aprender mais sobre essa classe conectiva de termos?