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Impressionismo

O Impressionismo é um movimento estético que surgiu na França, em 1874. A pintura impressionista apresenta contornos imprecisos, em oposição à nitidez da pintura realista.
“O esquife” (1875), obra ligada ao Impressionismo de Pierre-Auguste Renoir.
O esquife (1875), obra impressionista de Pierre-Auguste Renoir.

O Impressionismo é um movimento artístico associado à pintura francesa. As primeiras obras do estilo apareceram em 1874. Elas apresentam pinceladas rápidas, traços imprecisos e retratam paisagens. Assim, não apresentam a nitidez das obras realistas. Os principais nomes do Impressionismo são os artistas franceses Monet, Degas e Renoir.

Leia também: Realismo — detalhes sobre o movimento artístico ao qual o Impressionismo se opõe

Resumo sobre o Impressionismo

  • O Impressionismo é um movimento artístico fortemente associado à arte da pintura.

  • As pinturas impressionistas apresentam traços imprecisos, tons neutros e pinceladas rápidas.

  • Os franceses Degas, Manet, Monet e Renoir são os principais artistas impressionistas.

  • A influência do Impressionismo na literatura é percebida nos poemas simbolistas.

  • No Brasil, o Impressionismo conta com artistas como Eliseu Visconti e João Timótheo da Costa.

O que é o Impressionismo?

O Impressionismo é um movimento artístico ocorrido no século XIX, associado à pintura.

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Principais características do Impressionismo

As pinturas impressionistas mostram paisagens simples. Elas consistem nas impressões do artista sobre o ambiente representado. E devem apenas provocar sensações nos receptores, não valorizam a racionalização ou crítica social. Elas são marcadas pela subjetividade e evidenciam o cotidiano da época.

Técnicas do Impressionismo

Os artistas impressionistas pintavam ao ar livre, em espaços abertos. Utilizavam traços imprecisos, em oposição à nitidez realista. Destacavam os efeitos da luz solar sobre os objetos e imprimiam em algumas pinturas a ilusão de movimento. Além disso, eles utilizavam cores de tons neutros e pinceladas rápidas.

Artistas do Impressionismo

  • Édouard Manet (1832-1883) — França.

  • Edgar Degas (1834-1917) — França.

  • Claude Monet (1840-1926) — França.

  • Berthe Morisot (1841-1895) — França.

  • Pierre-Auguste Renoir (1841-1919) — França.

  • Mary Cassatt (1844-1926) — Estados Unidos.

  • Max Liebermann (1847-1935) — Alemanha.

  • Joaquín Sorolla (1863-1923) — Espanha.

  • Olga Boznańska (1865-1940) — Polônia.

Obras do Impressionismo

“A primeira bailarina” (1878), de Edgar Degas, uma famosa obra do Impressionismo.
A primeira bailarina (1878), de Edgar Degas, é uma famosa obra do Impressionismo.
  • Impressão, nascer do sol (1872), de Claude Monet.
  • Caça de borboleta (1874), de Berthe Morisot.

  • A primeira bailarina (1878), de Edgar Degas.

  • Passeios de barco no rio Sena (1879), de Pierre-Auguste Renoir.

  • Fuga de Rochefort (1881), de Édouard Manet.

  • Flower girls (1889), de Olga Boznańska.

  • Tempo de verão (1894), de Mary Cassatt.

  • O terraço do restaurante Jacob em Nienstedten no Elba (1902), de Max Liebermann.

  • Menina (s. d.), de Joaquín Sorolla.

Literatura impressionista

As obras literárias simbolistas dialogam com a estética impressionista. Assim, elas são antirrealistas, apresentam alienação social, despertam as sensações por meio do uso da sinestesia e possuem caráter sugestivo. A literatura simbolista pode apresentar elementos religiosos, além de valorizar a intuição e o mistério.

É recorrente na subjetiva poesia simbolista o uso de reticências para marcar a imprecisão. Os poemas são metrificados, apresentam rimas e exploram a musicalidade. Já a poesia em prosa simbolista é rica em plurissignificação, mistério, erotismo e misticismo. Um exemplo de poema simbolista é o soneto Sinfonias do ocaso, do poeta brasileiro Cruz e Sousa (1861-1898):

Musselinosas como brumas diurnas
Descem do ocaso as sombras harmoniosas,
Sombras veladas e musselinosas
Para as profundas solidões noturnas.

