Whatsapp icon Whatsapp

Rock

O rock é um gênero musical que surgiu nos Estados Unidos por volta de 1950. Possui raízes em gêneros já existentes e emergentes na época, como jazz, folk, country e blues.
Pessoas na plateia de um show fazendo o símbolo do rock com as mãos.
O rock é um dos estilos musicais que mais arrasta multidões pelo mundo.

O rock é um gênero musical que surgiu nos Estados Unidos na década de 1950. Mais do que apenas música, o rock representa criatividade, um estilo e modo de vida. Durante os mais de 50 anos de sua existência, o rock passou por transformações que geraram subgêneros e vertentes dentro do estilo musical. Grandes nomes fizeram história dentro do rock, como Elvis Presley, Chuck Berry, Jimi Hendrix, Janis Joplin e Rita Lee.

Leia também: Festival Woodstock — um dos principais festivais musicais ligados ao rock

Origem do rock

O rock surgiu nos Estados Unidos, por volta da década de 1950. Seu nascimento se deu pela mistura de gêneros já existentes e emergentes na época, como jazz, folk, country e blues.

O jazz, o folk, o country, o blues e o rock possuem a cultura negra estadunidense como uma origem em comum. O rock, assim como o country, bebeu dessa fonte nos seus primeiros anos, mesmo que ao longo das décadas os gêneros tenham se “embranquecido”.

Em seus primeiros anos, grandes nomes da história do rock se destacaram, como Johnny Cash, Little Richard, Jackie Brenston e Chuck Berry, o pai do rock.

Chuck Berry, considerado o pai do rock, posando com guitarra elétrica em 1957.
Chuck Berry, considerado o pai do rock, posando com guitarra elétrica em 1957.

Apesar de sua origem negra, o rock se tornou popular nos Estados Unidos quando um homem de origem branca cantou o gênero, Elvis Presley. De origem pobre, Elvis cresceu no Tennessee e cantava no coro de sua igreja. O cantor ajudou a popularizar o som entre os brancos, sendo conhecido como rei do rock. A postura de Elvis era rebelde para a época, e o cantor imitava o estilo de músicos negros que deu origem ao gênero.

Fotografia de Elvis Presley, considerado o rei do rock.
Elvis Presley, considerado o rei do rock, foi o responsável pela difusão do rock nos Estados Unidos na década de 1950.

Além de Presley, outro elemento na década de 1950 ajudou o rock a se tornar extremamente popular: a guitarra elétrica. O instrumento deu a característica eletrizante para o rock, tornando-se um dos instrumentos essenciais do gênero.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

História do rock

→ Rock nos anos 60

Na década de 1960 duas grandes bandas inglesas ajudaram a tornar o gênero ainda mais popular, são elas The Beatles e The Rolling Stones. Os Beatles possuíam um posicionamento diferente de Elvis e até mesmo de The Rolling Stones, usando ternos, cabelos cortados e um estilo considerado por muitos como “careta”. Os Rolling Stones, por sua vez, tinham como características a ousadia e rebeldia, características essas que se tornaram marcas registradas do rock.

Também foi nessa época que surgiram subgêneros, como o rock progressivo e o rock psicodélico. No final dos anos de 1960, e com o surgimento do movimento hippie, houve a realização do Festival Woodstock, que foi um dos grandes marcos do rock e da contracultura. No festival, apresentaram-se grandes nomes e bandas do rock, como Janis Joplin, Bob Dylan, Jimi Hendrix, Grateful Dead, The Who e Creedence Clearwater Revival.

→ Rock nos 70 e 80

Se nas duas primeiras décadas de seu surgimento o rock apresentou ao mundo os nomes que vieram a ser os precursores de todo o movimento artístico, nas décadas de 1970 e 1980 o gênero apresentou os “novos clássicos” do rock.

Em 1970, por exemplo, fizeram sucesso bandas e artistas como Iggy Pop, The Ramones, Kiss, AC/DC, Queen, The Runaways, Heart e Aerosmith. Foi também nessa época que surgiu o punk rock, como Ramones, The Clash e Sex Pistols. E heavy metal, com Iron Maiden e Motorhead.

