Whatsapp icon Whatsapp

Síndrome do Intestino Irritável

Síndrome do Intestino Irritável (SII) caracteriza-se pelo desenvolvimento de dor e desconforto abdominal acompanhados de alterações de hábito intestinal.
Mulher com as mãos na região do estômago, demonstrando sentir dor
Desconforto abdominal e alterações no hábito intestinal podem indicar Síndrome do Intestino Irritável.

A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é um problema de saúde que se caracteriza pelo desenvolvimento de dor e desconforto abdominal, acompanhados de alterações de hábito intestinal. Em muitos pacientes, observa-se a alternância entre períodos com diarreia ou constipação. Até o momento, as causas de SII não são completamente conhecidas, entretanto, sabe-se que o início dos sintomas pode estar associado com a ingestão de alguns alimentos e alterações psicossomáticas.

O diagnóstico da SII é clínico, e não há nenhum exame específico para se confirmar o problema. O tratamento inclui mudanças no hábito de vida, como adoção de prática de atividades físicas e mudança na dieta.

Leia mais: Sistema digestório — responsável, por exemplo, por eliminar o material que não foi digerido

O que é a Síndrome do Intestino Irritável?

A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é um problema intestinal crônico que se caracteriza por mudanças no hábito intestinal e está associado com dor e/ou desconforto abdominal. Pacientes com SII podem apresentar alternância entre períodos com diarreia e com constipação. Além disso, a SII pode ser acompanha de inchaço, distensão e alterações na defecação. Devido aos sintomas persistirem por vários meses, a síndrome se destaca por afetar diretamente a qualidade de vida dos pacientes. Mulheres estão mais propensas a desenvolverem o problema.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que causa a Síndrome do Intestino Irritável?

A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é caracterizada por sua ausência de causas orgânicas detectáveis, sendo sua fisiopatologia complexa e com muitos aspectos ainda sem definição. Acredita-se que os pacientes com a síndrome apresentem uma hipersensibilidade visceral, a qual pode ser agravada devido à ingestão de alguns alimentos. Além disso, o estresse e outras alterações psicossomáticas podem preceder os sintomas.

Quais são os sintomas da Síndrome do Intestino Irritável?

A Síndrome do Intestino Irritável (SII) apresenta como sintomas principais a dor e o desconforto abdominal acompanhados de mudanças de hábito intestinal. O indivíduo com SII pode apresentar constipação, diarreia ou alternância entre esses dois sintomas. Além disso, o paciente pode apresentar sensação de inflamação abdominal, urgência e evacuação incompleta. Outro sintoma é tenesmo, ou seja, uma vontade intensa de evacuar sem que haja fezes para serem eliminadas.

Vale destacar que pacientes com SII podem apresentar também outros sintomas que não se relacionam com o intestino. Sintomas psicológicos e dificuldade na realização de suas atividades diárias, por exemplo, são condições frequentemente observadas.

Homem sentado com a mão no rosto, demonstrando cansaço e estresse
O estresse está relacionado com o aparecimento de crises da Síndrome do Intestino Irritável.

Como é feito o diagnóstico da Síndrome do Intestino Irritável?

Para diagnosticar a Síndrome do Intestino Irritável (SII), o médico avaliará os sintomas apresentados pelo paciente e seu histórico familiar. Será considerado um caso como suspeito quando o paciente apresentar dor abdominal recorrente (mais de uma vez na semana nos últimos três meses), com início em, pelo menos, seis meses antes do diagnóstico. Não há testes ou exames específicos para diagnosticar a SII, entretanto, a solicitação de alguns exames faz-se necessária para a exclusão de outros diagnósticos.

Leia mais: Hemorragia digestiva — caracteriza-se pela perda de sangue em qualquer órgão do trato digestivo

Como tratar a Síndrome do Intestino Irritável?

Atualmente não existem tratamentos específicos para a Síndrome do Intestino Irritável (SII). Isso se deve, entre outros motivos, ao fato de que a causa do problema não é ainda explicada. Para tratar o paciente com a SII, foca-se nos sintomas por ele apresentado. Alterações na dieta e no estilo de vida, como a adoção da prática de atividades físicas, por exemplo, são recomendadas. Em alguns casos, recomenda-se o uso de probióticos, de alguns medicamentos e acompanhamento psicológico.

Em relação às atividades físicas, elas são importantes, pois melhoram o trânsito intestinal. Mudanças na dieta também importam, pois alguns alimentos podem aumentar as crises, sendo fundamental, portanto, identificá-los.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Ansiedade
Conheça mais sobre ansiedade, um sentimento vivido por várias pessoas no mundo. Neste texto abordaremos o que ela é, seus sintomas e formas de evitar suas crises.
Câncer colorretal
Conheça os sintomas do câncer colorretal e saiba como é possível prevenir-se dessa doença.
Desenvolvimento dos insetos
A metamorfose dos insetos.
Fisiologia da excreção dos animais invertebrados
Os sistemas de eliminação de rejeitos por organismos invertebrados.
Glúten
Glúten, o que é glúten, onde o glúten é encontrado, a composição do glúten, a importância do glúten no preparo de pães e massas, intolerância ao glúten, Doença Celíaca, o glúten em dietas.
Prolactina
Saiba mais sobre este hormônio que é produzido, principalmente, durante a gravidez e na amamentação.
Respiração e circulação dos anelídeos
O transporte de nutrientes e gases através do sistema circulatório.
Sistema digestório
Amplie seus conhecimentos sobre o sistema digestório. Neste texto, falaremos sobre os órgãos que fazem parte desse sistema e de algumas funções atribuídas a eles.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Soma dos ângulos externos de um polígono convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Soma dos ângulos externos de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a fórmula da soma dos ângulos externos de um polígono convexo qualquer e como encontrar a medida de cada ângulo externo.