Whatsapp icon Whatsapp

Pênis

O pênis humano é um órgão do sistema reprodutor masculino e é constituído pela uretra e três cilindros de tecido erétil.
O pênis é o órgão masculino relacionado com a reprodução.
O pênis é o órgão masculino relacionado com a reprodução.

O pênis é um importante órgão do sistema genital masculino, sendo ele o responsável por garantir que o espermatozoide seja colocado dentro do corpo da mulher. Além disso, devido ao fato de que a uretra passa pelo interior do pênis, ele também se destaca por ser o órgão por onde a urina passa antes de ser expelida.

→ Anatomia do pênis

O pênis é um órgão do sistema genital masculino que contém a uretra e três colunas de um tecido erétil, o qual recebe essa denominação devido à capacidade de aumentar de tamanho quando se enche de sangue. Essas três colunas são circundadas por tecido subcutâneo, e todo o órgão é recoberto por pele.

Duas das colunas longitudinais de tecido erétil são os chamados corpos cavernosos do pênis e estão localizadas dorsalmente. Cada corpo cavernoso é dividido por pequenos feixes, constituídos por fibras colágenas, elásticas e musculares lisas, formando os espaços cavernosos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A terceira coluna formada por tecido erétil é chamada de corpo esponjoso ou corpo cavernoso da uretra. Essa coluna está disposta ventralmente e é atravessada pela uretra, a qual é rica em glândulas secretoras de muco (glândulas de Littré). No corpo esponjoso, é verificada também a presença de feixes formando espaços, entretanto, esses feixes são mais finos e elásticos. Na porção terminal, observa-se que o corpo esponjoso expande-se e forma a glande do pênis.

Como dito anteriormente, o pênis é revestido por pele. Entretanto, a pele nessa região é mais fina e também mais pigmentada do que aquela presente no restante do corpo. A presença de pelos é observada apenas na base.  Na região terminal do pênis, percebe-se que a pele dobra-se e projeta-se sobre a região da glande do pênis. Essa dobra de pele forma o chamado prepúcio.

Observe as principais regiões do pênis nos momentos de flacidez e de ereção.
Observe as principais regiões do pênis nos momentos de flacidez e de ereção.

→ Ereção

A ereção nada mais é do que o fenômeno que faz com que o pênis fique rígido e ereto. A ereção, que acontece quando há estimulação sexual, é essencial para garantir que o pênis consiga penetrar a vagina durante o ato sexual.

A ereção acontece quando, devido a algum estímulo sexual, ocorre uma estimulação parassimpática que faz com que artérias que suprem o pênis fiquem dilatadas. Isso permite que uma grande quantidade de sangue entre nos espaços cavernosos. Quando os espaços ficam cheios de sangue, comprimem as veias do pênis, fazendo com que o sangue fique no órgão, deixando-o ereto.

Após a ejaculação e orgasmo, a estimulação parassimpática diminui, fazendo com que o pênis volte ao seu estado normal. Vale salientar que, no estado flácido, o fluxo do sangue do pênis é bem pequeno.

Vale destacar que alguns fatores podem dificultar uma ereção, tais como:

  • Consumo de álcool;
  • Uso de drogas;
  • Fatores emocionais;
  • Idade avançada.

Leia também: Camisinha masculina

→ O que é a circuncisão?

Quando observamos o pênis, percebemos a presença de uma pele dobrada sobre a glande, o chamado prepúcio. A circuncisão nada mais é que um procedimento cirúrgico que remove essa pele. Geralmente, esse procedimento é feito por motivos culturais ou como forma de evitar e tratar doenças. A fimose e a balanopostite (inflamação da glande e prepúcio) crônica ou recorrente são recomendações para a realização desse procedimento cirúrgico.

→ O que é a fimose?

A fimose é uma condição que ocorre quando o orifício do prepúcio é muito pequeno. Esse tamanho reduzido dificulta a retração do prepúcio sobre a glande, tornando a limpeza nesse local pouco eficiente. A falta de limpeza favorece o acúmulo de secreções, que podem desencadear infecções. Além disso, essa condição está diretamente relacionada também com o câncer de pênis.

→ Câncer de pênis

O pênis faz parte do sistema genital masculino e deve ser higienizado com atenção.
O pênis faz parte do sistema genital masculino e deve ser higienizado com atenção.

O câncer de pênis é um tipo de tumor considerado raro que atinge, em maior quantidade, homens com idade superior a 50 anos. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), esse tipo de câncer representa 2% de todos os tipos de câncer que atingem o homem.

Dentre os sintomas do câncer do pênis, podemos citar a presença de uma substância branca e pastosa entre a glande e o prepúcio (esmegma), a presença de feridas persistentes na região do pênis e ínguas (linfonodo aumentado) na região da virilha. Vale destacar que a presença desses sintomas não necessariamente significa um câncer, sendo fundamental avaliação médica.

O câncer de pênis está relacionado, entre outros fatores, com má higiene íntima, estreitamento do prepúcio e infecção pelo HPV, mesmo vírus responsável por desencadear câncer de colo do útero em mulheres. Assim sendo, a prevenção dessa doença pode ser conseguida com limpeza adequada, circuncisão e utilização de camisinha em toda relação sexual.

Leia também: HPV

Curiosidade: Você sabia que, diferentemente do pênis humano, o pênis de outros mamíferos como baleias e morsas apresentam osso?

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

A camisinha protege contra diversas doenças sexualmente transmissíveis e contra a gravidez
Camisinha masculina
Aprenda mais sobre a camisinha masculina, como usá-la e os motivos que levam ao seu rompimento.
HPV é um vírus capaz de infectar pele e mucosas.
HPV
Você já ouviu falar em HPV? Clique aqui e saiba mais sobre esse vírus. Neste texto, abordaremos os diferentes tipos de HPV, os sintomas da infecção por esse grupo de vírus, como é o HPV em homens, as formas de transmissão, de tratamento e de prevenção desse vírus. Falaremos também sobre a vacina contra HPV.
Puberdade
Clique aqui e saiba mais sobre a puberdade: quando ela começa, quando termina, o que é puberdade precoce e as modificações que ocorrem no corpo nesse processo.
Sistema reprodutor masculino
Clique aqui para entender melhor o sistema reprodutor masculino, os órgãos que o compõem, bem como as funções por eles desempenhadas.
Uretra
Saiba mais sobre a uretra e sua função, entenda a diferença entre a uretra masculina e feminina e veja o que é uretrite.
video icon
Filosofia
Descolonização do pensamento
Por que falar de descolonização do pensamento? Porque mantemos os grilhões da colonização europeia presos em nossos pulsos por meio da produção intelectual e cultural. Mais que liberdade política, precisamos de liberdade intelectual para perceber que nós, brasileiros, latino-americanos, africanos, asiáticos, também pensamos. Assista ao nosso vídeo para entender melhor o que é descolonização do pensamento!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.