Whatsapp icon Whatsapp

Mesentério

O mesentério é uma estrutura que, em 2016, passou a ser considerada um órgão. Apresenta como função a sustentação dos intestinos nos locais adequados.
Os intestinos são mantidos conectados à cavidade abdominal pelo mesentério
Os intestinos são mantidos conectados à cavidade abdominal pelo mesentério

Em 2016, o mesentério foi reclassificado e passou a ser considerado o mais novo órgão do corpo humano. Essa estrutura, já anteriormente conhecida, foi observada detalhadamente, e um estudo publicado permitiu a sua reclassificação.

→ Mas, afinal, qual a função do mesentério e como ele era descrito anteriormente?

O mesentério apresenta a função de manter os intestinos no local adequado. Essa estrutura mantém as alças intestinais conectadas à parede interna da cavidade abdominal, garantindo a fixação, mas permite também a contração e relaxamento das alças. Além de garantir a sustentação, o mesentério é responsável por nutrir e inervar os intestinos delgado e grosso.

Até a sua reclassificação como órgão, o mesentério era descrito como uma membrana revestida por mesotélio nos dois lados. Rico em fibras, o mesentério é constituído por tecido conjuntivo e é semitransparente. Essa propriedade garante que sua observação possa ser feita no microscópio de luz sem a necessidade de realização de cortes anatômicos.

→ Por que reclassificar o mesentério?

John Calvin Coffey e D. Peter O'Leary publicaram uma revisão em 2016 na revista The Lancet Gastroenterology & Hepatology intitulada The mesentery: structure, function, and role in disease”. Nesse trabalho, os pesquisadores demonstraram a necessidade de uma reclassificação, pois o mesentério é contínuo e não é encontrado em apenas algumas porções do intestino, como se acreditava a princípio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O entendimento do mesentério como órgão é extremamente importante porque pode ajudar na compreensão de doenças que atingem o sistema digestório e a cavidade abdominal. Por apresentar uma distribuição contínua por todo o intestino delgado e grosso, acredita-se que o mesentério possa ter relação, por exemplo, com a doença de Crohn e câncer colorretal.

É necessário, com essa descoberta, que se ampliem os estudos a respeito das funções que podem ser atribuídas a esse órgão, que podem ir além das já conhecidas. Conhecendo o funcionamento do mesentério como órgão, é possível desenvolver técnicas que proporcionem tratamentos menos evasivos e até mesmo mais eficientes.

Para acessar o trabalho original de John Calvin Coffey e D. Peter O'Leary, clique aqui!

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Constipação intestinal ou prisão de ventre
Compreenda o que é a constipação intestinal (prisão de ventre), suas principais causas e como o problema pode ser tratado.
Câncer colorretal
Conheça os sintomas do câncer colorretal e saiba como é possível prevenir-se dessa doença.
Intestino delgado
Conheça um pouco mais sobre o intestino delgado e suas principais partes.
Sistema digestório
Amplie seus conhecimentos sobre o sistema digestório. Neste texto, falaremos sobre os órgãos que fazem parte desse sistema e de algumas funções atribuídas a eles.
Síndrome do Intestino Irritável
Neste texto ampliaremos nossos conhecimentos sobre a Síndrome do Intestino Irritável. Saiba suas causas, sintomas, diagnóstico e tratamento.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.