Whatsapp icon Whatsapp

Partenogênese

A diferença partenogênica mediante indução nutritiva.
A diferença partenogênica mediante indução nutritiva.
A partenogênese refere-se a um tipo de reprodução assexuada de animais em que o embrião se desenvolve de um óvulo sem ocorrência da fecundação.

Alguns tipos de vermes, de insetos e uns poucos animais vertebrados, como certas espécies de peixes, de anfíbios, e de répteis, se reproduzem por partenogênese.

Os machos das abelhas, vespas e formigas surgem pela partenogênese de óvulos não fecundados, portanto são haplóides, enquanto as fêmeas são diplóides.

Entre as abelhas, a partenogênese estabelece relação intra-específica harmônica, havendo cooperação entre os tipos anatômicos de indivíduos: a rainha, as operárias e os zangões, com diferenças genéticas entre si (háplóide e diplóide), influenciando na divisão de trabalho entre estes organismos.

Esta diferenciação se estabelece em conseqüência do tipo de alimento fornecido às formas larvais: zangões haploides são nutridos com mel e pólen, as operárias também recebem mel e pólen, contudo são diplóides e as rainhas, com quandidade cromossômica diploide, são alimentadas com geléia real.
Publicado por Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca Ribeiro

Artigos Relacionados

Código genético
As variadas combinações entre as bases nitrogenadas e a formação dos genes.
Efeito Bombaim – Falso O
Exceção que ocorre em menos de 1% da população.
Hemofilia
A hemofilia é uma doença grave que afeta a coagulação. Clique aqui e entenda o que é essa doença e quais são seus sintomas, diagnóstico e tratamento.
O que é albinismo?
Você sabe o que é o albinismo? Clique aqui e saiba por que e como o albinismo ocorre!
video icon
Texto"Matemática do Zero | Teorema de Tales" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Teorema de Tales
Nessa aula veremos o que é o Teorema de Tales e como resolver exercícios que envolvam esse teorema.