2. Biologia
  3. Ecologia
  4. Ecofisiologia

Ecofisiologia

A Ecofisiologia ou também denominada de Fisiologia Ambiental, caracteriza-se com uma ciência que estuda as adaptações funcionais dos organismos, diante das freqüentes e distintas condições ambientais, drásticas ou gradativas mudanças naturais ou antrópicas provocadas ao meio, causando alterações sobre a biodiversidade.

Este estudo considera o enfoque interativo das espécies, integrando pesquisas não restritas somente à fisiologia, mas correlacionando a evolução, o comportamento dos animais e vegetais, a dispersão e a sistemática, focalizando os variados níveis de organização intimamente dependentes.

Trata-se, portanto de uma disciplina que utiliza tanto a fisiologia comparativa quanto a fisiologia evolutiva para analisar eventos pretéritos, interpretados com minuciosa coerência, possibilitando reconstituição, entendimento do progressivo desenvolvimento ambiental atual e uma possível indagação de prováveis situações posteriores.

Desta forma, as conformações ecológicas determinam alterações nos mecanismos fisiológicos e também morfológicos dos animais e vegetais, durante a história evolutiva dos diferentes clados filogenéticos. Manifestando através das transformações, padrões selecionados e adaptados. Alguns já extintos, e outros ainda existentes.
As transformações ambientais e a fisiologia das espécies.
Publicado por: Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca Ribeiro
Fauna e flora da Floresta Amazônica
Conheça mais sobre a fauna e flora da Floresta Amazônica clicando aqui! Neste texto abordaremos uma série de espécies encontradas nessa importante floresta tropical.
Anfíbios: animais com ciclo de vida dependente da água.
A relação entre a água e os animais terrestres
A passagem da vida do meio aquático para o terrestre.
Banhado gaúcho
Terras do sul do Brasil: o banhado
Saiba mais sobre esta formação comum dos pampas gaúchos caracterizada por solo não drenado, ambiente úmido e presença de macrófitas aquáticas.
Sociedade dos cupins
Saiba mais sobre os cupins, insetos sociais que vivem no interior do solo e da madeira.