Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Ecologia
  4. A despoluição de um rio é possível?

A despoluição de um rio é possível?

Para realizar a despoluição de um rio, é fundamental que sejam instaladas estações de tratamento de esgoto e sejam feitas campanhas de conscientização.

Frequentemente ouvimos nos noticiários a respeito da falta de água em várias cidades brasileiras. A pequena parcela de água doce disponível para consumo humano está sendo desperdiçada, poluída e contaminada, o que diminui, assim, nosso acesso a esse recurso.

A poluição e a contaminação das águas são problemas graves e ocorrem como consequência da falta de projetos que evitem o lançamento de esgoto e outros produtos poluentes nas águas de rios, lagos e mares. Além disso, a falta de conscientização da população a respeito da importância da água doce faz com que substâncias e produtos sejam lançados inadequadamente nos rios.

A poluição e a contaminação fazem com que a água se torne imprópria para consumo, diminuindo, assim, a quantidade de água potável disponível para a população. Além disso, esses processos podem intensificar o surgimento de doenças e provocar grande incômodo em razão do mau cheiro gerado. A despoluição de rios seria uma possível solução para contornar esse tipo de problema.

Para despoluir um rio, é fundamental, primeiramente, a criação de estações de tratamento de esgoto, evitando assim que águas residuárias sejam lançadas de maneira inadequada nas águas. Também é fundamental que a conscientização da população seja feita, pois muitos dos produtos encontrados, tais como sacolas e garrafas, são lançados pelos moradores de áreas próximas ou pessoas que acreditam que, por estar sujo, o material lançado por ele não fará diferença.

Entre os rios que passaram por tratamento ao redor do mundo, muitos já apresentam sinais de recuperação e há alguns que já estão completamente despoluídos. Dentre esses rios que receberam tratamento, o exemplo mais conhecido e mais surpreendente de despoluição é o do rio Tâmisa na Inglaterra.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A despoluição do rio Tâmisa durou mais de 100 anos e surpreendeu, pois o rio estava completamente sem vida. A estratégia de despoluição baseou-se principalmente na criação de estações de tratamento de esgoto, que anteriormente não existiam na região. Hoje o rio encontra-se com diversas espécies de peixes, incluindo-se o salmão, que é um animal extremamente sensível às mudanças da qualidade de água.

Outro exemplo de rio despoluído é o Reno, que era conhecido como um dos mais poluídos de toda a Europa. Apesar de todo o processo durar um pouco mais de 20 anos, ele destaca-se pela ação conjunta de vários países para que o rio fosse salvo. Hoje, assim como o Tâmisa, o rio Reno apresenta grande quantidade de formas de vida aquática.

Aqui no Brasil a luta está em despoluir um dos rios mais famosos do país: o Tietê. Esse rio, que anteriormente era usado inclusive para a pesca, hoje se encontra em um nível avançado de contaminação e poluição. O projeto para despoluí-lo, que se iniciou em 1992, é audacioso e custará milhões de reais.

Vale destacar que o sucesso da despoluição do Tietê e de outros rios só é possível graças aos esforços maciços dos governantes e da ajuda da população. Sendo assim, ao chegar em um local poluído, evite agravar o problema!

É frequente a morte de animais aquáticos como consequência da poluição
É frequente a morte de animais aquáticos como consequência da poluição
Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Assuntos relacionados
A natureza fornece os recursos necessários para a nossa sobrevivência.
04 de outubro – Dia da Natureza
Entenda por que o Dia da Natureza é comemorado em 04 de outubro e a importância da criação dessa data. Neste texto abordaremos ainda a importância da natureza para o ser humano, os impactos negativos do homem no meio ambiente e medidas que podem ser realizadas no nosso dia a dia para reduzir esse impacto.
A degradação dos cursos d'água é um problema social e ambiental
Degradação dos cursos d'água
Entenda como ocorre a degradação dos cursos d'água tanto pela poluição fluvial quanto pelo processo de assoreamento do leito dos rios.
A poluição e a contaminação da água são responsáveis por várias doenças
Aumento de doenças por causa da ação do homem
Compreenda como pode ocorrer o aumento de doenças por causa da ação do homem e conheça dois casos que evidenciam essa questão.
A queimada é um importante problema ambiental brasileiro
Problemas ambientais brasileiros
Conheça os principais problemas ambientais brasileiros e descubra quais as consequências dessas práticas para os ecossistemas e os seres humanos.
Rio Tietê
Conheça a importância do Rio Tietê. Saiba também sobre seu curso, dados gerais e a degradação ambiental que vem acontecendo nesse rio nos últimos anos.
A poluição hídrica afeta a disponibilidade de água e outros recursos naturais
Poluição hídrica
As principais causas e também as consequências da poluição hídrica, um problema cada vez maior e que proporciona graves impactos socioambientais.
A água poluída pode causar doenças, sendo, nesse caso, chamada de água contaminada
Água contaminada
Entenda o que é água contaminada e os riscos que ela representa à saúde humana.