Whatsapp icon Whatsapp

Disseminação da semente

Disseminação de sementes de dente-de-leão por uma criança: anemocoria ou antropocoria?
Disseminação de sementes de dente-de-leão por uma criança: anemocoria ou antropocoria?

Algumas sementes desenvolveram, ao longo da evolução, adaptações que permitiram a colonização de novos ambientes, de forma bastante eficiente. Plumas, estruturas aladas, hélices, ganchos, superfícies ásperas, ou mesmo o desenvolvimento de frutos são alguns exemplos.

Sementes que podem ser levadas pelo vento, graças a estruturas que conferem certa leveza a elas, disseminam por uma estratégia denominada anemocoria: é o que ocorre com as sementes de ipê, algodão e dente-de-leão.

A água pode, também, ser um fator de dispersão de sementes. Nestes casos, chamamos tal evento de hidrocoria. Os frutos do salgueiro (Salix humbolotiana) possuem grande capacidade de flutuação e, ainda, são bastante duráveis em meio aquático; tal como o coco-da-bahia.

Alguns frutos secos possuem formações que, assim como velcros, grudam no pelo de determinados animais, sendo levados por eles a longas distâncias. O carrapicho é um exemplo clássico deste tipo, denominado zoocoria.

Há, também, sementes cujos frutos são saborosos, nutritivos e, geralmente, cheirosos. Tais características atraem animais que podem disseminá-las, por exemplo, ao carregarem deliberadamente, principalmente na boca; ou liberarem pelas fezes, após a ingestão (endozoocoria). Alguns autores consideram tais eventos como antropocoria, quando são consequência da ação da espécie humana.

Existe, ainda, um tipo curioso que consiste na dispersão provocada pela própria planta, denominado autocoria. Neste, a planta se abre espontaneamente, liberando suas sementes para longe. A maria-sem-vergonha (Impatiens walleriana) é um exemplo.

A zoocoria, geralmente, é a estratégia (ou síndrome) mais encontrada em estudos sobre dispersão, seguida da anemocoria, hidrocoria e autocoria.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Artigos Relacionados

Fauna e flora da Floresta Amazônica
Conheça mais sobre a fauna e flora da Floresta Amazônica clicando aqui! Neste texto abordaremos uma série de espécies encontradas nessa importante floresta tropical.
As araucárias são exemplos de gimnospermas que ocorrem no Brasil
Gimnospermas
Clique aqui e aprenda mais sobre as gimnospermas, plantas que apresentaram a semente como novidade evolutiva.
Hora do Planeta 2021
A Hora do Planeta é um movimento mundial e que ocorrerá, no ano de 2021, no dia 27 de março. Aproveite nosso texto para conhecer essa ação e seu objetivo.
Macacos
Aprenda um pouco mais a respeito dos macacos clicando aqui. Entenda a que grupo esses animais pertencem, suas características e exemplos.
Os distintos e essenciais ambientes do planeta.
Os Tipos de Ambientes
A hidrosfera, a atmosfera e a litosfera são os tipos de ambientes essenciais do planeta. Conheça aqui a composição de cada um desses ambientes.
As pirâmides ecológicas são utilizadas para a representação dos níveis tróficos
Pirâmides ecológicas
Conheça os tipos de pirâmides ecológicas e como cada um relaciona os níveis tróficos.
Na imagem, podemos ver um exemplo de protocooperação entre uma ave e um animal
Relações ecológicas interespecíficas
As relações ecológicas interespecíficas são classificadas em harmônicas e desarmônicas dependendo do tipo de relação que as espécies estabelecem entre si.
Sociedade dos cupins
Saiba mais sobre os cupins, insetos sociais que vivem no interior do solo e da madeira.
video icon
Português
Fatores de textualidade: situacionalidade
O fator textual situacionalidade tem a ver com situação, como sugere o nome, não obstante, especificamente, qual a relação do termo com o texto? Entenda como se dá esse fator textual na aula do profº. Guga Valente.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.