2. Biologia
  3. Genética
  4. Homozigoto e heterozigoto

Homozigoto e heterozigoto

Os termos homozigoto e heterozigoto referem-se ao tipo de alelo (forma alternativa de um determinado gene) presente em cromossomos homólogos.

Ao estudar Genética, alguns termos são essenciais para o entendimento do conteúdo. Esse é o caso de homozigoto e heterozigoto, conceitos relacionados com o tipo de alelo existente no indivíduo. No entanto, antes de compreender melhor o que é um organismo homozigoto e heterozigoto, faz-se necessário compreender o que são genes e alelos.

O que são genes e alelos?

Genes são porções do DNA responsáveis pela determinação de nossas características. Eles estão presentes nos cromossomos, os quais se encontram aos pares no organismo. Os pares de cromossomos iguais existentes em nossas células são chamados de cromossomos homólogos.

Quando analisamos os cromossomos homólogos, percebemos que existem genes que ocupam o mesmo lugar, ou lÓcus, nessas estruturas. Esses genes são chamados de alelos, os quais também podem ser definidos como formas alternativas de um gene. Isso significa que os alelos, apesar de estarem relacionados com a mesma característica, podem interferir de maneira diferente.

Existem, portanto, dois alelos para cada característica, que podem ou não ser iguais. É importante frisar ainda que existem alelos que exercem dominância sobre o outro, expressando sua característica mesmo em dose simples Alguns alelos, no entanto, são recessivos e, portanto, só se expressam se estiverem aos pares.

Mas, afinal, o que é um organismo homozigoto e heterozigoto?

Nos cromossomos homólogos, é possível observar genes ocupando o mesmo lócus

Quando falamos que um organismo é homozigoto, estamos dizendo que, para determinada característica, seus alelos são iguais. Isso quer dizer que o alelo está ocorrendo em dose dupla naquele organismo e, consequentemente, os gametas por ele gerados serão iguais.

Quando nos referimos aos organismos heterozigotos, estamos dizendo que, para determinada característica, os alelos apresentam-se diferentes. Por essa razão, na gametogênese, é possível observar a presença de dois gametas distintos.

Como representamos organismos homozigotos e heterozigotos?

Os alelos normalmente são representados por letras, que geralmente são escolhidas a partir da letra inicial da característica recessiva. As letras maiúsculas representam alelos dominantes, e as letras minúsculas representam alelos recessivos.

Imagine, por exemplo, o gene relacionado com a produção de melanina, o qual exerce dominância sobre o alelo que determina a ausência de produção. A ausência de melanina é responsável pela doença conhecida como albinismo. Como essa característica é recessiva, utiliza-se a letra a para representar os alelos. O alelo dominante, portanto, é A, e o recessivo é a. Em organismos homozigotos, temos AA ou aa. Já organismos heterozigotos são Aa.

Os cromossomos apresentam genes que determinam nossas características

Se um organismo apresenta dois alelos iguais em cromossomos homólogos, podemos afirmar que, para um determinado caráter, ele é:

a) dominante.

b) recessivo.

c) letal.

d) homozigoto.

e) heterozigoto.

Ao analisar os gametas de um indivíduo, percebeu-se que eles eram distintos nos alelos para uma determinada característica. Em um gameta, o indivíduo apresentava um alelo dominante e, em outro, um alelo recessivo. Com isso, pode-se concluir que, para aquela característica, o organismo era:

a) epistático.

b) recessivo.

c) homozigoto.

d) letal.

e) heterozigoto.

A pelagem dos labradores é um exemplo de epistasia recessiva
Epistasia
Saiba mais sobre a epistasia, um tipo de interação gênica em que os alelos de um gene inibem ou mascaram a ação de outro gene.
Os alelos letais causam a morte de seu portador
Alelos letais
Descubra o que são alelos letais, aprenda a diferença entre letais completos e semiletais e conheça exemplos de doenças relacionadas com esses alelos.
A Genética permite a avaliação dos possíveis genótipos em um cruzamento
Quadro de Punnett
Entenda o que é o quadro de Punnett e aprenda a utilizar essa importante ferramenta para responder aos exercícios de Genética.
Entender os conceitos básicos de Genética ajuda-nos a resolver atividades relacionadas a essa área
Conceitos básicos de Genética
Conheça alguns conceitos básicos de Genética e descubra que esse conteúdo pode ser muito mais fácil do que você imagina.
O albinismo pode ocorrer em qualquer espécie animal
O que é albinismo?
Você sabe o que é o albinismo? Clique aqui e saiba por que e como o albinismo ocorre!
O DNA é um acido nucleico que se relaciona com a hereditariedade
DNA
Saiba mais sobre o DNA (ácido desoxirribonucleico), um ácido nucleico que garante a transmissão da informação genética de um indivíduo para outro.
Os genes são porções de DNA contidas nos cromossomos
Genes e cromossomos
Aprenda mais sobre genes e cromossomos, dois conceitos que são relacionados entre si e essenciais para a compreensão dessa parte da Biologia.
Mão de uma criança com Síndrome de Down.
Alterações Cromossômicas
Síndromes ocasionadas por mutações cromossômicas.
Os cromossomos são fios de DNA associados a proteínas
Cromossomos
Amplie seus conhecimentos sobre cromossomos e entenda sua classificação!