Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Anatomia Humana
  4. Hormônios e o sistema genital masculino

Hormônios e o sistema genital masculino

Os hormônios do sistema genital masculino são produzidos nas gônadas masculinas, muito conhecidas como testículos. São os hormônios que determinam as características sexuais secundárias, induzem a formação dos gametas masculinos e promovem o impulso sexual.

É na puberdade, aproximadamente entre os 11 e os 14 anos, que começam a ocorrer as mudanças psicológicas e também fisiológicas no corpo dos meninos. Nessa fase da vida, dois hormônios produzidos pela adeno-hipófise agem sobre os testículos, estimulando a produção de testosterona. Esses hormônios são o hormônio folículo-estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH), também chamados de gonadotrofinas por atuarem sobre as gônadas.

No homem, o hormônio luteinizante também pode ser chamado de hormônio estimulador das células intersticiais (ICSH), porque age estimulando as células intersticiais, ou de Leydig, a produzirem testosterona. A testosterona e os hormônios gonadotróficos FSH e LH atuam juntos na ativação da espermatogênese (produção de espermatozoides).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A testosterona é o principal hormônio masculino. Ela determina o desenvolvimento dos órgãos genitais, a descida dos testículos para a bolsa escrotal e o aparecimento das características sexuais secundárias masculinas, como a distribuição de pelos pelo corpo, engrossamento da voz, desenvolvimento dos músculos e dos ossos, entre outras. Também é a testosterona que induz o amadurecimento dos órgãos genitais, além de promover o impulso sexual.

A testosterona começa a ser produzida ainda na fase embrionária e é a presença dela que determina o desenvolvimento dos órgãos sexuais masculinos. Se houver ausência desse hormônio, ou a falta de receptores compatíveis a ele nas células do embrião, o sexo que se desenvolverá será o feminino.

O principal hormônio do sistema genital masculino é a testosterona
O principal hormônio do sistema genital masculino é a testosterona
Publicado por: Paula Louredo Moraes
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Lista de Exercícios

Questão 1

Um dos principais hormônios masculinos e também o mais conhecido é a testosterona. Essa substância, que está relacionada, entre outras funções, com o aparecimento dos caracteres sexuais secundários masculinos e com o desenvolvimento dos genitais, é produzida:

a) na hipófise.

b) no hipotálamo.

c) no testículo.

d) na próstata.

e) na tireoide.

Questão 2

Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica corretamente o efeito principal provocado pelo hormônio luteinizante no homem.

a) estimular o desenvolvimento do folículo ovariano.

b) estimular a produção de sêmen.

c) estimular a produção de testosterona.

d) estimular o desenvolvimento e maturação dos órgãos genitais.

e) estimular a ereção.

Mais Questões
Assuntos relacionados
A atração sexual, geralmente, está associada à escolha de um parceiro saudável
Atração sexual
Entenda o que é a atração sexual e os diversos fatores que influenciam a escolha de um parceiro sexual, desde as causas físicas até as genéticas.
Sistema reprodutor feminino
Aprenda mais a respeito do sistema reprodutor feminino aqui! Neste texto falaremos a respeito dos principais órgãos desse sistema e suas funções.
O ovócito e os espermatozoides são formados por meio do processo de gametogênese.
Gametogênese
Amplie seus conhecimentos a respeito da gametogênese, processo que leva à formação dos gametas masculinos e femininos. Neste texto, abordaremos os principais pontos da ovogênese e da espermatogênese e a diferença entre esses dois processos. Além disso, resolveremos um exercício a respeito desse importante tema.
A química explica o que sentimos quando estamos apaixonados.
Química do amor
Saiba qual é a "química" do amor e descubra quais substâncias estão envolvidas nesse fascinante e complexo fenômeno.
Os estudos em Fisiologia abordam o funcionamento dos diferentes sistemas
Fisiologia nas provas do Enem
Entenda como é abordada a Fisiologia nas provas do Enem e verifique a resolução de algumas questões presentes nos últimos anos da prova.
Um exemplo de hormônio é a insulina, que garante a entrada de glicose nas células
Hormônios
Entenda o que são hormônios, substâncias produzidas pelas glândulas endócrinas que garantem a homeostase do corpo.
Os testículos são encontrados no interior do saco escrotal
Testículos
Saiba mais sobre os testículos, órgãos do sistema genital masculino responsáveis pela produção de espermatozoides e do hormônio testosterona.
A fecundação é o processo em que o espermatozoide funde-se ao ovócito secundário
Fecundação humana
Entenda como ocorre a fecundação humana, um processo em que o gameta masculino (espermatozoide) funde-se ao gameta feminino (ovócito secundário).
Próstata
A próstata é um órgão importante do sistema reprodutor masculino. Entenda o que é, qual a função e as alterações que ocorrem na próstata clicando aqui.
Espermatozoides
Saiba mais sobre os espermatozoides clicando aqui. Conheça a função dessas células, sua estrutura e sua formação.
Placenta: um importante órgão entre o organismo materno e o feto.
Placenta
Anexo embrionário que realiza trocas de substâncias necessárias ao desenvolvimento do embrião.
A inflamação do apêndice é denominada apendicite
Por que existe o apêndice?
O apêndice humano não possui função alguma. Certo ou errado? Errado! Leia e saiba mais sobre essa pequena região de nosso intestino.
Laringe: um importante órgão respiratório e fonador.
Laringe
A laringe tem tamanho variável, sendo maior em homens, em face da influência de hormônios. Conheça mais sobre esse órgão tão importante.