Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Fisiologia
  4. Osmorregulação nos peixes

Osmorregulação nos peixes

A osmorregulação é importante para evitar, por exemplo, que peixes de água doce absorvam água continuamente e que peixes de água salgada percam-na exageradamente.

A osmorregulação pode ser definida como a capacidade de alguns organismos de controlarem as concentrações de sais nos tecidos a fim de manter a regularidade das atividades necessárias para seu funcionamento. Essa regulação é fundamental para a sobrevivência dos animais.

Imagine, por exemplo, um animal em um ambiente hipertônico. Ele poderia perder água exageradamente por osmose, o que o levaria à morte. O contrário também poderia ocorrer com um animal em um meio hipotônico, pois ele poderia absorver água incansavelmente. A seguir trataremos da osmorregulação em peixes, animais que são encontrados em diferentes ambientes aquáticos com diferentes concentrações de sais, tais como água doce, salgada ou salobra.

Como ocorre a osmorregulação em peixes?

Para manter a concentração adequada de sais nos fluidos corporais, os peixes contam com diferentes estratégias. A seguir trataremos de duas principais formas de osmorregulação realizada pelos peixes marinhos e peixes de água doce:

  • Osmorregulação em peixes ósseos marinhos: Os peixes marinhos vivem em ambientes com uma quantidade de sal superior à quantidade de sal no interior de seu corpo. Para evitar que percam água e que fiquem com excesso de sais no meio interno, eles contam com alguns recursos. Esses animais bebem água do mar e eliminam o excesso de sal. Essa eliminação ocorre por meio da ação de células especiais nas brânquias que, por intermédio de transporte ativo, secretam o excesso de sal. Além disso, esses animais formam uma urina concentrada, sendo fundamental, portanto, o papel dos rins nesse processo.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Osmorregulação em peixes ósseos dulcícolas: Os peixes de água doce encontram um ambiente hipotônico em relação ao seu meio interno e, por isso, devem criar meios que evitem a entrada excessiva de água e que garantam a quantidade de sais necessários. No caso desses animais, as brânquias são altamente permeáveis, permitindo a entrada de íons e água, assim como a passagem de gases, o que garante trocas gasosas. O excesso de água que entra nesses animais é eliminado por meio de uma urina extremamente diluída e abundante, formada em rins eficientes. Já os sais necessários são conseguidos por meio de transporte ativo pelas brânquias e pela alimentação.

Atenção: Peixes cartilaginosos possuem uma concentração elevada de ureia no sangue. Isso faz com que esses animais tenham o meio interno com concentração de solutos semelhante à água do mar (isotônico). Isso faz com que eles não percam água para o meio.

Os peixes apresentam mecanismos que garantem a regulação da quantidade de sais em seu corpo
Os peixes apresentam mecanismos que garantem a regulação da quantidade de sais em seu corpo
Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Assuntos relacionados
Para viver no ambiente aquático, os peixes contam com várias importantes adaptações
Adaptações dos peixes à vida aquática
Conheça as principais adaptações dos peixes à vida aquática e entenda por que esses animais sobrevivem tão bem nesse ambiente.
Osmose é um processo de movimentação da água através de uma membrana semipermeável.
Osmose
Aprenda um pouco mais a respeito da osmose, processo que envolve a movimentação de solvente por uma membrana semipermeável. Neste texto, aprenderemos a definição desse processo e conheceremos como a osmose atua nas células animais e vegetais. Além disso, conheceremos um exemplo de osmose que acontece no nosso dia a dia.
Seres abissais
Peixes abissais
Sobre estes seres que vivem em altas profundidades e podem ser capazes de produzir luz ou mesmo possuir bocas enormes.
Cavalo-marinho: um peixe ósseo actinoperígeo.
Peixes ósseos (osteíctes)
Grupo que abriga a maior quantidade de espécies de peixes.
Hydrolagus matallanasi: peixe ósseo endêmico no Brasil.
Peixes cartilaginosos (condrictes)
Saiba mais sobre os indivíduos da classe dos tubarões, arraias e quimeras.
A piramboia é um peixe pulmonado encontrado na Amazônia e Mato Grosso
Peixes pulmonados
Saiba mais sobre as particularidades únicas que envolvem os peixes pulmonados.
Os peixes são animais exclusivamente aquáticos que apresentam respiração branquial
Peixes
Aprenda mais sobre as características gerais dos peixes, um grupo de vertebrados exclusivamente aquático.