Sacrários virgens, sacrossantas urnas,
Os céus resplendem de sidéreas rosas,
Da Lua e das Estrelas majestosas
Iluminando a escuridão das furnas.

Ah! por estes sinfônicos ocasos
A terra exala aromas de áureos vasos,
Incensos de turíbulos divinos.

Os plenilúnios mórbidos vaporam...
E como que no Azul plangem e choram
Cítaras, harpas, bandolins, violinos… |1|

Impressionismo no Brasil

“Carrinho de criança” (1916), obra de Eliseu Visconti que representa o Impressionismo no Brasil.
Carrinho de criança (1916), obra de Eliseu Visconti.

O pintor alemão Georg Grimm (1846-1887) foi o introdutor do Impressionismo na pintura brasileira em 1884. Grimm era professor na Academia Imperial de Belas Artes, sediada no Rio de Janeiro. Dessa forma, ele apresentou a estética impressionista aos seus alunos. Tal estética está presente em obras de:

  • Giovanni Castagneto (1851-1900).

  • Antônio Parreiras (1860-1937).

  • Eliseu Visconti (1866-1944).

  • Lucílio de Albuquerque (1877-1939).

  • João Timótheo da Costa (1878-1932).

  • Arthur Timótheo da Costa (1882-1922).

  • Mário Navarro da Costa (1883-1931).

  • Georgina de Albuquerque (1885-1962).

  • Henrique Cavalleiro (1892-1975).

  • Antônio Garcia Bento (1897-1929).

Impressionismo x expressionismo

Impressionismo

Expressionismo

Século XIX

Século XX

Origem francesa

Origem alemã

Apresenta alienação social

Faz crítica social

Impressão do artista acerca do momento presente

Expressão da visão particular do artista acerca da realidade

Pinceladas rápidas

Pinceladas fortes

Ausência de nitidez

Distorção da realidade

Pós-Impressionismo e Neoimpressionismo

Pós-Impressionismo

“Campo de trigo com corvos” (1890), obra pós-impressionista de Vincent van Gogh, que sucede o Impressionismo.
Campo de trigo com corvos (1890), obra pós-impressionista de Vincent van Gogh.

Entre 1880 e 1905, alguns pintores franceses passaram a se interessar mais pela expressão da emoção e pelos efeitos de luz e cor que permitiam dar maior expressividade às pessoas e aos objetos pintados. Apesar de serem mais independentes e cada um buscar seu estilo individual, eles foram chamados pelo crítico inglês Roger Fry (1866-1934) de “pós-impressionistas”. Os três pós-impressionistas mais famosos são:

  • o francês Paul Cézanne (1839-1906);

  • o francês Paul Gauguin (1848-1903);

  • o holandês Vincent van Gogh (1853-1890).

Neoimpressionismo

“O cancã” (1890), obra neoimpressionista de Georges Seraut, que retoma o Impressionismo.
O cancã (1890), obra neoimpressionista de Georges Seraut.

O Neoimpressionismo, como o próprio nome sugere, é um novo Impressionismo. No entanto, em vez de os pintores usarem as pinceladas rápidas que dão pouca nitidez às obras impressionistas, eles utilizavam pontinhos coloridos. Assim, produziam efeitos de cor, luz e harmonia. Seus dois principais representantes são:

  • o francês Georges Seurat (1859-1891);

  • o francês Paul Signac (1863-1935).

Veja também: Surrealismo — movimento artístico que rompeu com a busca pelo sentido nas representações

Origem e história do Impressionismo

“Impressão, nascer do sol”, obra de Claude Monet que deu nome ao Impressionismo.
Impressão, nascer do sol, obra de Claude Monet que deu nome ao Impressionismo.

O Impressionismo é um movimento estético francês, surgido em 1874. O nome do movimento se deve à pintura de Monet intitulada Impressão, nascer do sol. A princípio, as obras impressionistas foram vistas com maus olhos pelos críticos de arte da época, os quais valorizavam mais a estética realista.

