Citoplasma
Citoplasma é o nome dado à região interna da célula, sendo, na célula eucarionte, localizada entre a membrana plasmática e a membrana do núcleo. Como a célula procarionte não possui núcleo definido, podemos dizer que o citoplasma é sua região interna. O citoplasma é uma região celular importante, sendo observada a ocorrência de diversas reações químicas nela.
Não podemos esquecer-nos ainda de que é no citoplasma que encontramos, em células eucariontes, as chamadas organelas celulares, tais como a mitocôndria e o complexo golgiense. A região localizada entre as organelas é chamada de matriz citoplasmática ou citosol e apresenta consistência gelatinosa.
Leia também: Diferenças entre células procarióticas e eucarióticas
Citoplasma das células eucariontes
O citoplasma nas células eucariontes corresponde ao conteúdo celular localizado entre a membrana plasmática e o núcleo da célula. Nesse local encontram-se várias organelas, tais como mitocôndrias, lisossomos, retículo endoplasmático e complexo golgiense. No citoplasma são encontrados também grânulos de glicogênio, inclusões lipídicas e uma rede de proteínas chamada de citoesqueleto.
Entre as organelas celulares, temos a matriz citoplasmática, também conhecida como citosol. No citosol várias moléculas estão dissolvidas, o que lhe confere consistência de gel, sendo composto basicamente por água, porém outras substâncias estão nele dissolvidas, como carboidratos, proteínas, aminoácidos, lipídios e alguns íons.
É no citoplasma também que observamos a presença do citoesqueleto, uma espécie de rede formada por proteínas. O citoesqueleto é constituído pelos filamentos de actina, microtúbulos e filamentos intermediários. Essa rede complexa de filamentos apresenta variadas funções, das quais podemos destacar a sustentação mecânica da célula, a participação no processo de divisão celular, a organização das organelas dentro da célula, a determinação do formato da célula, e também a movimentação do citoplasma, que pode garantir até mesmo a movimentação de toda a célula.
Funções do citoplasma
O citoplasma está relacionado com diferentes processos, uma vez que nele estão as organelas celulares. Nele muitas reações químicas ocorrem, sendo o local, por exemplo, onde as proteínas são sintetizadas. Vale salientar que, devido à presença do citoesqueleto, o citoplasma está relacionado também com a sustentação mecânica da célula e até mesmo a movimentação de alguns tipos celulares.
Movimentos citoplasmáticos
Os movimentos citoplasmáticos ocorrem devido à ação do citoesqueleto. A seguir, vamos conhecer melhor dois movimentos citoplasmáticos: o movimento ameboide e a ciclose:
- Movimentos ameboides: como o nome indica, podem ser observados, por exemplo, nas amebas. Entretanto, outras células também os realizam, como os leucócitos. Nos movimentos ameboides, observamos o surgimento de extensões celulares chamadas de pseudópodes (do grego, pseudes, falso, e pod, pés), que garantem o deslocamento da célula. Esses pseudópodes surgem devido a interações de filamentos de actina e miosina.
- Ciclose: é um processo observado nas células vegetais em que se verifica a formação de uma corrente citoplasmática circular no interior da célula. Esse movimento circular ajuda na distribuição de substâncias dentro da célula. A ciclose ocorre graça a interações de actina e miosina.
Leia mais: Endocitose e exocitose – relacionadas com a captura e eliminação de substâncias, respectivamente
Organelas celulares
As organelas celulares são estruturas localizadas no interior do citoplasma e que se caracterizam por ser envolvidas por membranas. Devido a essa definição, muitos autores não consideram os ribossomos como organelas, uma vez que não possuem membrana. Outros autores, no entanto, denominam os ribossomos de organelas não membranosas. Considerando-se a definição de estrutura envolvida por membrana, podemos citar:
- Mitocôndrias: nelas ocorre a respiração celular;
- Complexo golgiense: relacionado com a secreção celular;
- Retículo endoplasmático: pode ser dividido em duas porções, o retículo endoplasmático liso e o retículo endoplasmático rugoso. Uma função atribuída ao rugoso é a produção de proteínas, e o liso está envolvido com processos como desintoxicação e síntese de proteínas;
- Lisossomo: responsável pela digestão intracelular;
- Peroxissomo: apresenta uma série de funções metabólicas, atuando, por exemplo, na oxidação de moléculas tóxicas.
- Cloroplasto (célula vegetal): relacionado com a fotossíntese;
- Vacúolo central ou vacúolo de suco celular (célula vegetal): relacionado com várias funções, como armazenamento e controle do pH celular.
Caso tenha maior interesse nessas estruturas e suas funções, leia: Organelas celulares.