Os Tipos de Ambientes
Sendo a biosfera o conjunto de todos os ecossistemas, essa passa a ser constituída necessariamente, considerando apenas os fatores abióticos, por elementos físicos e químicos representados pela totalidade global e interação dos três tipos de ambientes primordiais: a hidrosfera, a atmosfera e a litosfera.
A hidrosfera → camada da Terra formada por água.
Esse ambiente abrange cerca de 70% da superfície do planeta, agregando os estados físicos, sólido e líquido da substância água, desde os oceanos, os rios, os lagos e aqüíferos subterrâneos até as geleiras polares.
A atmosfera → camada da Terra formada por gases.
O ar é o componente principal desse ambiente, composto basicamente por dois tipos de gases (o oxigênio e o nitrogênio), contendo também pequenas frações de vapor d’água, nitrogênio e outros gases como, por exemplo, o dióxido de carbono (importante regulador do clima da Terra, mesmo em pequeno volume).
Sua composição é relativamente homogênea, porém a atmosfera se diferencia em camadas conforme as características térmicas em cada extrato, sendo as seguintes, partindo da superfície da Terra: a troposfera, a estratosfera, a mesosfera e a termosfera.
A litosfera → camada da Terra formada pelas rochas e pelo solo.
Também denominada de crosta terrestre, é um ambiente que constitui a superfície sólida do planeta, formada por componentes mineralógicos com características ígneas, sedimentares e metamórficas, se estendendo desde as altas montanhas às fossas marinhas, tendo suporte nas placas tectônicas.