Whatsapp icon Whatsapp

Fauna e flora da Floresta Amazônica

A fauna e a flora da Floresta Amazônica destacam-se por sua diversidade. Nessa floresta, considerada a maior floresta tropical do mundo, encontramos muitas espécies diferentes e que, muitas vezes, são exclusivas dela. Além disso, não podemos esquecer-nos de que a diversidade biológica local pode ainda ser muito maior, uma vez que nem todas as espécies foram identificadas.

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), existem cerca de 40 mil espécies de plantas, 300 espécies de mamíferos e 1,3 mil espécies de aves habitando 4,196.943 km² de florestas densas e abertas.

Leia mais: Amazônia – a região de maior biodiversidade do planeta

Fauna da Floresta Amazônica

A riqueza da fauna da Floresta Amazônica é incalculável, sendo reconhecidas milhares de espécies de animais. Várias espécies de insetos, anfíbios, mamíferos e répteis são encontradas ali, fazendo parte de uma complexa e rica teia alimentar.

 A onça-pintada é um grande felino encontrado, entre outros lugares, na Floresta Amazônica.
A onça-pintada é um grande felino encontrado, entre outros lugares, na Floresta Amazônica.

Dentre os animais encontrados na Floresta Amazônica, podemos destacar: jacarés, serpentes, como a sucuri, várias espécies de sapos, rãs e pererecas, e uma grande variedade de aves, como tucanos, araras e o galo-da-serra. Insetos, como formigas, mariposas, borboletas e besouros, são também abundantes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Não podemos esquecer-nos também dos mamíferos, como as cotias, a pacas e a imponente onça-pintada, considerada o maior felino das Américas e que está no topo da cadeia alimentar. Vale destacar que, além da Floresta Amazônica, a onça-pintada pode ser vista na Mata Atlântica, no Pantanal e no Cerrado.

O galo-da-serra é uma das belas aves encontradas na Floresta Amazônica.
O galo-da-serra é uma das belas aves encontradas na Floresta Amazônica.

Os primatas também merecem atenção quando o assunto é a fauna da Floresta Amazônica. De acordo com ICMBio, “a Amazônia é uma das regiões com maior diversidade de primatas no mundo, abrigando cerca de 20% de todos os táxons descritos do grupo, incluindo — total ou parcialmente — a distribuição de 16 espécies ameaçadas de extinção em nível nacional (três Criticamente em Perigo, três Em Perigo e 10 Vulneráveis), oito Quase Ameaçadas e 13 com Dados Insuficientes para sua adequada avaliação”.

 O boto-cor-de-rosa é o maior golfinho de água doce do mundo.
O boto-cor-de-rosa é o maior golfinho de água doce do mundo.

Nos rios que cortam a Floresta Amazônica, encontramos espécies como o peixe-boi-da-amazônia e o boto-cor-de-rosa, sendo este último famoso pela lenda que diz que, à noite, essa espécie se transforma em um homem que seduz mulheres. O boto-cor-de-rosa é considerado o maior golfinho de água doce do mundo e pode atingir cerca de 2,5 metros de comprimento.

Além dessas espécies, vários peixes são encontrados nessas águas, como o pirarucu, a piranha, a enguia elétrica, a arraia e o candiru. Este último é bastante conhecido devido a relatos de que pode ser atraído pela urina e alojar-se na uretra humana. Entretanto é importante deixar claro que os ataques desses animais são raros e a atração pela urina ainda não foi comprovada cientificamente.

Leia mais: Biopirataria – uso de recursos naturais e de conhecimento sobre eles sem autorização do Estado

Flora da Floresta Amazônica

O guaraná é uma planta encontrada na Amazônia que apresenta grande valor comercial.
O guaraná é uma planta encontrada na Amazônia que apresenta grande valor comercial.

A flora da Floresta Amazônica é também extremamente rica e bela. Várias plantas são utilizadas pelo ser humano na fabricação de móveis e casas, na alimentação, na fabricação de cosméticos e até mesmo de medicamentos. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, na Amazônia, “crescem 2.500 espécies de árvores (ou um-terço de toda a madeira tropical do mundo) e 30 mil espécies de plantas (das 100 mil da América do Sul)”.

A seringueira fornece o látex que pode ser usado para a produção da borracha.
A seringueira fornece o látex que pode ser usado para a produção da borracha.

