Whatsapp icon Whatsapp

Cavalo-marinho

O cavalo-marinho é um peixe que apresenta características extremamente interessantes. A principal delas é a reprodução, pois o macho é quem fica grávido.
Você sabia que o macho da espécie é o responsável pela gestação dos filhotes?
Você sabia que o macho da espécie é o responsável pela gestação dos filhotes?

O cavalo-marinho é um peixe ósseo encontrado nos recifes de regiões tropicais e subtropicais de todo o planeta, normalmente em águas rasas, e pertence à família Syngnathidae e ao gênero Hippocampus. No Brasil, é representado por duas espécies, Hippocampus reidi e Hippocampus erectus, sendo a primeira a mais abundante.

Esse peixe possui cabeça alongada que lembra um pequeno cavalo, olhos que se movem de forma independente e grande capacidade de camuflagem. Sua cauda permite que ele se agarre às plantas aquáticas e algas, o que ajuda no momento de descanso, camuflagem e captura de alimento. Ele locomove-se atráves de movimentos ondulatórios de suas nadadeiras dorsais, por isso precisa de ambientes calmos.

Alguns trabalhos afirmam que certas espécies mudam de habitat e profundidade à medida que crescem, sendo encontrados indivíduos maiores em áreas mais fundas. Além disso, a intensidade das ondas também interfere na ocorrência do cavalo-marinho em certas profundidades, principalmente porque ele está mais adaptado à vida bentônica.

O cavalo-marinho possui uma cauda que permite que ele se agarre ao substrato
O cavalo-marinho possui uma cauda que permite que ele se agarre ao substrato

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Através de aspiração, ele alimenta-se de pequenos animais, uma vez que sua boca é extremamente pequena. Dentre os seres que fazem parte de sua dieta, podemos destacar as pulgas-da-praia e os pequenos camarões.

Em algumas espécies, há a formação de pares que duram por vários períodos reprodutivos, o que sugere um padrão monogâmico. A reprodução desse peixe é, sem dúvidas, o aspecto mais interessante de sua biologia, uma vez que é o macho quem fica grávido.

No cavalo-marinho, há uma bolsa incubadora especializada no macho onde a fêmea coloca seus ovócitos, que posteriormente serão fertilizados pelos espermatozoides dele. Inicia-se então o desenvolvimento no interior do corpo do macho, e a gestação dura entre 9 e 69 dias. Passado o período de gestação, nascem aproximadamente trezentos cavalos-marinhos, que possuem em média 2 milímetros de comprimento.

Atenção! Os cavalos-marinhos correm grande risco de extinção, uma vez que a exploração comercial é muito grande e seu habitat é cada vez mais degradado. No nosso país, esse animal é muito vendido para compor aquários e na forma de animal seco para diversas outras finalidades, entre elas, decoração.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

A baleia-azul é um mamífero aquático que pode atingir mais de 30 metros de comprimento.
Baleia-azul
Descubra mais sobre a baleia-azul clicando aqui. Neste texto falaremos sobre o habitat da baleia-azul, suas principais características e seu modo de reprodução.
Cascavel: animal vivíparo.
Ovulíparos, ovíparos, ovovíparos e vivíparos.
Verifique aqui como é feita a classificação de animais de reprodução sexuada quanto ao local de incubamento dos ovos.
Cavalo-marinho: um peixe ósseo actinoperígeo.
Peixes ósseos (osteíctes)
Grupo que abriga a maior quantidade de espécies de peixes.
video icon
Enem
Pré-Enem | Escala, densidade e velocidade média
O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que devem ser estudados a menos de três meses do exame. Nesta transmissão você assistirá à aula sobre Escala, densidade e velocidade média com o professor Pedro Itallo!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.