Whatsapp icon Whatsapp

Biomas brasileiros

Os biomas brasileiros são a Amazônia, o Cerrado, a Caatinga, a Mata Atlântica, o Pantanal e o Pampa.
Mapa do Brasil indicando a localização dos biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa.
O Brasil possui seis grandes biomas.

Os biomas brasileiros são grandes unidades geográficas e biológicas que compartilham aspectos físicos em comum. Conforme a classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui seis grandes biomas. São eles:

  •  Amazônia; 

  • Cerrado;

  • Caatinga;

  • Mata Atlântica;

  • Pantanal;

  • Pampa.

Essas unidades são fundamentais para a manutenção do equilíbrio ecológico e ambiental. Porém, os biomas brasileiros vêm sofrendo com inúmeros impactos ambientais provocados especialmente pela ação humana.

Leia também: Tundra — um bioma que ocorre no extremo norte do planeta

Resumo sobre os biomas brasileiros

  • Os biomas são grandes unidades espaciais que apresentam certa homogeneidade em termos geográficos e biológicos.

  • Os seis grandes biomas presentes no território brasileiro são Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa.

  • O clima e a vegetação equatorial são as principais características da Amazônia, que é um bioma típico da região Norte do Brasil.

  • O clima do bioma Cerrado é o tropical, que registra duas estações bem definidas: uma mais úmida e outra mais seca.

  • A vegetação da Caatinga é formada por espécies vegetais resistentes à seca, com troncos grossos, galhos tortuosos e raízes profundas.

  • A Mata Atlântica é um bioma situado especialmente ao longo da costa oceânica brasileira e possui forte influência da umidade proveniente do oceano.

  • O Pantanal é um bioma localizado nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, na região Centro-Oeste do Brasil.

  • O Pampa é um bioma situado no extremo sul do território brasileiro, mais especificamente no estado do Rio Grande do Sul.

  • Os biomas brasileiros possuem grande importância em termos ecológicos e ambientais, e ainda são uma reserva significativa de recursos naturais.

  • Os biomas brasileiros, mesmo com tamanha importância em termos ambientais e econômicos, sofrem com diversos impactos ambientais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são os biomas brasileiros?

Os biomas são unidades geográficas e biológicas que compartilham características em comum em variáveis como clima, relevo, vegetação, hidrografia, geologia, solo, fauna e flora. Conforme a classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui seis grandes biomas. São eles:

  • Amazônia;

  • Cerrado;

  • Caatinga;

  • Mata Atlântica;

  • Pantanal;

  • Pampa.

Características dos biomas brasileiros

Os biomas são grandes unidades espaciais que apresentam certa homogeneidade em termos geográficos e biológicos. O Brasil, em razão do vasto território e da diversidade natural, possui diferentes biomas. A sua classificação considera diferentes aspectos em termos físicos, geográficos e biológicos. A seguir, veja as características de cada um dos grandes biomas brasileiros.

Amazônia

A Amazônia é um bioma localizado na porção norte do Brasil. Ele engloba todos os estados da região Norte, além de parte do Maranhão e do Mato Grosso. O clima e a vegetação equatorial são as principais características da Amazônia. O clima local é caracterizado pelas elevadas temperaturas e pelas volumosas chuvas ao longo de todo o ano. Já a vegetação é formada por árvores frondosas e diversas espécies de vegetais.

Indígena navegando no Rio Amazonas como representação da Amazônia, um dos biomas brasileiros.
A Amazônia possui uma extensa rede hidrográfica.

A hidrografia da Amazônia possui rios caudalosos e com grande vazão, com destaque para o rio Amazonas. Por sua vez, o solo da Amazônia é formado por camadas de húmus oriundas da vegetação local e possui baixa taxa de fertilidade. O bioma Amazônia apresenta graves problemas ambientais, especialmente relacionados às atividades econômicas primárias, como os desmatamentos e as queimadas.

Cerrado

O Cerrado é um bioma situado na porção central do Brasil. Ele engloba estados de todas as regiões brasileiras, com destaque para o Centro-Oeste. O clima e a vegetação tropical são características importantes do Cerrado. O clima desse bioma possui duas estações bem definidas: uma mais úmida e outra mais seca. Já a vegetação, fortemente influenciada pelo clima, é composta por espécies de árvores e arbustos que se distribuem de forma espaçada no território local.

Região de ocorrência do Cerrado, um dos biomas brasileiros.
O Cerrado é um tipo de savana que ocorre no Brasil.

