Whatsapp icon Whatsapp

Hora do Planeta 2022

A Hora do Planeta 2022, importante movimento ambiental, acontecerá no dia 26 de março, às 20h30. Devido à pandemia de covid-19, ocorrerá em formato digital.
Banner com convite para participação na Hora do Planeta.
A Hora do Planeta 2022 ocorrerá dia 26 de março às 20h30.

 A Hora do Planeta® é uma famosa campanha, promovida pela World Wildlife Fund (WWF), que acontece anualmente no mês de março. Esse movimento tem como objetivo mandar uma mensagem ao mundo quanto aos riscos que o nosso planeta corre caso não sejam adotadas medidas sustentáveis de desenvolvimento. A ideia do movimento é simples e consiste em desligar as luzes na data estipulada, a fim de mostrar nossa preocupação com o planeta.

Veja também: 10 dicas importantes para preservar o meio ambiente

Resumo sobre a Hora do Planeta 2022

  • A Hora do Planeta aconteceu pela primeira vez em 2007, na Austrália.

  • Ela ocorre, anualmente, no mês de março.

  • Durante a Hora do Planeta devemos apagar nossas luzes por uma hora.

  • A Hora do Planeta não tem em vista a economia de energia. Trata-se de um ato simbólico que visa mostrar a preocupação das pessoas com o meio ambiente.

  • No ano de 2022, a Hora do Planeta ocorrerá no dia 26 de março (sábado), das 20h30 às 21h30.

  • Devido à pandemia de covid-19, a Hora do Planeta contará com eventos online.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Hora do Planeta: o que é?

A Hora do Planeta aconteceu pela primeira vez em 2007, na Austrália. Trata-se de um movimento mundial que na sua última edição ocorreu em mais de 190 países e territórios e apresenta uma ideia bastante simples: apagar as luzes por uma hora.

Esse ato simbólico tenta demonstrar a preocupação da população com o meio ambiente, além de estimular o desenvolvimento de medidas para conter o avanço de nossos impactos no planeta. A ação, entretanto, não é capaz de salvar o planeta, mas é fundamental para que toda a população se conscientize de que é necessário mudar o nosso modelo de desenvolvimento.

Com o apagamento voluntário das luzes, alguns aspectos são evidenciados, pois:

  • mostramos que nos importamos com o planeta;

  • indicamos que estamos conscientes de que precisamos mudar;

  • reafirmamos também um compromisso com a luta contra o agravamento do aquecimento global e das mudanças climáticas.

De acordo com André Nahur, o coordenador do Programa Mudanças Climáticas e Energia do WWF Brasil,

“A Hora do Planeta inicia a conversa e envolve centenas de milhões de pessoas em todo o mundo em uma verdadeira ação climática.”

O objetivo principal da Hora do Planeta não é promover a economia de energia com as luzes apagadas, mas sim despertar o interesse de todos a respeito das questões ambientais. As mudanças no meio ambiente estão ocorrendo, e fica cada vez mais claro que nós, humanos, somos os culpados por elas. Sendo assim, o planeta necessita da ajuda de todos, por meio da criação de medidas que possam reverter esse quadro de maneira urgente.

Saiba mais: Por que devemos nos preocupar com as mudanças climáticas?

A Hora do Planeta 2022

No ano de 2022, a Hora do Planeta ocorrerá no dia 26 de março (sábado), das 20h30 às 21h30. Nesse ano, devido à pandemia de covid-19, o evento continuará com atrações online, evitando, desse modo, a aglomeração de pessoas.

O tema desse ano será #ConstruaNossoFuturo e dará continuidade à mobilização e aos debates da COP-26 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima). Segundo o WWF, a Hora do Planeta 2022 busca

“dar visibilidade a projetos de restauração de ecossistemas e a vozes da juventude, dos povos tradicionais, dos indígenas, das comunidades extrativistas e das populações periféricas mais fragilizadas”.

Vale lembrar que qualquer pessoa pode participar da Hora do Planeta — basta desligar as luzes de sua residência. Como se trata de uma ação voluntária, não existe participação total da população, portanto a cidade não ficará completamente às escuras. Além disso, as cidades participantes tomam todas as precauções para garantir que as luzes de locais essenciais, como as de ruas e semáforos, continuem acesas.

Banner explicativo da Hora do Planeta 2022.
Em 26 de março, demonstre sua preocupação pelo planeta aderindo ao movimento a Hora do Planeta.

Em 2021, a Hora do Planeta envolveu 192 países e territórios, com milhões de pessoas espalhando os ideais do movimento por meio das redes sociais. A Hora do Planeta foi um dos assuntos mais comentados em 42 países e gerou 6,7 bilhões de impressões dos posts #HoradoPlaneta nas redes sociais. O vídeo lançado no Brasil teve mais de 12 mil visualizações, e 35 prédios e monumentos apagaram as luzes em 15 cidades brasileiras.

