Whatsapp icon Whatsapp

Celenterados e Platelmintos

A água-viva é um celenterado com forma medusoide
A água-viva é um celenterado com forma medusoide

Os celenterados, também conhecidos como cnidários, são animais de corpo mole e gelatinoso, aquáticos, sendo sua maioria marinha. Até hoje foram catalogadas cerca de 11 mil espécies de celenterados e seus representantes mais conhecidos são os corais, as águas-vivas e as anêmonas-do-mar.

Existem duas formas de animais entre os celenterados: a forma de pólipo ou polipoide e a forma de medusa ou medusoide, sendo que a maioria das espécies de celenterados apresenta as duas formas corporais em seu ciclo de vida.

 A forma de pólipo tem uma de suas extremidades livre, enquanto a outra fica fixa a um substrato. Na extremidade livre encontramos os tentáculos e a boca do animal. Embora a maioria das formas polipoides seja séssil, algumas podem apresentar pouca mobilidade e deslizar-se lentamente, como ocorre com as anêmonas-do-mar.

Os celenterados com forma medusoide são de vida livre e sua forma lembra muito um guarda-chuva. A boca desses animais se localiza na parte inferior e seus tentáculos podem aparecer ao redor da boca e também nas bordas do corpo. Esses animais nadam rapidamente através da expulsão de jatos de água.

Animais diblásticos (apresentam dois folhetos germinativos) e com simetria radial, os celenterados foram os primeiros na escala evolutiva a apresentar cavidade gastrovascular. Possuem em toda a superfície corporal, com grande concentração nos tentáculos e ao redor da boca, células chamadas de cnidócitos ou cnidoblastos que são responsáveis pela defesa e também na captura de presas. As células epidérmicas de alguns celenterados, como os corais, produzem um exoesqueleto de calcário e substâncias orgânicas.

Os celenterados apresentam sistema digestório incompleto com digestão extra e intracelular e sistema nervoso difuso, com a rede nervosa espalhada por todo o corpo. Esses animais são desprovidos de sistema circulatório, respiratório e excretor, e todos apresentam reprodução assexuada e sexuada. A reprodução assexuada pode ocorrer por brotamento ou estrobilização e a reprodução sexuada é feita através de gametas produzidos por células intersticiais. Existem espécies de celenterados monoicas e dioicas, e a fecundação pode ser interna ou externa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os celenterados são divididos em quatro classes: Hydrozoa, Scyphozoa, Cubozoa e Anthozoa.

Platelmintos

Imagem de macho e fêmea de Schistosoma mansoni
Imagem de macho e fêmea de Schistosoma mansoni

 Os animais reunidos nesse filo possuem o corpo achatado dorsoventralmente e podem ser encontrados em água doce ou salgada, em ambientes de terra firme úmidos ou como parasitas no interior de outros animais.

Os platelmintos são animais triblásticos, acelomados e com simetria bilateral. Apresentam sistema digestório incompleto e sistema nervoso composto por dois gânglios cerebrais localizados na região anterior do corpo, sendo o sistema nervoso deles mais desenvolvido do que o dos celenterados. A excreção desses animais é feita através de células-flama, e os sistemas circulatório e respiratório estão ausentes.

A reprodução nos platelmintos é muito variada, com espécies dioicas e monoicas. Algumas espécies têm capacidade de regeneração e realizam a reprodução assexuada, como a planária, enquanto outras têm reprodução sexuada, como o Schistosoma mansoni.

Os platelmintos se dividem em três classes: Turbelários, Cestódeos e Trematódeos. Muitos deles são responsáveis por diversas parasitoses humanas, como a esquistossomose, a teníase, a cisticercose, entre outras.

Publicado por Paula Louredo Moraes
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Lampreia: um vertebrado que não possui vértebra
Agnatos
Sobre estes vertebrados que não possuem vértebras (nem mandíbula) e são dotados de endoesqueleto cartilaginoso, que preenche seus corpos cilíndricos. Habitam ambientes aquáticos.
Representantes dos anelídeos portadores de cerdas.
Anelídeos
Filo Annelida, Reino Animal, Animais invertebrados, Triblásticos, Celomados, Corpo cilíndrico, Simetria bilateral, Metamerização, Anéis corporais, Sistema Circulatório fechado, Metanefrídeos, Respiração cutânea, Cordões nervosos ventrais, Fecundação cruzada, Classe Oligochaeta, Cerdas, Clitelo, Classe Polychaeta, Parapódios, Classe Hirudínea, Hermafroditas.
Ordem Squamata
Conheça mais sobre a ordem Squamata, a ordem que abrange a maioria dos répteis.
Os crocodilianos são representados pelo crocodilo, jacaré e gavial
Ordem crocodilia
Conheça mais sobre a ordem crocodilia, que reúne animais como crocodilos, jacarés e gaviais.
As tuataras são as únicas representantes da ordem sphenodonta
Ordem sphenodonta
Clique aqui e conheça mais sobre os tuataras, animais que representam a ordem sphenodonta.
Os marsupiais são animais vivíparos, mas de placenta rudimentar e transitória
Subclasse Metatheria
Clique aqui e conheça mais sobre os animais pertencentes à subclasse metatheria, muito conhecidos como marsupiais.
As aves são animais que conseguem manter a temperatura corporal constante
Temperatura das aves
Clique aqui e veja como e por que a temperatura das aves se mantém constante.
video icon
Português
Denotação e conotação no Enem: como esse tema é cobrado?
Entre as diversas manifestações da linguagem relacionadas aos significados de palavras e expressões em um enunciado, destacam-se a denotação e a conotação. Veremos, nesta videoaula, como esse assunto, recorrente no Enem, já foi abordado em provas anteriores.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.