Esse bioma possui muitas nascentes de grandes rios brasileiros e uma densa rede de cursos de água. O solo local é considerado pobre em nutrientes e classificado como muito intemperizado. O Cerrado registra problemas ambientais diversos que são fruto da expansão da fronteira agrícola, do aumento da urbanização e do desenvolvimento das atividades produtivas.

Caatinga

A Caatinga é um bioma localizado na porção nordestina brasileira. Ele engloba todos os estados da região Nordeste do Brasil e o extremo norte do estado de Minas Gerais. O clima local é do tipo semiárido, logo registram-se elevadas temperaturas e chuvas escassas. Já a vegetação da Caatinga é formada por espécies de plantas com troncos grossos, galhos tortuosos e raízes profundas. Essas espécies são extremamente resistentes à seca.

Região de ocorrência da Caatinga, um dos biomas brasileiros.
A presença de cactos é comum na vegetação de Caatinga.

A hidrografia local é formada predominantemente por rios intermitentes, ou seja, que secam no período mais seco do ano. Já o solo da Caatinga, apesar das condições climáticas adversas, é muito rico em nutrientes. O bioma Caatinga registra inúmeros problemas ambientais e sociais. Eles são resultantes da intensa exploração dos recursos naturais, do processo de desertificação acentuado desse bioma e do cenário de desigualdade social local.

Mata Atlântica

A Mata Atlântica é um bioma situado especialmente ao longo da costa oceânica brasileira. Ela engloba diferentes estados que são banhados pelo oceano Atlântico e ocorre em porções específicas de regiões interioranas do país. A Mata Atlântica possui um clima tropical com forte influência de variáveis como a umidade e a altitude. A vegetação local é caracterizada pela ampla biodiversidade.

Região de ocorrência da Mata Atlântica, um dos biomas brasileiros, no Parque Estadual da Cantareira.
A Mata Atlântica está presente em grandes cidades brasileiras. [1]

A rede hidrográfica da Mata Atlântica é formada por inúmeros cursos de água de diferentes magnitudes que abastecem boa parte das maiores cidades brasileiras em população. Já o solo local é muito rico em razão da grande quantidade de matéria orgânica e a presença de minerais. A Mata Atlântica é considerada o bioma mais modificado do Brasil, em razão do desenvolvimento de várias atividades produtivas ao longo da história do país.

Pantanal

O Pantanal é um bioma localizado na porção centro-oeste do território brasileiro. Ele engloba notadamente os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, na região Centro-Oeste do Brasil. O clima do Pantanal é tipicamente tropical, com destaque para a forte ocorrência de precipitações na estação chuvosa. O regime de cheias influencia diretamente as espécies de fauna e flora do Pantanal. A vegetação desse bioma é muito biodiversa e apresenta uma mesclagem de espécies de vários portes.

Vista superior de uma região de ocorrência do Pantanal, um dos biomas brasileiros.
O regime de cheias influencia as características naturais do Pantanal.

A rede hidrográfica do Pantanal é muito extensa e formada por rios de elevada magnitude. Já o solo do Pantanal é classificado como muito intemperizado e possui baixa fertilidade. O bioma Pantanal sofre com a intensificação de atividades produtivas, como a criação de gado e a plantação de soja, que impactam diretamente as características naturais locais.

Pampa

O Pampa é um bioma situado no extremo sul do território brasileiro. Ele engloba especificamente o estado do Rio Grande do Sul, na região Sul do Brasil. O clima local é do tipo subtropical, logo registra estações do ano bem definidas, temperaturas mais amenas e boa distribuição de chuvas. O Pampa é um bioma de vegetação formada por campos, ou seja, com predomínio de espécies de plantas rasteiras, como arbustos e gramíneas.

Região de ocorrência do Pampa, um dos biomas brasileiros.
A atividade pecuária é muito comum no Pampa.

Esse bioma registra uma rede hidrográfica pequena, mas de grande importância em termos econômicos. O solo do Pampa é tipicamente arenoso e possui baixa fertilidade natural. O bioma Pampa registra impactos ambientais significativos que são fruto de atividades como a cultivação de grãos e a criação de animais. O processo de arenização e erosão do solo também é bastante presente nesse bioma.

Importância dos biomas brasileiros

Os biomas brasileiros são unidades paisagísticas representativas da fauna e flora do país. Portanto, possuem grande importância em termos ecológicos e ambientais, visto que são uma reserva significativa de recursos naturais diversos. Esses biomas influenciam diretamente nos diferentes aspectos da geografia brasileira, como a dinâmica do clima, a disponibilidade de água e a utilização do solo.