→ A Hora do Planeta 2022 no Brasil

Até o momento, o WWF anunciou que os monumentos confirmados para apagar as luzes na Hora do Planeta 2022 no Brasil são:

  • Cristo Redentor (RJ);

  • Museu do Amanhã (RJ);

  • MAC (RJ);

  • Teatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ);

  • Museu Histórico de Santa Catarina (SC);

  • Chalé da Pedra (Quixadá – CE);

  • Instituto Moreira Salles (sedes do Rio, de São Paulo e do Poços de Caldas);

  • Museu das Minas e dos Metais (MG);

  • Espaço UFMG do Conhecimento (MG).

Como eu posso participar da Hora do Planeta 2022?

  • Desligando as luzes de sua casa, das 20h30 até 21h30, no dia 26 de março.

  • Fazendo menção ao evento nas suas redes sociais, promovendo assim maior divulgação desse importante ato.

  • Postando algo relacionado à Hora do Planeta utilizando as hashtags #ConstruaNossoFuturo, #HoraDoPlaneta, #ConectadoNoPlaneta, #EarthHour ou #Connect2Earth.

  • Baixando banners e cartazes no site do WWF, de maneira gratuita, para ajudar na divulgação.

  • Fezendo sua inscrição no site do WWF para receber todos as novidades do evento. Nas redes sociais do WWF, é possível conferir a programação do evento digital.

Importante: Lembre-se de que a Hora do Planeta é um momento de reflexão sobre nosso impacto na Terra e uma forma de mostrar que nos importamos com o meio ambiente. Entretanto, nossas ações de preservação devem nos acompanhar todos os dias. Sendo assim, utilize esse momento para modificar ou melhorar a forma como você se conecta com o meio em que todos vivemos.

Dicas do WWF para se divertir na Hora do Planeta

Na Hora do Planeta, você pode fazer atividades em sua casa e se divertir, mesmo com as luzes apagadas. Entre as dicas do WWF, estão:

  • acompanhar o festival digital;

  • jogar jogos de cartas e tabuleiro com as pessoas que vivem em sua casa;

  • preparar pipoca e assistir a um filme ou série;

  • fazer um jantar ou lanche à luz de velas;

  • tirar foto à luz de velas ou tentar a técnica “pintura com luzes”, utilizando um tripé e uma câmera em que é possível ajustar a abertura e o tempo de exposição;

  • fazer uma lista de ações que você pode realizar para ajudar o planeta;

  • brincar de sombras ou de caça ao tesouro com as crianças;

  • montar uma barraca utilizando lençóis, travesseiros e almofadas;

  • fazer uma transmissão ao vivo com os amigos e discutir temas relevantes, como o clima, a biodiversidade, a água, os oceanos e os alimentos. 

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

10 dicas importantes para preservar o meio ambiente
Clique aqui e confira dicas importantes para preservar o meio ambiente! Faça sua parte!
Aquecimento global e a biodiversidade
Entenda a relação entre o aquecimento global e a biodiversidade e conheça alguns exemplos de como as mudanças climáticas podem afetar os seres vivos.
Causas da perda de biodiversidade
Conheça as principais causas da perda de biodiversidade e a importância da conservação de espécies.
Cúpula Sobre Mudanças Climáticas
A reunião internacional que visa minimizar o aquecimento global.
Impactos ambientais
Saiba o que são impactos ambientais e conheça suas causas e consequências. Veja os principais impactos ambientais registrados no Brasil e no mundo.
Mudanças climáticas
Amplie seus conhecimentos sobre mudanças climáticas conhecendo melhor o que é esse fenômeno, bem como suas principais causas e consequências para o planeta.
O que é biodiversidade?
Você sabe o que é biodiversidade? Clique aqui, conheça melhor esse conceito e entenda a importância de preservar-se as espécies de um ecossistema.
Os biociclos da Terra
Conheça mais sobre os biociclos que classificam todos os ecossistemas terrestres.
WWF- Fundo Mundial para a natureza
WWF- Fundo Mundial para a natureza, O que é o WWF- Fundo Mundial para a natureza, Quando surgiu o WWF- Fundo Mundial para a natureza, Onde surgiu o WWF- Fundo Mundial para a natureza, Em quantos países atuam o WWF- Fundo Mundial para a natureza, As prioridades do WWF- Fundo Mundial para a natureza.
video icon
"Matemática do Zero | Terno Pitagórico" escrito sobre fundo azul
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Terno Pitagórico
Nessa aula veremos que o terno pitagórico são os triângulos retângulos que possuem as medidas dos lados sendo números inteiros. A ideia dos ternos pitagóricos é facilitar a resolução de questões e diminuir os cálculos aplicando semelhança de triângulos.