Dentre as árvores encontradas na Amazônia, podemos citar a grande samaúma, que pode atingir incríveis 50 metros de altura e dois metros de diâmetro. Sua madeira apresenta grande valor comercial, por isso foi amplamente explorada ao longo do tempo.

O guaraná, o cupuaçu, o cacau, o mogno e a seringueira são também plantas encontradas na Floresta Amazônica. A seringueira destaca-se nesse grupo por fornecer o látex usado na produção da borracha, sendo, portanto, de grande valor comercial. Não podemos deixar de citar também que a Floresta Amazônica é rica em plantas com menor dimensão, como trepadeiras, cipós e plantas epífitas.

A vitória-régia é uma planta aquática de grandes dimensões.
A vitória-régia é uma planta aquática de grandes dimensões.

Nas várzeas e igapós, encontramos a chamada vitória-régia, que se destaca por ser uma das maiores plantas aquáticas de todo o mundo, existindo registros de folhas com mais de dois metros de diâmetro. A flor dessa planta é considerada símbolo da Amazônia.

Leia também: Plantas medicinais – aquelas que apresentam ação famacológica

Ameaças à fauna e flora da Floresta Amazônica

Tanto a fauna quanto a flora da Floresta Amazônica apresentam um valor inestimável para a humanidade. O equilíbrio da floresta está diretamente relacionado com a manutenção da biodiversidade, sendo fundamental a sua preservação. Infelizmente a fauna e a flora da Floresta Amazônica estão extremamente ameaçadas e vários são os problemas que a biodiversidade local enfrenta. Dentre eles os que merecem destaque são: o desmatamento, as queimadas, e a caça e pesca indiscriminada.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Boto-cor-de-rosa
Clique para conhecer mais detalhes da lenda do boto-cor-de-rosa, ser que se transforma em homem para conquistar mulheres nas festas ribeirinhas.
Ciclo da água
Clique aqui e saiba mais sobre o ciclo da água. Neste texto falaremos a respeito da importância desse ciclo e das etapas que o compõem.
Disseminação da semente
Conceito e exemplo de hidrocoria, zoocoria, antropocoria e autocoria.
Domínio Morfoclimático da Amazônia
Conheça as características gerais do domínio morfoclimático da Amazônia, incluindo dados sobre relevo, vegetação, clima, hidrografia e solos.
Fauna e flora
Descubra a diferença entre os conceitos de fauna e flora ao conhecer as particularidades de cada um!
Floresta Amazônica
Saiba quais são as principais características geográficas da Floresta Amazônica. Veja detalhes sobre a importância dessa vegetação florestal para o ambiente global.
Floresta tropical
Saiba quais são as principais características das florestas tropicais. Veja detalhes sobre sua fauna e flora. Confira outros aspectos geográficos dessas florestas.
O que é cadeia alimentar?
Clique aqui e veja o que é e como funciona uma cadeia alimentar.
Onça-pintada
Conheça mais a respeito da onça-pintada, um grande felino das Américas. Neste texto, você descobrirá suas características, habitat, alimentação e reprodução.
Preservação e Conservação Ambiental
Saiba a diferença entre conservação e preservação ambiental.
Relações ecológicas interespecíficas
As relações ecológicas interespecíficas são classificadas em harmônicas e desarmônicas dependendo do tipo de relação que as espécies estabelecem entre si.
Terras do sul do Brasil: o banhado
Saiba mais sobre esta formação comum dos pampas gaúchos caracterizada por solo não drenado, ambiente úmido e presença de macrófitas aquáticas.
Tráfico de Animais no Brasil
Confira aqui como ocorre a prática do tráfico de animais no Brasil!
Tráfico de animais
Tráfico de animais, o que é tráfico de animais, a captura dos animais silvestres, como os animais são transportados, o tráfico de animais no Brasil, perigos da criação de animais silvestres.
video icon
Ilustração da imagem de Dom Pedro I ao lado do escrito"Primeiro Reinado".
História
Primeiro Reinado: características gerais
Assista à nossa videoaula para conhecer as principais características do Primeiro Reinado (1822–1831) do imperador d. Pedro I. Confira também no nosso canal outras informações sobre o Primeiro Reinado e o Império Brasileiro.