Whatsapp icon Whatsapp

Eutérios

Os eutérios pertencem ao maior grupo da classe dos mamíferos. Eles desenvolvem-se no útero, recebendo nutrientes e oxigênio, e eliminam produtos do metabolismo via placenta.
Lêmure: um animal eutério
Lêmure: um animal eutério

Os animais eutérios pertencem ao maior grupo da classe dos mamíferos, compreendendo aproximadamente cinco mil espécies: aproximadamente 95% dos representantes desta classe, com grande diversidade de adaptações aos mais diferentes tipos de ambientes. Oceanos, águas continentais, espaço aéreo, montanhas, regiões polares, desertos, bosques e savanas são alguns ambientes nos quais podemos encontrá-los.

Também chamados de placentários, estes indivíduos se desenvolvem no interior do útero materno, recebendo nutrientes e oxigênio, e eliminando produtos do metabolismo via placenta.

Ao nascer, apresentam-se embriologicamente mais desenvolvidos que os marsupiais e monotremados. Outro aspecto que diferencia os eutérios destes outros dois grupos de mamíferos é a ausência de cloaca, apresentando ânus e uma abertura para a eliminação de compostos nitrogenados; e a presença de tetas ou mamilos.

Exceto o peixe-boi, tamanduá, preguiça-de-dois-dedos e preguiça-de-três-dedos; todos os representantes placentários possuem sete vértebras cervicais.

Morcegos (Ordem Chiroptera); tamanduás e preguiças (Ordem Pilosa); tatus (Ordem Cingulata) coelhos e lebres (Ordem Lagomorpha); ratos, capivaras, esquilos e porco-espinho (Ordem Rodentia); baleias e golfinhos (Ordem Cetacea); cães, leões e hienas (Ordem Carnivora); rinocerontes, cavalos, antas e zebras (Ordem Perissodactyla); camelos, porcos, veado, boi e carneiros (Ordem Artiodactyla); elefantes (Ordem Proboscidea); peixes-boi (Ordem Sirenia); e lêmures, macacos e seres humanos (Ordem Primates); são apenas alguns poucos representantes deste grupo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Artigos Relacionados

Cobras-cegas e cecílias
Conheça as cobras-cegas e a diferença existente entre elas, serpentes e cobras-de-duas-cabeças.
Mamíferos
Clique aqui e veja quais são as principais características dos mamíferos.
Moluscos
Os moluscos são o segundo filo animal mais diversificado. Clique para conhecer as principais características desse grupo e sua classificação.
Nematelmintos
Filo Nematoda, Invertebrados, Dimorfismo sexual, Bilateralidade corporal, Triblásticos, Pseudocelomados, Protostômios, Nematódeos, Renete, Ascaridíase, Lombriga, Oxiurose, Enterobiose, Higiene pessoal, Endoparasitas.
Subclasse Metatheria
Clique aqui e conheça mais sobre os animais pertencentes à subclasse metatheria, muito conhecidos como marsupiais.
video icon
Escrito"Fator de Van’t Hoff" em fundo laranja ao lado da imagem de Van’t Hoff.
Química
Fator de Van't Hoff
Hoje falaremos de uma “correção” criada pelo físico e químico Jacobus Henricus Van’t Hoff para que possamos analisar os efeitos coligativos em substâncias iônicas, considerando que elas possuem características diferentes das moleculares, pois sofrem dissociação. O fator de Van’t Hoff é a maneira de analisarmos e calcularmos os efeitos coligativos em substâncias iônicas.