Whatsapp icon Whatsapp

Hérnia de disco

A hérnia de disco é um problema que ocorre devido à protusão do núcleo pulposo do disco intervertebral. Ela pode afetar os movimentos do indivíduo e causar dores na coluna.
Rapaz com a mão nas costas após sentir dor, um dos sintomas de hérnia de disco.
Dores nas costas pode ser sinal de hérnia de disco.

Arnia de disco é um problema que afeta a coluna vertebral, mais precisamente os chamados discos intervertebrais, estruturas cartilaginosas localizadas entre as vértebras. Os discos intervertebrais apresentam a função de evitar o atrito entre as vértebras e funcionar como amortecedores.

A hérnia de disco acontece quando ocorre a protusão do núcleo pulposo por meio de rupturas no disco intervertebral. Essa protusão pode causar a compressão de raízes nervosas, provocando dor, fraqueza muscular que atinge o membro acometido, formigamento ou dormência nas mãos e nos pés, dificuldade de locomoção, dificuldade para levantar objetos, entre outros sintomas.

Leia também: Mielite transversa — uma inflamação que acomete a região da medula espinhal

Resumo sobre hérnia de disco

  • A hérnia de disco afeta os discos intervertebrais, estruturas cartilaginosas localizadas entre as vértebras.

  • O disco intervertebral é formado pelo anel fibroso e o núcleo pulposo.

  • A protusão do núcleo pulposo provoca a hérnia de disco.

  • Exames físicos e de imagem ajudam a diagnosticar o problema.

  • O tratamento da hérnia de disco poderá ser conservador ou cirúrgico.

  • A cirurgia é indicada, normalmente, em situações em que os tratamentos conservadores não surtiram efeito.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é hérnia de disco?

A hérnia de disco é um problema de saúde que afeta os discos intervertebrais, estruturas formadas por tecido cartilaginoso e localizadas entre as vértebras, ossos que, em conjunto, formam a nossa coluna vertebral. Os discos intervertebrais atuam evitando o atrito entre esses ossos, reduzindo os desgastes das vértebras. Além disso, os discos intervertebrais atuam como verdadeiros amortecedores.

Cada um dos discos intervertebrais é formado por uma estrutura mais rígida, denominada anel fibroso, e uma região gelatinosa mais interna, denominada núcleo pulposo. A hérnia de disco caracteriza-se pela protusão do núcleo pulposo por meio de rupturas no disco intervertebral. A depender da quantidade de material herniado (que sair do local de origem), poderá ocorrer a compressão das raízes nervosas, levando aos sintomas característicos da hernia de disco.

Geralmente, a região mais acometida pela hérnia de disco é a coluna lombar, porém outras partes da coluna podem também sofrer com essa herniação.

Comparação entre um disco normal e uma hérnia de disco.
A hérnia de disco pode provocar a compressão de raízes nervosas.

O que causa a hérnia de disco?

Diferentes causas podem estar relacionadas com a hérnia de disco. De acordo com o Ministério da Saúde, predisposição genética é a causa de maior importância para a formação de hérnias discais, seguido do envelhecimento, de pouca atividade física e do tabagismo.

Além disso, má postura, carregar objetos muito pesados, levantar objetos de maneira inadequada e esportes de alto impacto podem relacionar-se ao desenvolvimento do problema.

Sintomas da hérnia de disco

A hérnia de disco pode ser assintomática ou provocar sintomas, os quais, muitas vezes, são bastante dolorosos e afetam diretamente o dia a dia de um indivíduo. Ainda, os sintomas variam de acordo com a raiz nervosa que foi comprimida, podendo gerar sintomas como:

  • dor intensa que irradia para o membro cuja raiz nervosa é afetada;

  • fraqueza muscular que atinge o membro acometido;

  • rigidez na nuca;

  • formigamento ou dormência nas mãos e pés;

  • dificuldade para segurar a urina;

  • dificuldade de locomoção;

  • dores nas costas;

  • dificuldade para levantar objetos.

Quando a hérnia de disco atinge a região cervical, percebe-se que a dor inicia-se no pescoço e irradia-se para os braços. Quando atinge a região lombo-sacra, o que se percebe é que a dor começa na lombar e irradia-se para as pernas e nádegas.

Em alguns indivíduos, a dor pode permanecer constante e de baixa intensidade ou então piorar quando o indivíduo realiza alguma atividade. A dor constante e de intensidade baixa é mais comum em idosos. Já a dor que piora com o esforço físico é mais comum em pessoas jovens.

Veja também: Osteoporose — uma doença que acomete principalmente idosos e causa fragilidade nos ossos

Diagnóstico de hérnia de disco

O diagnóstico de hérnia de disco é feito com base na análise dos sintomas apresentados pelo paciente e exames complementares, como ressonância magnética, tomografia e radiografia. A realização desses exames permitirá indicar o local exato da herniação do disco intervertebral e o tamanho da hérnia.

Tratamento da hérnia de disco

O tratamento da hérnia de disco poderá ser conservador ou cirúrgico. No que diz respeito ao tratamento conservador ou não cirúrgico, o médico recomendará o uso de anti-inflamatórios e analgésicos.

Além disso, a realização de fisioterapia e acupuntura poderá ser recomendada, bem como repouso e, em algumas situações, uso de colares de imobilização. De acordo com o Ministério da Saúde, em geral, 90% dos portadores dessas hérnias estão aptos para reassumir suas atividades rotineiras após apenas um mês de tratamento.

A realização de cirurgia, por sua vez, não será recomendada para todos os casos de hérnia. Uma das indicações para cirurgia é quando as técnicas conservadoras não forem suficientes para a solução do problema.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Coluna vertebral
Saiba mais sobre a coluna vertebral, uma haste flexível formada por vértebras que ajuda na sustentação do corpo dos animais vertebrados.
Funções da coluna vertebral
Sustentação, proteção, mobilidade e agilidade da estrutura corporal.
Postura
A postura, o que é postura, a importância da postura, problemas relacionados à má postura, como obter uma boa postura ao sentar, como obter uma boa postura ao deitar, como obter uma boa postura ao levantar, como obter uma boa postura ao ficar de pé.
video icon
Frase "Racismo ambiental" escrita sobre imagem de um bairro pobre
Sociologia
Racismo ambiental
As consequências econômicas atingem as populações vulneráveis de modos diversos, inclusive as populações negras e indígenas. Quer saber mais? Não perca esta videoaula. 

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
Física
Aceleração centrípeta
Qual ação é exercida sobre o vetor velocidade? Descubra!
video icon
AI-5
História
AI-5
Que tal ficar por dentro de um dos Atos Institucionais mais famosos?