Exercícios resolvidos sobre Impressionismo

Questão 1

Analise as pinturas a seguir:

“O grande boulevard”, de Pierre Auguste-Renoir, em questão sobre o Impressionismo.
O grande boulevard, de Pierre Auguste-Renoir.
“Homero e seu guia”, de William-Adolphe Bouguereau, em questão sobre o Impressionismo.
Homero e seu guia, de William-Adolphe Bouguereau.

As pinturas de Renoir e de Bouguereau pertencem a movimentos artísticos diferentes. Uma é impressionista, enquanto a outra é realista. O que diferencia uma obra da outra é:

A) a imprecisão impressionista em oposição à nitidez realista dos traços.

B) o caráter urbano impressionista em oposição ao ambiente bucólico realista.

C) a temática social presente na pintura de Renoir e ausente na pintura de Bouguereau.

D) as referências greco-latinas presentes na pintura impressionista e ausentes na realista.

E) a idealização na obra de Renoir em oposição à religiosidade da obra de Bouguereau.

Resolução:

Alternativa A.

O Impressionismo é uma estética antirrealista. Enquanto a pintura impressionista apresenta contornos imprecisos, a pintura realista é marcada pela nitidez dos traços. No mais, tanto o Impressionismo quanto o Realismo podem retratar tanto paisagens urbanas quanto bucólicas.

Questão 2

Analise as pinturas a seguir:

PINTURA 1

“Saturno devorando um filho”, de Francisco de Goya, em questão sobre o Impressionismo.
Saturno devorando um filho, de Francisco de Goya.

PINTURA 2

“A grande odalisca”, de Jean-Auguste Dominique Ingres, em questão sobre o Impressionismo.
A grande odalisca, de Jean-Auguste Dominique Ingres.

PINTURA 3

“Mulher no jardim”, de Claude Monet, em questão sobre o Impressionismo.
Mulher no jardim, de Claude Monet.

PINTURA 4

“Dama com arminho”, de Leonardo da Vinci, em questão sobre o Impressionismo.
Dama com arminho, de Leonardo da Vinci.

PINTURA 5

“Coroação de Cristo com espinhos”, de Caravaggio, em questão sobre o Impressionismo.
Coroação de Cristo com espinhos, de Caravaggio.

É uma obra impressionista apenas a:

A) pintura 1.

B) pintura 2.

C) pintura 3.

D) pintura 4.

E) pintura 5.

Resolução:

Alternativa C.

A obra de Claude Monet retrata uma paisagem, com traços imprecisos e pinceladas rápidas. No mais, a pintura 1 é romântica; a 2, neoclássica; a 4, renascentista; e a 5, barroca.

Notas

|1| CRUZ E SOUSA. Broquéis. Porto Alegre: L&PM, 2011.

Fontes

ABAURRE, Maria Luiza M.; PONTARA, Marcela. Literatura: tempos, leitores e leituras. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2021.

AMARAL, Emmeline Beatriz Gomes do. Museologia, gênero e arte: o caso da artista plástica Georgina de Albuquerque no Museu Carlos Costa Pinto. 2018. TCC (Bacharel em Museologia) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018.

CHAIMOVICH, Felipe. O Impressionismo e o Brasil. Disponível em: https://mam.org.br/exposicao/o-Impressionismo-e-o-brasil/.

CRUZ E SOUSA. Broquéis. Porto Alegre: L&PM, 2011.

MEDVEDEV, Iuri Pavlovich; MEDVEDEVA, Daria Aleksandrovna; SHEPHERD, David. A polifonia do círculo. Bakhtiniana, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 99-144, jan./ abr. 2016.

RIBEIRO, Claudete. Arte e resistência: Vincent Willem van Gogh. 2000. Tese (Livre docência) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, 2000.

SANT’ANNA, Patricia; TREVISAN, Paulo Sérgio. Estética e história da arte. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S. A., 2017.

SANTOS, Fernando Barotti dos; REIS, Émilien Vilas Boas. A interpretação do espaço pela arte: o Impressionismo e sua experiência com a paisagem. Revista Húmus, Porto Alegre, v. 11, n. 32, 2021.   

Publicado por Warley Souza

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