Whatsapp icon Whatsapp

Algodão colorido

O cultivo do algodão colorido está ajudando muitas famílias no Nordeste brasileiro
O cultivo do algodão colorido está ajudando muitas famílias no Nordeste brasileiro

Quando pensamos em algodão, logo nos vem à cabeça algo fofo, suave e bem branquinho, não é mesmo? Mas ultimamente isso vem mudando, graças a pesquisas avançadas e eficientes da Embrapa Algodão, de Campina Grande, na Paraíba. Antes dessas pesquisas, o meio ambiente e os trabalhadores eram agredidos com o uso de altas doses de agrotóxicos necessárias para combater as pragas do algodão, e também pelo processo de tingimento químico, altamente poluidor e prejudicial, de tecidos e fios do algodão branco.

Em frente a tudo isso, pesquisas foram iniciadas visando a oferecer um produto menos poluente e mais ecológico. De acordo com o analista da Embrapa Algodão, Waltemilton Cartaxo, quando algum pé de algodão apresentava-se colorido, era colhido separadamente e avaliado, passando a compor o banco de germoplasma da Embrapa. No início da pesquisa, as fibras coloridas foram avaliadas conforme suas características tecnológicas e sua produtividade, mas infelizmente foi constatado que essas fibras não tinham resistência, o que impossibilitava o seu processamento têxtil. Em vista disso, os pesquisadores começaram a verificar quais seriam os genes responsáveis pela cor da fibra e também pela sua resistência e, a partir disso, iniciaram os melhoramentos genéticos convencionais, desenvolvendo cinco padrões de algodão colorido, todos resistentes e adequados aos mais modernos e exigentes processos têxteis.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As variedades que foram desenvolvidas foram nomeadas de acordo com sua cor, BRS verde, BRS 200 marrom, BRS safira, BRS rubi e BRS topázio, sendo que, com o avanço das pesquisas, em um futuro próximo teremos também o algodão natural nas cores azul e preta. Todas essas variedades de algodão reduzem os custos de produção na indústria têxtil, além de evitarem o uso de corantes e o consequente despejo de efluentes líquidos e tóxicos, sendo, portanto, um algodão ecológico e menos poluente.

O principal local onde estão sendo cultivadas essas variedades de algodão é no sertão da Paraíba, no Nordeste brasileiro. Em Campina Grande, na Paraíba, foi formada uma cooperativa (Coopnatural) que administra toda a cadeia produtiva do algodão colorido, desde seu plantio até o produto final, sendo que o algodão colorido é importante fonte geradora de renda para muitas famílias.

Publicado por Paula Louredo Moraes

Artigos Relacionados

Ciclo da água
Clique aqui e saiba mais sobre o ciclo da água. Neste texto falaremos a respeito da importância desse ciclo e das etapas que o compõem.
Fauna e flora da Floresta Amazônica
Conheça mais sobre a fauna e flora da Floresta Amazônica clicando aqui! Neste texto abordaremos uma série de espécies encontradas nessa importante floresta tropical.
Impactos ambientais
Saiba o que são impactos ambientais e conheça suas causas e consequências. Veja os principais impactos ambientais registrados no Brasil e no mundo.
Sociedade dos cupins
Saiba mais sobre os cupins, insetos sociais que vivem no interior do solo e da madeira.
video icon
Professora ao lado do texto"“De encontro a” ou “ao encontro de”: qual a diferença?"
Português
“De encontro a” ou “ao encontro de”: qual a diferença?
“De encontro a” e “ao encontro de” são expressões que possuem sentidos opostos. Apesar disso, a confusão entre elas é bastante comum. Por isso, nesta videoaula, iremos distinguir as situações em que são empregadas e aprendê-las adequadamente.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.