Rococó
Rococó é um movimento artístico nascido no século XVIII, na França, no contexto histórico do Iluminismo ou Século das Luzes. Esse estilo opõe-se ao barroco e realiza a transição para o neoclassicismo. Portanto, é aristocrático, valoriza o hedonismo, a ornamentação, e, ao contrário do exagero barroco, privilegia os temas leves e as cores claras.
Na arquitetura, há preferência por linhas curvas e simplicidade. Na pintura, predominam as cores suaves e a temática bucólica. Na escultura, sobressai a delicadeza nas linhas. Artistas como Balthasar Neumann (arquiteto), Jean-Honoré Fragonard (pintor) e Ignaz Günther (escultor) foram destaques no período. No Brasil, o principal nome é Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa).
Resumo sobre Rococó
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Contexto histórico:
- Iluminismo.
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Principais características:
- antibarroco;
- aristocrático;
- hedonista;
- valorização da delicadeza;
- culto à beleza;
- temas leves;
- decorativo;
- preferência por linhas curvas;
- assimetria;
- presença de cores claras;
- frívolo;
- ornamental.
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Arte rococó:
- arquitetura: curvas e simplicidade;
- pintura: cores suaves e temas bucólicos;
- escultura: delicadeza nas linhas, com curvas em S ou C.
Leia também: Barroco – tendência artística à qual o rococó se opôs
Contexto histórico do Rococó
Apesar de o rococó apresentar, no Brasil, elementos religiosos associados ao barroco – portanto influenciados pelo contexto da Reforma Protestante e da Contrarreforma Católica –, ele surgiu num período de transição entre o barroco e o neoclassicismo. Assim, sofreu influências do Iluminismo (surgido no século XVIII, o Século das Luzes), movimento que defendia:
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a razão;
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a liberdade individual;
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a educação;
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a igualdade;
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a fraternidade;
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o progresso;
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o Estado laico;
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o governo constitucional;
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o fim do absolutismo.
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o método científico; e
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a simplicidade.
Principais características do Rococó
O rococó é considerado um desdobramento do barroco e realiza a transição para o neoclassicismo. Dessa forma, possui as seguintes características:
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antibarroco;
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aristocrático;
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hedonista;
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valorização da delicadeza;
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culto à beleza;
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temas leves;
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decorativo;
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preferência por linhas curvas;
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assimetria;
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presença de cores claras;
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frívolo;
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ornamental.
Arte rococó
Na França, a arte rococó é marcada por linhas sinuosas e temas bucólicos. Assim, a natureza é usada como símbolo de perfeição e beleza. O objetivo é provocar o prazer no receptor. Nessa perspectiva, mostra-se uma arte funcional. Já em Portugal, na Alemanha e no Brasil, a temática religiosa, contraditoriamente, é assimilada.
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Arquitetura
Na arquitetura e decoração de interiores, chamam atenção as curvas e as cores claras. Há também a preocupação com a luminosidade dos ambientes, além do uso de espelhos. O projeto arquitetônico pretende construir interiores requintados em contraposição à simplicidade da estrutura externa — um traço de oposição ao barroco, caracterizado pelo excesso.
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Pintura
Devido a seu caráter funcional, a arte rococó não se pretende clássica; pelo contrário, é feita com a consciência da natureza transitória das coisas, não se mostra como algo especial, intocável e eterno. Por isso, a sua pintura valoriza o hedonismo da vida terrena, ou seja, é pautada na simplicidade e no prazer. As imagens não reproduzem dramas ou grandes inspirações, mas um cotidiano deleitoso. Desse modo, a pintura é caracterizada por cores suaves, temas bucólicos, flashes de um cotidiano frívolo e sensorial.
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Escultura
Na escultura, ocorre a suavização das características barrocas. Predomina o aspecto decorativo e, portanto, funcional da arte. É possível observar a delicadeza nas linhas; normalmente, com curvas em S ou C. As obras possuem um tamanho menor. Nelas, o corpo humano adquire maior leveza e elegância. Assim como toda a arte rococó, a temática é leve e agradável. Porém, na Alemanha, Portugal e Brasil, a temática religiosa foi predominante.
Veja também: História da Arte – as variadas maneiras de se interpretar o mundo e o ser humano ao longo do tempo
Principais artistas do rococó
→ Arquitetura
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Balthasar Neumann (1687-1753): alemão;
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Germain Boffrand (1667-1754): francês;
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Dominikus Zimmermann (1685-1766): alemão.
→ Pintura
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Jean-Antoine Watteau (1684-1721): francês;
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Juste-Aurèle Meissonnier (1695-1750): francês;
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François Boucher (1703-1770): francês;
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Jean-Honoré Fragonard (1732-1806): francês;
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Jean-Baptiste Pater (1695-1736): francês;
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Giambattista Tiepelo (1696-1770): italiano;
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Johann Baptist Zimmermann (1680-1758): alemão.
→ Escultura
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Ignaz Günther (1725-1775): alemão;
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Antonio Corradini (1688-1752): italiano;
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Guillaume Coustou, o Jovem (1716-1777): francês;
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Étienne-Maurice Falconet (1716-1791): francês ;
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Nicolas Pineau (1684-1754): francês.
Rococó no Brasil
No Brasil, o rococó e o barroco misturam-se. Portanto, existe forte influência religiosa nas obras produzidas no país, tanto na arquitetura quanto pintura ou escultura. Assim, no século XVIII, a arquitetura de cunho religioso é marcante em cidades como Rio de Janeiro e Ouro Preto, por exemplo. O destaque, na escultura, são as obras de Aleijadinho. Na pintura, o rococó aparece na sutileza dos traços e nas cores suaves.
Os principais artistas do barroco-rococó no Brasil são:
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Mestre Valentim (1745-1813): escultor;
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Mestre Ataíde (1762-1830): pintor;
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Francisco Xavier de Brito (?-1751): escultor.
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Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa) (1738-1814): arquiteto e escultor.
Leia também: Arcadismo – movimento marcado pela ênfase em descrições bucólicas da natureza
Exercícios resolvidos
Questão 01 (Enem)
Com contornos assimétricos, riqueza de detalhes nas vestes e nas feições, a escultura barroca no Brasil tem forte influência do rococó europeu e está representada aqui por um dos profetas do pátio do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas (MG), esculpido em pedra-sabão por Aleijadinho. Profundamente religiosa, sua obra revela
a) liberdade, representando a vida de mineiros à procura da salvação.
b) credibilidade, atendendo a encomendas dos nobres de Minas Gerais.
c) simplicidade, demonstrando compromisso com a contemplação do divino.
d) personalidade, modelando uma imagem sacra com feições populares.
e) singularidade, esculpindo personalidades do reinado nas obras divinas.
Resolução:
Alternativa “d”.
Uma característica das esculturas sacras de Aleijadinho é a presença de rostos com traços populares, comuns.
Questão 02
Analise a pintura seguinte:
Fragonard é um dos principais nomes do rococó europeu. Em sua tela Triunfo de Aurora, é possível identificar as seguintes características, EXCETO:
a) Culto à beleza.
b) Linhas curvas.
c) Leveza.
d) Hedonismo.
e) Tons fortes.
Resolução:
Alternativa “e”.
A obra, em estilo rococó, apresenta cores suaves.
Créditos das imagens
[1] GTW / Shutterstock.com