Whatsapp icon Whatsapp

Baunilha

A baunilha é uma orquídea muito apreciada por sua essência, que é usada na indústria de cosméticos e de alimentos.
Os frutos pouco atraentes de Vanilla escondem um sabor inigualável
Os frutos pouco atraentes de Vanilla escondem um sabor inigualável

A baunilha é uma planta herbácea da família Orchidaceae, tribo Vanillinae e gênero Vanilla, que apresenta hábito trepador e é perene. Existem cerca de 100 espécies do gênero, mas apenas algumas delas são utilizadas na indústria de alimentos e cosméticos. A principal espécie cultivada, conhecida por sua qualidade na preparação de alguns alimentos, é a Vanilla planifolia.

As espécies do gênero Vanilla são as únicas orquídeas cultivadas com o objetivo de aromatizar alimentos, todas as outras possuem interesse apenas ornamental. Além de seu uso como aromatizante de chocolates, sorvetes, doces e algumas bebidas, a essência de baunilha também é usada em cremes, sabonetes e perfumes.

As espécies de baunilha são nativas das florestas do México e América Central e espalharam-se pelo mundo quando o último líder asteca presenteou os espanhóis com as sementes secas de Vanilla planifolia. Desde então, a essência começou a ser extraída e tornou-se conhecida mundialmente. Estima-se que o consumo anual de baunilha no mundo chegue a 5,5 milhões de toneladas.

A baunilha é uma espécie que vive bem em clima tropical quente e úmido. Um período de seca de cerca de trinta dias é essencial para o aparecimento de flores. O período médio para que ocorra a primeira floração é de dois anos. Essa planta necessita de sombra, não podendo, portanto, ser cultivada em áreas abertas. Hoje o maior produtor de baunilha é Madagascar, seguido de Indonésia, China e México.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A baunilha possui cerca de 250 substâncias ativas, das quais se destaca a vanilina, um aldeído que confere o seu aroma característico. Esse componente varia em concentração de espécie para espécie e também de acordo com o local de cultivo da planta. Como dito anteriormente, a espécie Vanilla planifolia é a que apresenta valores mais elevados dessa substância, sendo, portanto, a mais cultivada.

A essência é extraída dos frutos, que são cápsulas alongadas, também chamadas de vagens ou favas, que apresentam cerca de 20 cm de comprimento e 3 cm de espessura. Para obter a essência, os frutos sofrem um processo de cura delicado, que pode durar até dois meses. Isso faz com que o preço do produto seja bastante elevado.

Além do processo demorado para a obtenção da essência, é importante destacar a dificuldade de formação dos frutos. Como nas muitas áreas em que a baunilha é cultivada não são encontrados polinizadores naturais, a fecundação deve ser feita manualmente através de um palito de bambu ou fósforo.

Curiosidade: Atualmente são produzidos aromatizantes sintéticos de baunilha, derivados de liquores de sulfito, que pouco se diferem da natural. Apesar da semelhança, testes sempre revelam a preferência da população pela natural.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Figo
Clique aqui e conheça mais informações acerca do figo, uma fruta consumida em diversas partes do mundo. Saiba mais sobre seus benefícios e formas de consumo.
Manga
Clique aqui e acesse este texto para conhecer mais informações sobre a manga. Veja quais são suas características, seus benefícios etc.
O formol usado como conservante de cadáveres para estudo em laboratórios possui como principal constituinte o metanal, um aldeído
Principais aldeídos no cotidiano
Você sabia que o formol usado para conservar cadáveres e na essência de baunilha possui aldeídos como principais constituintes? Saiba mais aqui!
A orquídea Vanilla planifólia produz vagens das quais se obtém a valina
Vanilina – Principal componente da essência de baunilha
Conheça mais a respeito das origens, formas de obtenção e aplicações da vanilina, principal componente da essência de baunilha.
video icon
Português
Mau ou mal?
É comum confusão entre “mau” e “mal”, adjetivo e advérbio, pelos falantes da língua portuguesa. Pensando nisso, nesta videoaula, esclareceremos o emprego devido desses vocábulos conforme a norma-padrão. Não deixe de assistir!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas