Ecofisiologia

As transformações ambientais e a fisiologia das espécies.
A Ecofisiologia ou também denominada de Fisiologia Ambiental, caracteriza-se com uma ciência que estuda as adaptações funcionais dos organismos, diante das freqüentes e distintas condições ambientais, drásticas ou gradativas mudanças naturais ou antrópicas provocadas ao meio, causando alterações sobre a biodiversidade.

Este estudo considera o enfoque interativo das espécies, integrando pesquisas não restritas somente à fisiologia, mas correlacionando a evolução, o comportamento dos animais e vegetais, a dispersão e a sistemática, focalizando os variados níveis de organização intimamente dependentes.

Trata-se, portanto de uma disciplina que utiliza tanto a fisiologia comparativa quanto a fisiologia evolutiva para analisar eventos pretéritos, interpretados com minuciosa coerência, possibilitando reconstituição, entendimento do progressivo desenvolvimento ambiental atual e uma possível indagação de prováveis situações posteriores.

Desta forma, as conformações ecológicas determinam alterações nos mecanismos fisiológicos e também morfológicos dos animais e vegetais, durante a história evolutiva dos diferentes clados filogenéticos. Manifestando através das transformações, padrões selecionados e adaptados. Alguns já extintos, e outros ainda existentes.
Publicado por Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca Ribeiro