Whatsapp icon Whatsapp

Água contaminada

A água contaminada pode ser definida como uma água poluída que provoca danos à saúde.
A água poluída pode causar doenças, sendo, nesse caso, chamada de água contaminada
A água poluída pode causar doenças, sendo, nesse caso, chamada de água contaminada

É comum ouvirmos pessoas dizerem que a água de determinado local pode trazer doenças em virtude da quantidade de poluição nela presente. Entretanto, uma água poluída é aquela que apresenta alterações na cor, no sabor e no cheiro, todavia, nem sempre ela provoca doenças.

Denominamos de água contaminada aquela que é capaz de colocar em risco a saúde da população graças à presença de agentes patogênicos, tais como bactérias e protozoários, e substâncias tóxicas, como metais pesados. Essa água, diferentemente da potável, não deve ser utilizada para consumo humano e nem mesmo para fins recreativos.

De uma maneira simplificada, podemos dizer que a água contaminada é um tipo de água poluída que provoca problemas à saúde. Sendo assim, podemos concluir que toda água contaminada é poluída, mas nem toda água poluída está contaminada.

A contaminação da água pode ocorrer de várias maneiras, destacando-se a poluição por esgoto, metais pesados, agrotóxicos e fertilizantes. Todos esses tipos de contaminação ocorrem principalmente como consequência do descarte inadequado dessas substâncias e por acidentes que poderiam ser evitados se fossem seguidas as regras básicas de segurança.

Dentre as principais doenças desencadeadas pela água contaminada, destaca-se a diarreia. Todos os anos, milhões de pessoas, principalmente crianças, morrem em consequência dessa doença provocada pelo consumo de água imprópria para consumo. O maior número de mortes encontra-se entre pessoas de baixa renda, em virtude, muitas vezes, de saneamento básico precário. Além da diarreia, outras doenças que podem ser transmitidas pela água contaminada são a giardíase, leptospirose, cólera e febre tifoide.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além dos problemas causados por organismos patogênicos, a água contaminada por substâncias químicas, como metais pesados e agrotóxicos, pode desencadear sérios danos à saúde. Esses contaminantes provocam envenenamento, desencadeiam danos ao sistema nervoso, fígado e rins e podem provocar até mesmo câncer.

O grande número de mortes como resultado de água contaminada poderia ser evitado com projetos eficientes de saneamento básico. É importante que ocorra uma maior fiscalização no que diz respeito ao descarte de substâncias químicas, uso de fertilizantes e tratamento de esgoto antes de seu lançamento nos rios. Também é essencial que a água seja tratada e testada antes de seu envio para a população.

Ao criar políticas que evitem a contaminação de água, estamos ajudando no abastecimento da cidade, pois mais água de qualidade estará disponível para a população. Além disso, contribuímos para manter a cidade limpa, prevenimos e controlamos doenças e promovemos melhores hábitos de higiene.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

22 de março - Dia Mundial da Água
Aproveite o Dia Mundial da Água para conhecer mais sobre essa data, a importância da água para o ser humano e alguns dados importantes sobre esse recurso.
É frequente a morte de animais aquáticos como consequência da poluição
A despoluição de um rio é possível?
Descubra como é possível realizar a despoluição de um rio e conheça exemplos de rios despoluídos.
A água própria para o consumo é doce e potável
Classificação da água
Saiba mais sobre a classificação da água e entenda a diferença entre água doce, salgada e salobra.
A degradação dos cursos d'água é um problema social e ambiental
Degradação dos cursos d'água
Entenda como ocorre a degradação dos cursos d'água tanto pela poluição fluvial quanto pelo processo de assoreamento do leito dos rios.
Fertilizantes: benefícios para as plantas, mas, e nós?
Fertilizantes químicos e poluição
Quais as consequências da agricultura mal planejada.
Toda chuva possui materiais poluentes
Podemos tomar água da chuva?
Podemos tomar a água da chuva? Descubra essa resposta e aprenda quais são os materiais ou substâncias que caem do céu com a água. Entenda como a presença de veículos e indústrias nas cidades interfere na composição da água da chuva e conheça quais são as substâncias e as reações químicas que ocorrem nesse fenômeno.
Animal marinho coberto por petróleo.
Poluição das águas oceânicas
A degradação ambiental atinge fortemente os ambientes aquáticos.
A poluição hídrica afeta a disponibilidade de água e outros recursos naturais
Poluição hídrica
As principais causas e também as consequências da poluição hídrica, um problema cada vez maior e que proporciona graves impactos socioambientais.
A água é uma substância que participa de diversas reações químicas no organismo
Água
Conheça as principais características da água, uma substância extremamente importante para a vida na Terra.
video icon
Física
Força centrípeta
Força centrípeta é a força que aponta para o centro de uma trajetória curvilínea, fazendo com que a direção e o sentido da velocidade de um corpo mudem a cada instante. Que tal aprendermos mais sobre essa importante aplicação das leis de Newton com esta videoaula?

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas