Whatsapp icon Whatsapp

Cicatrização de fraturas

A cicatrização de fraturas é um processo lento que pode levar anos, a depender do osso quebrado e da idade do paciente.
O tecido ósseo possui uma impressionante capacidade de cicatrização
O tecido ósseo possui uma impressionante capacidade de cicatrização

Os ossos apresentam uma importante capacidade de cicatrização. Depois de quebrá-los, seja acidentalmente ou durante um tratamento cirúrgico, eles são capazes de regenerar-se e reparar o dano sofrido. Esse processo, que aparentemente é simples, na realidade envolve diversas células e mediadores químicos.

Como sabemos, o osso é um tecido vivo que está constantemente sofrendo mudanças. Para que ocorra a cicatrização de uma lesão, é fundamental que sejam formadas novas células capazes de ligar uma extremidade à outra (Veja as células que fazem parte do tecido ósseo).

Após uma fratura, forma-se um coágulo nas extremidades dos ossos lesionados em virtude do rompimento de vasos sanguíneos presentes no interior dessas estruturas e da liberação de sangue. Esse coágulo logo é invadido por capilares e fibroblastos, que o transformam em uma massa dura bastante semelhante a uma cartilagem. Essa estrutura é chamada de calo temporário e não é formada por ossos, por isso não é visualizada em exames com raio X. Nessa fase inicial também é observada a presença de osteoclastos, que atuam retirando parte dos ossos quebrados e outros fragmentos.

No calo temporário ocorre uma grande proliferação de células osteogênicas, ou seja, que são capazes de formar os ossos. Os osteoblastos formam então o chamado calo ósseo, que gradativamente vai surgindo em substituição ao calo temporário. Esse novo calo é capaz de evitar que o local da fratura seja movimentado, porém ainda não apresenta a resistência comum de um osso.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Progressivamente esse calo ósseo vai sendo substituído por um osso compacto, processo que pode durar até mesmo um ano, a depender do paciente. Essa substituição pode gerar um excesso de osso no local da fratura, porém logo esse excesso é reabsorvido. Esse processo é chamado de remodelação.

A cicatrização de um osso depende de vários fatores, tais como o tipo do osso fraturado, local onde ele foi lesionado, além, é claro, da idade do paciente. Além desses fatores, a cicatrização perfeita ocorrerá apenas se houver a aproximação precisa das extremidades do osso que sofreu a lesão.

A aproximação das extremidades de uma fratura deve ser feita por um médico, pois só assim serão evitadas complicações mais sérias. Na maioria das vezes, além da aproximação, é necessário o uso de talas e outros materiais para manter o osso perfeitamente alinhado e imobilizado. O tempo de imobilização varia de acordo com o osso lesionado. Ossos pequenos, por exemplo, ficam, em média, três semanas imobilizados, enquanto ossos maiores podem necessitar de um tempo superior a oito semanas.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

A luxação caracteriza-se pelo deslocamento dos ossos de uma articulação
Entorses, fraturas e luxações
Você sabe o que são entorses, fraturas e luxações? Clique aqui e descubra a diferença entre essa três lesões e como se comportar em cada caso!
O esqueleto humano é essencial para a nossa sobrevivência, garantindo, por exemplo, a proteção de órgãos internos.
Esqueleto humano
Amplie seus conhecimentos a respeito do esqueleto humano, uma estrutura formada por ossos e cartilagens que garante a sustentação do corpo.
Os membros inferiores são responsáveis pela nossa sustentação e equilíbrio
Ossos do membro inferior
Conheça os nomes dos ossos do membro inferior, tradicionalmente chamado de perna.
O sistema locomotor é formado pelo sistema muscular e esquelético
Sistema Locomotor
Aprenda um pouco mais sobre as características gerais do sistema locomotor com este texto.
Entre as funções exercidas pelo sistema esquelético, podemos destacar o auxílio no movimento do nosso corpo
Sistema esquelético
Compreenda mais sobre os componentes do sistema esquelético e as suas funções.
Tecido ósseo
Aprenda um pouco mais sobre o tecido ósseo. Conheça as principais características desse tecido. Saiba quais são seus componentes celulares e quais são suas funções.
video icon
Filosofia
Pré-Enem | Metafísica e teoria do conhecimento
O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que devem ser estudados a menos de três meses do exame. Nesta transmissão você assistirá à aula sobre "Metafísica e teoria do conhecimento" com o professor Francisco Porfírio!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.