Biomas brasileiros
Os biomas brasileiros são grandes unidades geográficas e biológicas que compartilham aspectos físicos em comum. Conforme a classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui seis grandes biomas. São eles:
-
Amazônia;
-
Cerrado;
-
Caatinga;
-
Mata Atlântica;
-
Pantanal;
-
Pampa.
Essas unidades são fundamentais para a manutenção do equilíbrio ecológico e ambiental. Porém, os biomas brasileiros vêm sofrendo com inúmeros impactos ambientais provocados especialmente pela ação humana.
Leia também: Tundra — um bioma que ocorre no extremo norte do planeta
Resumo sobre os biomas brasileiros
-
Os biomas são grandes unidades espaciais que apresentam certa homogeneidade em termos geográficos e biológicos.
-
Os seis grandes biomas presentes no território brasileiro são Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa.
-
O clima e a vegetação equatorial são as principais características da Amazônia, que é um bioma típico da região Norte do Brasil.
-
O clima do bioma Cerrado é o tropical, que registra duas estações bem definidas: uma mais úmida e outra mais seca.
-
A vegetação da Caatinga é formada por espécies vegetais resistentes à seca, com troncos grossos, galhos tortuosos e raízes profundas.
-
A Mata Atlântica é um bioma situado especialmente ao longo da costa oceânica brasileira e possui forte influência da umidade proveniente do oceano.
-
O Pantanal é um bioma localizado nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, na região Centro-Oeste do Brasil.
-
O Pampa é um bioma situado no extremo sul do território brasileiro, mais especificamente no estado do Rio Grande do Sul.
-
Os biomas brasileiros possuem grande importância em termos ecológicos e ambientais, e ainda são uma reserva significativa de recursos naturais.
-
Os biomas brasileiros, mesmo com tamanha importância em termos ambientais e econômicos, sofrem com diversos impactos ambientais.
Quais são os biomas brasileiros?
Os biomas são unidades geográficas e biológicas que compartilham características em comum em variáveis como clima, relevo, vegetação, hidrografia, geologia, solo, fauna e flora. Conforme a classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui seis grandes biomas. São eles:
-
Amazônia;
-
Cerrado;
-
Caatinga;
-
Mata Atlântica;
-
Pantanal;
-
Pampa.
Características dos biomas brasileiros
Os biomas são grandes unidades espaciais que apresentam certa homogeneidade em termos geográficos e biológicos. O Brasil, em razão do vasto território e da diversidade natural, possui diferentes biomas. A sua classificação considera diferentes aspectos em termos físicos, geográficos e biológicos. A seguir, veja as características de cada um dos grandes biomas brasileiros.
→ Amazônia
A Amazônia é um bioma localizado na porção norte do Brasil. Ele engloba todos os estados da região Norte, além de parte do Maranhão e do Mato Grosso. O clima e a vegetação equatorial são as principais características da Amazônia. O clima local é caracterizado pelas elevadas temperaturas e pelas volumosas chuvas ao longo de todo o ano. Já a vegetação é formada por árvores frondosas e diversas espécies de vegetais.
A hidrografia da Amazônia possui rios caudalosos e com grande vazão, com destaque para o rio Amazonas. Por sua vez, o solo da Amazônia é formado por camadas de húmus oriundas da vegetação local e possui baixa taxa de fertilidade. O bioma Amazônia apresenta graves problemas ambientais, especialmente relacionados às atividades econômicas primárias, como os desmatamentos e as queimadas.
→ Cerrado
O Cerrado é um bioma situado na porção central do Brasil. Ele engloba estados de todas as regiões brasileiras, com destaque para o Centro-Oeste. O clima e a vegetação tropical são características importantes do Cerrado. O clima desse bioma possui duas estações bem definidas: uma mais úmida e outra mais seca. Já a vegetação, fortemente influenciada pelo clima, é composta por espécies de árvores e arbustos que se distribuem de forma espaçada no território local.
Esse bioma possui muitas nascentes de grandes rios brasileiros e uma densa rede de cursos de água. O solo local é considerado pobre em nutrientes e classificado como muito intemperizado. O Cerrado registra problemas ambientais diversos que são fruto da expansão da fronteira agrícola, do aumento da urbanização e do desenvolvimento das atividades produtivas.
→ Caatinga
A Caatinga é um bioma localizado na porção nordestina brasileira. Ele engloba todos os estados da região Nordeste do Brasil e o extremo norte do estado de Minas Gerais. O clima local é do tipo semiárido, logo registram-se elevadas temperaturas e chuvas escassas. Já a vegetação da Caatinga é formada por espécies de plantas com troncos grossos, galhos tortuosos e raízes profundas. Essas espécies são extremamente resistentes à seca.
A hidrografia local é formada predominantemente por rios intermitentes, ou seja, que secam no período mais seco do ano. Já o solo da Caatinga, apesar das condições climáticas adversas, é muito rico em nutrientes. O bioma Caatinga registra inúmeros problemas ambientais e sociais. Eles são resultantes da intensa exploração dos recursos naturais, do processo de desertificação acentuado desse bioma e do cenário de desigualdade social local.
