Whatsapp icon Whatsapp

Baunilha

A baunilha é uma orquídea muito apreciada por sua essência, que é usada na indústria de cosméticos e de alimentos.
Os frutos pouco atraentes de Vanilla escondem um sabor inigualável
Os frutos pouco atraentes de Vanilla escondem um sabor inigualável

A baunilha é uma planta herbácea da família Orchidaceae, tribo Vanillinae e gênero Vanilla, que apresenta hábito trepador e é perene. Existem cerca de 100 espécies do gênero, mas apenas algumas delas são utilizadas na indústria de alimentos e cosméticos. A principal espécie cultivada, conhecida por sua qualidade na preparação de alguns alimentos, é a Vanilla planifolia.

As espécies do gênero Vanilla são as únicas orquídeas cultivadas com o objetivo de aromatizar alimentos, todas as outras possuem interesse apenas ornamental. Além de seu uso como aromatizante de chocolates, sorvetes, doces e algumas bebidas, a essência de baunilha também é usada em cremes, sabonetes e perfumes.

As espécies de baunilha são nativas das florestas do México e América Central e espalharam-se pelo mundo quando o último líder asteca presenteou os espanhóis com as sementes secas de Vanilla planifolia. Desde então, a essência começou a ser extraída e tornou-se conhecida mundialmente. Estima-se que o consumo anual de baunilha no mundo chegue a 5,5 milhões de toneladas.

A baunilha é uma espécie que vive bem em clima tropical quente e úmido. Um período de seca de cerca de trinta dias é essencial para o aparecimento de flores. O período médio para que ocorra a primeira floração é de dois anos. Essa planta necessita de sombra, não podendo, portanto, ser cultivada em áreas abertas. Hoje o maior produtor de baunilha é Madagascar, seguido de Indonésia, China e México.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A baunilha possui cerca de 250 substâncias ativas, das quais se destaca a vanilina, um aldeído que confere o seu aroma característico. Esse componente varia em concentração de espécie para espécie e também de acordo com o local de cultivo da planta. Como dito anteriormente, a espécie Vanilla planifolia é a que apresenta valores mais elevados dessa substância, sendo, portanto, a mais cultivada.

A essência é extraída dos frutos, que são cápsulas alongadas, também chamadas de vagens ou favas, que apresentam cerca de 20 cm de comprimento e 3 cm de espessura. Para obter a essência, os frutos sofrem um processo de cura delicado, que pode durar até dois meses. Isso faz com que o preço do produto seja bastante elevado.

Além do processo demorado para a obtenção da essência, é importante destacar a dificuldade de formação dos frutos. Como nas muitas áreas em que a baunilha é cultivada não são encontrados polinizadores naturais, a fecundação deve ser feita manualmente através de um palito de bambu ou fósforo.

Curiosidade: Atualmente são produzidos aromatizantes sintéticos de baunilha, derivados de liquores de sulfito, que pouco se diferem da natural. Apesar da semelhança, testes sempre revelam a preferência da população pela natural.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Figo
Clique aqui e conheça mais informações acerca do figo, uma fruta consumida em diversas partes do mundo. Saiba mais sobre seus benefícios e formas de consumo.
Manga
Clique aqui e acesse este texto para conhecer mais informações sobre a manga. Veja quais são suas características, seus benefícios etc.
O formol usado como conservante de cadáveres para estudo em laboratórios possui como principal constituinte o metanal, um aldeído
Principais aldeídos no cotidiano
Você sabia que o formol usado para conservar cadáveres e na essência de baunilha possui aldeídos como principais constituintes? Saiba mais aqui!
A orquídea Vanilla planifólia produz vagens das quais se obtém a valina
Vanilina – Principal componente da essência de baunilha
Conheça mais a respeito das origens, formas de obtenção e aplicações da vanilina, principal componente da essência de baunilha.
video icon
Sociologia
Negacionismo
Muito atual, o conceito de negacionismo permeia a história da humanidade desde que temos a capacidade de perceber o mundo de maneira racional. Veja este vídeo para saber mais sobre o assunto!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.