Whatsapp icon Whatsapp

O impressionismo

Impressionismo
Impressionismo
O impressionismo foi um movimento artístico surgido na pintura no final do século XIX, na França. Influenciou também a música, que passou a adotar suas idéias por volta de 1890.

Apesar de não se considerar um impressionista, foi em torno de Édouard Manet que se reuniu grande parte dos artistas que passaram a ser chamados de Impressionistas. O movimento tem como característica romper os laços com o passado, várias obras de Manet são inspiradas na tradição, porém serviu de inspiração para os novos artistas.

O movimento foi um marco na arte moderna. Os autores impressionistas não mais se preocupavam com os ensinamentos do Realismo ou da academia, e mesmo se mantinham alguns aspectos do realismo, não se comprometiam com denúncia social. Reproduziam paisagens urbanas e suburbanas.

Os pintores impressionistas pesquisavam a produção pictórica, não se interessavam em temáticas nobres ou no retrato fiel da realidade e sim na criação de novas formas de registrar a luz e as cores, decompondo-as, captando o instante em que a ação acontecia. As telas eram pintadas ao ar livre, o objetivo era criar obras espontâneas, inspiradas na natureza.

A primeira exposição pública impressionista foi realizada em 1874, em Paris, onde participou o expositor Claude Monet, autor de Impressão: O Nascer do Sol, (1872), tela que deu origem ao nome do movimento.

No Brasil, o representante mais expressivo do impressionismo é Washington Maguetas. Destaca-se também o pintor Eliseu Visconti, que no início do século XX, foi o artista que melhor representou o movimento, não se preocupando em reproduzir modelos clássicos e sim em registrar os efeitos da luz solar em suas telas
Publicado por Thiago Ribeiro

Artigos Relacionados

O barroco teve grande importância no reforço dos valores religiosos disseminados no Brasil Colonial.
A arte barroca no Brasil
A arte barroca se consolidou no Brasil durante o século XVIII.
Beleza, valor estético da criação da criação humana.
Arte
Representação da arte e como é compreendida.
Peças de artesanato
Artesanato
Em que consiste o artesanato e as técnicas que se destacam no Brasil.
Pintura da visão panorâmica de Paris, em 1900, durante a “Exposição Universal”
Belle Époque
Você sabe o que é Belle Époque? Conheça o período da história ocidental que se situou entre a Guerra Franco-Prussiana e a Grande Guerra de 1914.
Expressionismo
Veja como se desenvolveu o Expressionismo, movimento artístico que influenciou diversas vertentes da arte moderna. Saiba suas características e artistas.
Futurismo
Saiba o que é o futurismo e como ele surgiu. Entenda também suas características e conheça os principais nomes que participaram dessa vanguarda.
História da arte
Entenda a importância da história da arte para a compreensão da própria história da humanidade. Saiba como a arte se desenvolveu durante a história da humanidade.
Abstracionismo
O abstracionismo
Características e surgimento da arte.
O origami é uma arte milenar muito praticada no Japão
Origami
O origami enquanto arte e sua popularização.
Raul Pompeia
Saiba quem é Raul Pompeia e conheça as obras desse autor. Veja também quais são suas características literárias.
video icon
Guia de Profissões
Guia de Profissões | A vida na Medicina, com Dr. José Guilherme Schwam Jr.
Quer ter mais informações sobre o curso de Medicina e a profissão? Confira uma entrevista com o médico José Guilherme Schwam Jr., que fala tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.