Whatsapp icon Whatsapp

Quadro de Punnett

O quadro de Punnett foi criado por Reginald Crundall Punnett e é uma boa ferramenta para determinar os genótipos esperados em um cruzamento.
A Genética permite a avaliação dos possíveis genótipos em um cruzamento
A Genética permite a avaliação dos possíveis genótipos em um cruzamento

O quadro de Punnett é, sem dúvidas, uma das principais ferramentas para descobrir os genótipos esperados para um cruzamento. Ele foi criado pelo geneticista inglês Reginald Crundall Punnett (1875-1967) e nada mais é do que uma tabela em que separamos os possíveis gametas de um indivíduo e realizamos as possíveis combinações entre eles.

Construção do quadro de Punnet

Para montar um quadro de Punnet, devemos determinar os gametas, montar o quadro e combinar os gametas. Considere o exemplo a seguir:

Uma espécie de ratos apresenta indivíduos com pelos pretos e pelos brancos. A cor preta é determinada por um alelo dominante B, e a cor branca é determinada pelo alelo recessivo b. Imagine que um rato preto heterozigoto (Bb) cruze com um rato branco (bb). Quais são os genótipos esperados e suas respectivas proporções?

  • Passo 1: Inicialmente devemos determinar os gametas de cada indivíduo. Para isso, utilizaremos a ideia da primeira lei de Mendel, a qual determina que, na formação dos gametas, os genes segregam-se, ocorrendo em dose simples em cada gameta formado. Assim sendo, para o rato preto, espera-se que se formem gametas B e gametas b; o rato branco forma apenas gametas b.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Passo 2: Montar um quadro 3x3. Na primeira linha, colocamos os gametas de um genitor. Os gametas do outro genitor devem ser colocados na primeira coluna. Veja:

Passo 2: quadro de Punnett

  • Passo 3: Completar os espaços com a letra correspondente à linha e coluna desse espaço. Para isso, basta colocar a letra que está à direita do quadro e acima dele. Observe:

Passo 3

  • Passo 4: analisar os genótipos obtidos e suas proporções. Observe que o genótipo Bb ocorreu na proporção de 2/4, ou seja, 50%. O mesmo é observado para bb, que apresentou frequência de 50%. Como o alelo B determina a cor preta e é dominante, 50% dos indivíduos são pretos. O alelo b determina a pelagem branca e só se expressa em homozigose, portanto, 50% dos indivíduos são brancos.

Viu como é simples? Agora basta utilizar o quadro de Punnett para determinar as proporções dos possíveis descendentes de um cruzamento e acertar todas as questões de Genética sobre esse assunto!

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Os genes são porções de DNA contidas nos cromossomos
Genes e cromossomos
Aprenda mais sobre genes e cromossomos, dois conceitos que são relacionados entre si e essenciais para a compreensão dessa parte da Biologia.
Genótipo e fenótipo
Você sabe diferenciar genótipo e fenótipo? Esses dois conceitos são fundamentais para a compreensão da genética. Clique aqui e aprenda mais sobre o tema.
Os cromossomos apresentam genes que determinam nossas características
Homozigoto e heterozigoto
Entenda o significado dos termos homozigoto e heterozigoto e amplie seus conhecimentos em Genética, a ciência que estuda a hereditariedade.
A primeira lei de Mendel nos diz que os descendentes recebem um alelo do par de genes que determina uma característica
Primeira Lei de Mendel
Entenda a primeira lei de Mendel e como Gregor Mendel fez seus experimentos e quais resultados ele obteve.
Para estudar a hereditariedade, Mendel analisou ervilhas
Segunda lei de Mendel
Compreenda o que é a segunda lei de Mendel, também chamada de Lei da Segregação Independente. Neste texto falaremos sobre o enunciado dessa importante lei para a Genética e analisaremos o cruzamento entre ervilhas que auxiliou Gregor Mendel na compreensão da herança de duas ou mais características.
video icon
História
Maias | Civilizações Pré-Colombianas
Assista a nossa videoaula para conhecer a história dos maias. Confira também no nosso canal outras informações sobre as Civilizações Pré-Colombianas.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Matemática
Área da esfera
Clique para aprender a calcular a área da esfera.
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!