Citoplasma

Citoplasma é o nome dado à região interna da célula, sendo, na célula eucarionte, localizada entre a membrana plasmática e a membrana do núcleo. Como a célula procarionte não possui núcleo definido, podemos dizer que o citoplasma é sua região interna. O citoplasma é uma região celular importante, sendo observada a ocorrência de diversas reações químicas nela.

Não podemos esquecer-nos ainda de que é no citoplasma que encontramos, em células eucariontes, as chamadas organelas celulares, tais como a mitocôndria e o complexo golgiense. A região localizada entre as organelas é chamada de matriz citoplasmática ou citosol e apresenta consistência gelatinosa.

Leia também: Diferenças entre células procarióticas e eucarióticas

Citoplasma das células eucariontes

O citoplasma nas células eucariontes corresponde ao conteúdo celular localizado entre a membrana plasmática e o núcleo da célula. Nesse local encontram-se várias organelas, tais como  mitocôndrias, lisossomos, retículo endoplasmático e complexo golgiense. No citoplasma são  encontrados também grânulos de glicogênio, inclusões lipídicas e uma rede de proteínas chamada de citoesqueleto.

Entre as organelas celulares, temos a matriz citoplasmática, também conhecida como citosol. No citosol várias moléculas estão dissolvidas, o que lhe confere consistência de gel, sendo composto basicamente por água, porém outras substâncias estão nele dissolvidas, como carboidratos, proteínas, aminoácidos, lipídios e alguns íons.

O citoplasma, em células eucariontes, está localizado entre a membrana plasmática e o núcleo. Na figura, o citoplasma está representado pela cor azul.

É no citoplasma também que observamos a presença do citoesqueleto, uma espécie de rede formada por proteínas. O citoesqueleto é constituído pelos filamentos de actina, microtúbulos e filamentos intermediários. Essa rede complexa de filamentos apresenta variadas funções, das quais podemos destacar a sustentação mecânica da célula, a participação no processo de divisão celular, a organização das organelas dentro da célula, a determinação do formato da célula, e também a movimentação do citoplasma, que pode garantir até mesmo a movimentação de toda a célula.

Funções do citoplasma

O citoplasma está relacionado com diferentes processos, uma vez que nele estão as organelas celulares. Nele muitas reações químicas ocorrem, sendo o local, por exemplo, onde as proteínas são sintetizadas. Vale salientar que, devido à presença do citoesqueleto, o citoplasma está relacionado também com a sustentação mecânica da célula e até mesmo a movimentação de alguns tipos celulares.

Movimentos citoplasmáticos

Os movimentos citoplasmáticos ocorrem devido à ação do citoesqueleto. A seguir, vamos conhecer melhor dois movimentos citoplasmáticos: o movimento ameboide e a ciclose:

• Movimentos ameboides: como o nome indica, podem ser observados, por exemplo, nas amebas. Entretanto, outras células também os realizam, como os leucócitos. Nos movimentos ameboides, observamos o surgimento de extensões celulares chamadas de pseudópodes (do grego, pseudes, falso, e pod, pés), que garantem o deslocamento da célula. Esses pseudópodes surgem devido a interações de filamentos de actina e miosina.
  • Ciclose: é um processo observado nas células vegetais em que se verifica a formação de uma corrente citoplasmática circular no interior da célula. Esse movimento circular ajuda  na distribuição de substâncias dentro da célula. A ciclose ocorre graça a interações de actina e miosina.

Leia mais: Endocitose e exocitose – relacionadas com a captura e eliminação de substâncias, respectivamente

Organelas celulares

Esquema de uma célula vegetal e suas estruturas.

As organelas celulares são estruturas localizadas no interior do citoplasma e que se caracterizam por ser envolvidas por membranas. Devido a essa definição, muitos autores não consideram os ribossomos como organelas, uma vez que não possuem membrana. Outros autores, no entanto, denominam os ribossomos de organelas não membranosas. Considerando-se a definição de estrutura envolvida por membrana, podemos citar:

Caso tenha maior interesse nessas estruturas e suas funções, leia: Organelas celulares.

Nas células eucarióticas, o citoplasma representa a região localizada entre a membrana plasmática e o envoltório nuclear. O material que forma essa região é viscoso, rico em água e íons e recebe o nome de:

a) suco celular.

b) citosol.

c) organela celular.

d) cisterna.

e) líquido intracelular.

Quando observamos o citoplasma de uma célula, percebemos que sua porção mais periférica é mais gelatinosa do que aquela mais interna. Essa região menos fluida é denominada de:

a) plasmalema.

b) ectoplasma.

c) protoplasma.

d) mieloplasma.

e) endoplasma.

Complexo golgiense
Conheça mais a respeito do complexo golgiense clicando aqui. Neste texto abordaremos as principais características dessa organela e suas funções.
Observe a localização do retículo endoplasmático na célula
Retículo endoplasmático
Aprenda as principais características do retículo endoplasmático e entenda a diferença entre seus dois tipos.
Do rudimentar ao moderno microscópio eletrônico.
Como estudar as Células
A observação desde o princípio às técnicas atuais.
As organelas celulares estão localizadas no citoplasma da célula
Organelas celulares
Saiba mais sobre as organelas celulares, estruturas encontradas no interior da célula.
Diferença entre células procarióticas e eucarióticas
Você sabe a diferença entre células procarióticas e eucarióticas? Clique aqui e amplie seus conhecimentos sobre esses dois tipos celulares e conheça suas diferenças.
A descoberta da célula foi fundamental para o rumo dos estudos em Biologia
Descoberta da célula
Conheça como ocorreu a descoberta da célula e entenda o porquê desse termo.
De acordo com a teoria celular, todos os seres vivos são compostos por células
Teoria Celular
Você já ouviu falar a respeito da teoria celular? Clique aqui e descubra por que essa teoria é tão importante para a Biologia!
A terapia gênica visa à modificação de um gene defeituoso por meio da inserção de um gene normal
Terapia gênica
Descubra o que é a terapia gênica e os avanços que essa técnica já proporcionou à Medicina.
As células animais e vegetais são células do tipo eucarionte, ou seja, possuem um núcleo definido.
Diferenças entre célula animal e vegetal
Clique aqui e descubra quais são as diferenças entre a célula animal e a vegetal, dois tipos de células eucariontes, ou seja, células que possuem núcleo definido.
Osmose é um processo de movimentação da água através de uma membrana semipermeável.
Osmose
Aprenda um pouco mais a respeito da osmose, processo que envolve a movimentação de solvente por uma membrana semipermeável. Neste texto, aprenderemos a definição desse processo e conheceremos como a osmose atua nas células animais e vegetais. Além disso, conheceremos um exemplo de osmose que acontece no nosso dia a dia.
A mitose e a meiose são processos de divisão celular.
Mitose e meiose
Conheça as principais diferenças entre a mitose e a meiose, os dois processos de divisão celular que ocorrem nas células eucariontes.