→ Mata Atlântica
A Mata Atlântica é um bioma situado especialmente ao longo da costa oceânica brasileira. Ela engloba diferentes estados que são banhados pelo oceano Atlântico e ocorre em porções específicas de regiões interioranas do país. A Mata Atlântica possui um clima tropical com forte influência de variáveis como a umidade e a altitude. A vegetação local é caracterizada pela ampla biodiversidade.
A rede hidrográfica da Mata Atlântica é formada por inúmeros cursos de água de diferentes magnitudes que abastecem boa parte das maiores cidades brasileiras em população. Já o solo local é muito rico em razão da grande quantidade de matéria orgânica e a presença de minerais. A Mata Atlântica é considerada o bioma mais modificado do Brasil, em razão do desenvolvimento de várias atividades produtivas ao longo da história do país.
→ Pantanal
O Pantanal é um bioma localizado na porção centro-oeste do território brasileiro. Ele engloba notadamente os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, na região Centro-Oeste do Brasil. O clima do Pantanal é tipicamente tropical, com destaque para a forte ocorrência de precipitações na estação chuvosa. O regime de cheias influencia diretamente as espécies de fauna e flora do Pantanal. A vegetação desse bioma é muito biodiversa e apresenta uma mesclagem de espécies de vários portes.
A rede hidrográfica do Pantanal é muito extensa e formada por rios de elevada magnitude. Já o solo do Pantanal é classificado como muito intemperizado e possui baixa fertilidade. O bioma Pantanal sofre com a intensificação de atividades produtivas, como a criação de gado e a plantação de soja, que impactam diretamente as características naturais locais.
→ Pampa
O Pampa é um bioma situado no extremo sul do território brasileiro. Ele engloba especificamente o estado do Rio Grande do Sul, na região Sul do Brasil. O clima local é do tipo subtropical, logo registra estações do ano bem definidas, temperaturas mais amenas e boa distribuição de chuvas. O Pampa é um bioma de vegetação formada por campos, ou seja, com predomínio de espécies de plantas rasteiras, como arbustos e gramíneas.
Esse bioma registra uma rede hidrográfica pequena, mas de grande importância em termos econômicos. O solo do Pampa é tipicamente arenoso e possui baixa fertilidade natural. O bioma Pampa registra impactos ambientais significativos que são fruto de atividades como a cultivação de grãos e a criação de animais. O processo de arenização e erosão do solo também é bastante presente nesse bioma.
Importância dos biomas brasileiros
Os biomas brasileiros são unidades paisagísticas representativas da fauna e flora do país. Portanto, possuem grande importância em termos ecológicos e ambientais, visto que são uma reserva significativa de recursos naturais diversos. Esses biomas influenciam diretamente nos diferentes aspectos da geografia brasileira, como a dinâmica do clima, a disponibilidade de água e a utilização do solo.
Desse modo, os biomas brasileiros são fundamentais para a manutenção da lógica ambiental nacional e para o desenvolvimento de diferentes atividades produtivas. Porém, mesmo com tamanha importância, os biomas brasileiros registram inúmeros impactos ambientais.
Veja também: Quais são os principais problemas ambientais brasileiros?
Preservação dos biomas brasileiros
Os biomas brasileiros, mesmo com grande importância em termos ambientais e econômicos, sofrem diretamente com o desenvolvimento das atividades produtivas no território nacional. Eles registram inúmeros impactos ambientais que são fruto da ação humana no espaço, como, por exemplo, os desmatamentos, as queimadas e as diferentes formas de poluição. Portanto, torna-se urgente a adoção de medidas que promovam a mitigação dos impactos ambientais registrados nos biomas brasileiros e a preservação dessas áreas geográficas.
Nesse contexto, destacam-se como medidas que auxiliam na preservação dos biomas brasileiros:
-
reflorestamento de zonas ambientalmente degradadas;
-
aumento da fiscalização ambiental;
-
maior controle em relação à extração de recursos naturais;
-
promoção do uso e do manejo sustentável do solo;
-
despoluição dos rios e demais cursos de água;
-
combate ao tráfico de espécies de flora e fauna;
-
criação de reservas ambientais e áreas de preservação permanente;
-
uso consciente dos recursos naturais.
Crédito de imagem
[1] Luiz Barrionuevo / Shutterstock
Fontes
BRASIL. Biomas. Ministério do Meio Ambiente, [s.d.]. Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/biomas.html.
COSTA, A. G. Galeria: conheça os seis biomas brasileiros e saiba em que região se apresentam. CNN Brasil, 2021. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/biomas-brasileiros/.
EBC. Nossos Biomas. Tv Brasil, [s.d.]. Disponível em: https://tvbrasil.ebc.com.br/nossosbiomas.
IBGE. Biomas Brasileiros. IBGE Educa, c2023. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/territorio/18307-biomas-brasileiros.html.