Desse modo, os biomas brasileiros são fundamentais para a manutenção da lógica ambiental nacional e para o desenvolvimento de diferentes atividades produtivas. Porém, mesmo com tamanha importância, os biomas brasileiros registram inúmeros impactos ambientais.

Veja também: Quais são os principais problemas ambientais brasileiros?

Preservação dos biomas brasileiros

Os biomas brasileiros, mesmo com grande importância em termos ambientais e econômicos, sofrem diretamente com o desenvolvimento das atividades produtivas no território nacional. Eles registram inúmeros impactos ambientais que são fruto da ação humana no espaço, como, por exemplo, os desmatamentos, as queimadas e as diferentes formas de poluição. Portanto, torna-se urgente a adoção de medidas que promovam a mitigação dos impactos ambientais registrados nos biomas brasileiros e a preservação dessas áreas geográficas.

Nesse contexto, destacam-se como medidas que auxiliam na preservação dos biomas brasileiros:

  • reflorestamento de zonas ambientalmente degradadas;

  • aumento da fiscalização ambiental;

  • maior controle em relação à extração de recursos naturais;

  • promoção do uso e do manejo sustentável do solo;

  • despoluição dos rios e demais cursos de água;

  • combate ao tráfico de espécies de flora e fauna;

  • criação de reservas ambientais e áreas de preservação permanente;

  • uso consciente dos recursos naturais.

Crédito de imagem

[1] Luiz Barrionuevo / Shutterstock

Fontes

BRASIL. Biomas. Ministério do Meio Ambiente, [s.d.]. Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/biomas.html.

COSTA, A. G. Galeria: conheça os seis biomas brasileiros e saiba em que região se apresentam. CNN Brasil, 2021. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/biomas-brasileiros/.

EBC. Nossos Biomas. Tv Brasil, [s.d.]. Disponível em: https://tvbrasil.ebc.com.br/nossosbiomas.

IBGE. Biomas Brasileiros. IBGE Educa, c2023. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/territorio/18307-biomas-brasileiros.html.    

Publicado por Mateus Campos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Amazônia
Aprenda mais sobre a Amazônia. Veja suas principais características quanto à vegetação, fauna, flora, hidrografia e ao clima. Saiba a respeito do seu desmatamento.
Bioma
Entenda o que são biomas, quais as suas características e importância e por que devemos preservá-los. Conheça os principais biomas do Brasil e do mundo.
Caatinga
Um bioma brasileiro castigado pelo regime climático.
Caatinga
Conheça as principais características da Caatinga. Entenda mais sobre a sua vegetação, e veja quais são os principais impactos ambientais presentes nesse bioma.
Carvão mineral no Brasil
A produção dessa matéria-prima em solo brasileiro.
Cerrado
Leia este texto e saiba mais sobre o Cerrado. Esse bioma abrange cerca de 22% do território brasileiro e é considerado a savana do Brasil. Aprenda mais a respeito das principais características dessa grande unidade ecológica, as quais perpassam sua fauna, flora, vegetação, hidrografia, solo e conservação.
Desmatamento no Brasil
Clique aqui e saiba quais são as principais causas e consequências do desmatamento no Brasil. Conheça alguns dados relacionados a isso.
Domínios morfoclimáticos do Brasil
Clique aqui e saiba quais são os domínios morfoclimáticos do Brasil. Conheça suas principais características.
Floresta Amazônica
Saiba quais são as principais características geográficas da Floresta Amazônica. Veja detalhes sobre a importância dessa vegetação florestal para o ambiente global.
Mata Atlântica
Saiba mais sobre a Mata Atlântica. Entenda a fauna e a flora desse bioma. Conheça os impactos ambientais causados na Mata Atlântica.
Pampa
Saiba quais são as principais características geográficas do Pampa. Aprenda sobre sua importância ambiental e econômica.
Pantanal
Clique e veja as características da região do Pantanal, como seu clima, relevo, vegetação e hidrografia. Confira também os impactos ambientais na região pantaneira.
Recursos Minerais do Brasil
Conheça os principais recursos minerais do Brasil e sua importância para o país.
Área do Brasil
Brasil, o quinto maior país do planeta em extensão territorial.
video icon
Professora ao lado do texto"Aposto".
Português
Aposto
Aposto é o nome que se dá ao elemento sintático que se junta a outro a título de explicação ou de apreciação. Assista a esta videoaula e aprenda um pouco mais sobre o emprego e a classificação desse termo acessório da oração.