Palco do Rock in Rio, o maior festival de música do Brasil.
O Rock in Rio ocorreu pela primeira vez em 1985, no Rio de Janeiro, e é atualmente o maior festival de música do Brasil. [1]

A exuberância dos anos 80 deu cor, maquiagem e penteados para o rock, com o sucesso de artistas como David Bowie, Prince, Guns N' Roses, Bon Jovi e Poison. Foi nos anos de 1980, em 1985, que ocorreu o festival Rock in Rio, o maior festival de música do Brasil. O evento reuniu nomes como Iron Maiden, Queen, AC/DC, Whitesnake e Ozzy Osbourne.

→ Rock nos anos 90

Nos anos de 1990, houve o surgimento do grunge, com letras e arranjos melancólicos. Nesse movimento, surgiram bandas como U2, Pearl Jam, Green Day, Nirvana e Foo Fighters. Há também o surgimento de diversas bandas britânicas, como Oasis, Radiohead e Blur. Esse movimento ficou conhecido como britpop.

→ Rock nos anos 2000

Já nos anos 2000, o movimento emo foi uma marca forte do rock e do indie rock. Nesse cenário, surgiram bandas como Evanescence, Muse, 30 Seconds to Mars, My Chemical Romance e Paramore. Há também nomes como System of a Down, The Killers, The Strokes e Arctic Monkeys.

Rock no Brasil

Rita Lee, a rainha do rock brasileiro, em um show.
Rita Lee é a rainha do rock brasileiro. [2]
  • Década de 1960: o rock no Brasil começou a ganhar forma ainda nos anos de 1960, com artistas como Zé Ramalho e Os Mutantes. Os últimos nasceram no meio do movimento tropicalista e tinham influências dos Beatles.
  • Década de 1970: o rock nacional se destacou com nomes como Raul Seixas, Novos Baianos e Secos e Molhados. Aqui, a roupagem se tornou cada vez mais brasileira, o que se relacionou inclusive com a própria MPB, que buscava um som que valorizasse os artistas e influências do Brasil.
  • Décadas de 1970 e de 1980: no final de 1970 e início de 1980, houve a separação dos Mutantes, com a cantora Rita Lee seguindo carreira solo e consagrando-se como grande ícone do rock nacional, ganhando o título de rainha do rock do Brasil. Ainda nessa década, surgiram grandes nomes que cantam liberdade e amor, como Barão Vermelho, Cazuza, Legião Urbana, Raimundos, RPM e Titãs. No heavy metal nacional, houve a criação do Sepultura, uma das maiores bandas brasileiras do gênero.
  • Década de 1990: nasceram grandes bandas e artistas do rock nacional, como Nação Zumbi, Charlie Brown Jr., Skank e Jota Quest. Uma outra banda de grande destaque nacional dos anos de 1990 foram os Mamonas Assassinas, que ficaram conhecidos pelo humor e irreverência em suas letras e apresentações musicais.
  • Década de 2000: um movimento jovem tomou conta do rock nacional, com representantes como Pitty, O Rappa, CPM 22, Fresno, Detonautas, Boogarins e O Terno.

Veja também: 13 de julho — Dia Mundial do Rock

Mulheres no rock

Sister Rosetta Tharpe, considerada a mãe do rock, com uma guitarra em 1938.
Sister Rosetta Tharpe, considerada a mãe do rock, com uma guitarra em 1938.

Apesar de que os homens são mais frequentemente lembrados quando falamos de rock, as mulheres tiveram papel importante na construção desse gênero.

Começando com Sister Rosetta Tharpe, uma cantora e guitarrista estadunidense. Rosetta Tharpe, uma mulher negra, começou a mesclar o rock com o gospel e blues antes mesmo da década de 1950, ainda em 1938. Rosetta Tharpe é considerada a mãe do rock por ter sido revolucionária ao unir as letras gospel e o ritmo do violão elétrico da época.

Além de Rosetta Tharpe, um outro grande nome do rock ainda em seu início foi Big Mama Thornton, uma cantora e compositora estadunidense. Assim como Sister Rosetta, Big Mama era negra e teve sua participação no rock apagada. Big Mama foi a cantora original da música Hound Dog, em 1952.

Na década de 1950, o rock cantado por artistas negros dificilmente furava a bolha racista da sociedade estadunidense. Dessa forma, a canção se tornou um grande hit comercial quando regravada por Elvis Presley, em 1956.

