Whatsapp icon Whatsapp

Ossos do membro inferior

Os ossos do membro inferior são fundamentais para garantir a locomoção, equilíbrio e a sustentação do corpo.
Os membros inferiores são responsáveis pela nossa sustentação e equilíbrio
Os membros inferiores são responsáveis pela nossa sustentação e equilíbrio

O esqueleto humano pode ser dividido em duas grandes partes: o esqueleto axial e o apendicular (esse último formado pelos membros). Os membros inferiores, tradicionalmente chamados de pernas, apresentam como funções básicas a locomoção e a sustentação do peso do corpo. Ao garantir a movimentação, esses membros também promovem o equilíbrio.

No total, os membros inferiores são formados por 62 ossos, que estão conectados ao restante do esqueleto pela cintura pélvica. Didaticamente, os ossos desse membro são divididos em quatro grupos principais: ossos do quadril, coxa, perna e pé.

 

Os ossos dos membros inferiores podem ser divididos em quatro grupos: ossos do quadril, coxa, perna e pé
Os ossos dos membros inferiores podem ser divididos em quatro grupos: ossos do quadril, coxa, perna e pé

Ossos do quadril: Formados pelos dois ossos do quadril que se articulam anteriormente ao nível da sínfise púbica e posteriormente com o sacro. Originalmente, cada um desses dois ossos era formado por ossos separados: ílio, o ísquio e o púbis. No adulto, esses ossos fusionam-se e esses nomes são usados para designar suas partes.

Coxa: Essa região é formada pela patela e fêmur, o maior e mais resistente osso do corpo humano. O fêmur dispõe-se de maneira inclinada no corpo, não apresentando, portanto, uma disposição completamente vertical quando o corpo está ereto. Observando os dois fêmures do corpo, podemos perceber que eles possuem um formato leve de V.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A patela, por sua vez, é um osso pequeno que se articula apenas com o fêmur. Sua função é aumentar a ação de alavanca dos músculos do joelho e proteger a articulação dessa região.

Perna: é formada pela tíbia e pela fíbula, sendo o primeiro o maior osso dos dois. A fíbula é o osso mais delgado do organismo e dispõe-se de forma paralela à tíbia.

Observe os ossos que formam o pé
Observe os ossos que formam o pé

Pé: Os ossos dos pés são formados pelos ossos do tarso, metatársicos e falanges. Os ossos do tarso são pequenos e formam um grupo de sete ossos: o calcâneo, tálus, navicular, cuboide, cuneiforme medial, cuneiforme intermédio e cuneiforme lateral. Os ossos metatársicos, por sua vez, são um grupo formado por cinco ossos longos. Por fim, temos as falanges dos pés, que são um grupo de 14 ossos longos.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Cicatrização de fraturas
Descubra como ocorre a cicatrização de fraturas e por que é fundamental procurar um médico após lesionar ossos.
Fraturas
Saiba mais sobre as fraturas, lesões que causam rompimento ou trincamento de um osso.
Ossos do membro superior
Saiba mais sobre como se organizam estes 31 ossos.
Ossos do pé
Conheça quais são os ossos do pé, sua classificação, nomes e também os tipos de articulação presentes nessas estruturas.
video icon
Professora ao lado do texto"Aposto".
Português
Aposto
Aposto é o nome que se dá ao elemento sintático que se junta a outro a título de explicação ou de apreciação. Assista a esta videoaula e aprenda um pouco mais sobre o emprego e a classificação desse termo acessório da oração.