Whatsapp icon Whatsapp

Células haploides, diploides e poliploides

A classificação das células em haploides, diploides e poliploides leva em consideração a quantidade de conjuntos cromossômicos.
Nossos gametas são exemplos de células haploides
Nossos gametas são exemplos de células haploides

Cada espécie possui um número específico de cromossomos. Na espécie humana, por exemplo, observam-se 46 cromossomos, dos quais 23 são adquiridos do pai e 23 são transmitidos pela mãe, ou seja, possuímos 23 pares de cromossomos. Nossas células somáticas são chamadas de diploides, e nossas células reprodutivas são chamadas de haploides. Mas, afinal, o que significa dizer que uma célula é haploide ou diploide?

→ O que são células haploides?

As células chamadas de haploides são aquelas que apresentam apenas um conjunto cromossômico. Nessas células, não encontramos os cromossomos aos pares, portanto, não ocorrem cromossomos homólogos. O número de cromossomos em um conjunto é representado por n e, por essa razão, as células haploides também são representadas apenas por n.

No caso dos seres humanos, as nossas células haploides são nossos gametas que apresentam apenas um conjunto cromossômico, ou seja, 23 cromossomos. A importância de haver células haploides está no fato de que os gametas unem-se no momento da fecundação. A união de gametas haploides na nossa espécie permite o restabelecimento do número de cromossomos, o que corresponde a 46 cromossomos. Caso nossos gametas fossem diploides, haveria a duplicação do número de cromossomos a cada fecundação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nos animais, as células haploides são encontradas nos gametas, entretanto, em outros organismos, a fase haploide está presente em grande parte do ciclo. Chlamydomonas é um exemplo de protista haploide na maior parte do tempo do seu ciclo vital.

→ O que são células diploides?

As células diploides possuem dois conjuntos cromossomos, ou seja, os cromossomos estão aos pares. Os cromossomos de cada par, chamados de homólogos, apresentam a mesma forma, tamanho e os mesmos genes. A representação de células diploides é 2n. No caso das células somáticas humanas, 2n = 46.

→ O que são células poliploides?

Existem ainda células chamadas de poliploides que apresentam vários conjuntos cromossômicos, ou seja, possuem mais de dois conjuntos cromossômicos (Exemplos: 3n, 4n, 5n). Nas plantas, há uma grande quantidade de representantes poliploides. Nos seres humanos, a poliploidia leva a profundas anormalidades e à morte.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Alterações Cromossômicas
Síndromes ocasionadas por mutações cromossômicas.
Cromossomos
Amplie seus conhecimentos sobre cromossomos e entenda sua classificação!
Fecundação humana
Entenda como ocorre a fecundação humana, um processo em que o gameta masculino (espermatozoide) funde-se ao gameta feminino (ovócito secundário).
Genes e cromossomos
Aprenda mais sobre genes e cromossomos, dois conceitos que são relacionados entre si e essenciais para a compreensão dessa parte da Biologia.
Meiose
Clique aqui e entenda o que é meiose, conheça suas fases, sua importância e aprenda as principais diferenças entre meiose e mitose.
Mitose
Processo de divisão celular que ocorre entre uma interfase e outra, compreendida nas fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Resulta em duas células idênticas entre si e a célula-mãe.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Número de diagonais de um polígono convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Número de diagonais de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a fórmula do número de diagonais de um polígono convexo e resolveremos questões modelo.