Os créditos de Big Mama ficaram no esquecimento por muitos anos, até que em 2022, ao gravar uma canção para o filme biográfico do cantor Elvis Presley, a rapper estadunidense Doja Cat fez referência a Big Mama e sua importância no rock, utilizando o sample da canção original.

Outras mulheres que fizeram diferença no rock nesses anos iniciais foram Aretha Franklin e Tina Turner. Tina é conhecida como a rainha do rock ‘n’ roll e foi emblemática por sua voz, músicas e energia em palco.

Quanto a voz, uma outra grande artista que marcou sua geração e a história do gênero foi Janis Joplin, com sucessos como Maybe e Piece of My Heart.

Joan Jett, um dos maiores nomes do rock mundial, em show.
Joan Jett, que participou da banda The Runaways, é um dos maiores nomes do rock mundial. [3]

Avançando os anos, temos ainda bandas femininas que marcaram a história, como Heart e The Runaways, que teve como guitarrista a cantora, guitarrista e compositora Joan Jett, outro grande nome do rock mundial.

À frente da banda Fleetwood Mac, de soft e folk rock, tivemos a cantora Stevie Nicks. Já como pioneira do new wave e punk rock, a banda Blondie teve como vocalista a cantora Debbie Harry.

No rock nacional, destacam-se Rita Lee, a rainha do rock brasileiro, Pitty, Paula Toller e Cássia Eller.

Características do rock

Mais do que apenas um estilo musical, o rock representa todo um movimento e estilo de vida ao longo de diversas gerações. Entre as características do rock estão:

  • autenticidade;
  • quebra de paradigmas sociais;
  • rebeldia;
  • guitarra marcante;
  • experimentações artísticas.

Subgêneros do rock

Ao longo de sua história, o rock foi se desdobrando em diversos subgêneros com características próprias. Confira alguns deles:

  • rock psicodélico;
  • rock progressivo;
  • new wave;
  • rock alternativo;
  • grunge;
  • pop rock;
  • indie rock;
  • emo rock;
  • heavy metal;
  • hard rock;
  • punk rock.

Créditos de imagem

[1]  Delmiro Junior / Shutterstock

[2]  Alexandre Cardoso / Wikimedia Commons (reprodução)

[3]  Randy Miramontez / Shutterstock

Fontes

ANGLO RIO PRETO. É hora de Rock'n Roll! A história do estilo mais popular do ocidente. Disponível em: https://angloriopreto.com.br/e-hora-de-rock-n-roll-a-historia-do-estilo-mais-popular-do-ocidente/.

DEEZER. 12 bandas de rock nacional que fazem história. Disponível em: https://thebackstage-deezer.com/br/tops/bandas-de-rock-nacional/.

HISTORY CHANNEL. “Hound Dog” is recorded for the first time by Big Mama Thornton. Disponível em: https://www.history.com/this-day-in-history/hound-dog-is-recorded-for-the-first-time-by-big-mama-thornton.

Publicado por Miguel Souza

Artigos Relacionados

13 de julho – Dia Mundial do Rock
Veja o que é o Dia Mundial do Rock, e entenda quando foi criado e por quê. Saiba se essa data comemorativa é celebrada em outros locais do mundo.
Bossa Nova
Saiba mais das características, importância e principais figuras que marcaram a Bossa Nova.
Contracultura
Você sabe o que é a contracultura? Acesse este link para entender o que foi, por que surgiu e quais os elementos que compõem esse movimento cultural.
Festival de Woodstock
Clique no link e conheça a história do Festival de Woodstock. Entenda o contexto histórico que acabarcava esse evento e confira seu legado para a música.
Movimento hippie
Clique aqui, entenda o que foi o movimento hippie, descubra como ele surgiu e saiba como esse movimento influenciou o Brasil na década de 1960.
Rita Lee
Acesse o texto e clique no link para saber detalhes da vida de Rita Lee. Conheça suas origens, veja destaques de sua carreira musical e vida privada.
video icon
"Matemática do Zero | Classificação de triângulos" escrito sobre fundo azul
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Classificação de triângulos
Nessa aula veremos que um triângulo pode ser classificado quanto às medidas dos lados (isósceles, equilátero e escaleno) e quanto às medidas dos ângulos (acutângulo, retângulo e obtusângulo).