2. Biologia
  3. Anatomia Humana
  4. Por que existe o apêndice?

Por que existe o apêndice?

As funções biológicas do apêndice contrariam a velha tradição de acreditar que ele é inútil ou apenas existe para desenvolver uma inflamação no organismo.

apêndice cecal, conhecido também pelo nome de apêndice vermiforme, é uma pequena extensão tubular de nosso intestino grosso, de aproximadamente 10 cm, localizada em sua primeira porção.

Ao ser retirado, em casos de apendicite - inflamação desta região que ocorre, em grande parte, devido a um pequeno bloco de fezes endurecidas (fecalito) que o obstrui - aparentemente não compromete em nada a nossa saúde nem nossa vida.

Sendo assim, por que ele existe?

Após anos ser injustamente apontado como uma parte inútil de nosso corpo, estudos revelam que esta delicada parte de nosso intestino serve de abrigo para bactérias que auxiliam o funcionamento deste órgão e promovem o repovoamento em casos de infecção.

Ao contrário do que acredita o senso comum, há bactérias benéficas à nossa vida – tais como estas, que evitam a presença de microorganismos maléficos e auxiliam na quebra de moléculas de alimentos.

No apêndice há, também, uma concentração muito grande de linfócitos – células de defesa que estariam ali, provavelmente, para proteger estes pequenos seres vivos.

A inflamação do apêndice é denominada apendicite
Publicado por: Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
As plaquetas são importantes no processo de coagulação do sangue
Plaquetas
Amplie seus conhecimentos a respeito das plaquetas, estruturas presentes no sangue que são formadas a partir de megacariócitos.
Rins
Conheça mais sobre os rins! Neste texto falaremos a respeito da estrutura desses órgãos, como manter a saúde renal, e conheceremos alguns problemas renais.
O principal hormônio do sistema genital masculino é a testosterona
Hormônios e o sistema genital masculino
Saiba quais são os hormônios produzidos pelo sistema genital masculino.
O sistema urinário, ou excretor, é responsável pela produção da urina
Sistema excretor
Aprenda um pouco mais sobre os componentes do sistema excretor e compreenda algumas de suas características básicas.
Placenta: um importante órgão entre o organismo materno e o feto.
Placenta
Anexo embrionário que realiza trocas de substâncias necessárias ao desenvolvimento do embrião.
Uma pessoa adulta geralmente possui 32 dentes
Dentes
Saiba mais sobre os tipos e a estrutura dos dentes.