Whatsapp icon Whatsapp

Pombo doméstico (Columba livia)

A superpopulação de pombos urbanos é um problema de saúde pública
A superpopulação de pombos urbanos é um problema de saúde pública

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Columbiformes
Família: Columbidae
Família: Columbinae
Gênero: Columba
Espécie: Columba livia


Os pombos urbanos são originários da Europa, norte da África, Oriente Médio e Ásia. Foram introduzidos no Brasil no século XVI, como animais de estimação e aves domésticas. Adaptaram-se bem às cidades em razão da disponibilidade de alimentos e abrigos.

Esses animais possuem aproximadamente 35 cm de comprimento; bico fino, curto e avermelhado e coloração que varia entre a cor branca e preta.

Vivem em grupos e reproduzem-se aproximadamente cinco vezes ao ano. Cada ninhada tem um ou dois ovos. Estes, em pouco mais de quinze dias, dão origem aos filhotes, que permanecem no ninho por cerca de um mês e podem viver por aproximadamente 5 anos.

Suas fezes, penas e ninhos podem causar entupimento de bueiros, calhas e tubulações, além de contaminação de produtos alimentícios e de água.

Como se alimentam das mais diversas fontes, podem trazer consigo uma gama de patógenos, comprometendo a saúde da população. Há mais de 50 doenças que essas aves podem causar: Criptococose, histoplasmose, ornitose, salmonelose, encefalite, dermatites, alergias respiratórias, doença de Newcastle, aspergilose e tuberculose aviária são alguns exemplos.

Umedecer forros, calhas e outros locais onde há a presença destes animais antes de remover a sujeira, se protegendo com o auxílio de luvas e máscara sobre o nariz e boca, e resguardar os alimentos são as principais medidas a serem tomadas para evitar a contaminação.

Medidas educativas, orientando a população a não alimentar estes indivíduos e tampouco deixar seus lixos expostos; saneamento básico; barreiras físicas, como o uso de telas; e uso de repelentes específicos em muros, telhas e lajes são algumas formas de afastar ou até mesmo reduzir a população de pombos. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Artigos Relacionados

Boi (Bos taurus)
Clique aqui e conheça as diferentes partes do boi que são comercializadas.
Muriqui-do-norte
Veja qual é o maior primata das Américas e aprenda sobre o seu comportamento, dieta, área de ocorrência e principais ameaças.
video icon
Professora ao lado do texto"“De encontro a” ou “ao encontro de”: qual a diferença?"
Português
“De encontro a” ou “ao encontro de”: qual a diferença?
“De encontro a” e “ao encontro de” são expressões que possuem sentidos opostos. Apesar disso, a confusão entre elas é bastante comum. Por isso, nesta videoaula, iremos distinguir as situações em que são empregadas e aprendê-las adequadamente.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.