Whatsapp icon Whatsapp

Citoplasma

Citoplasma é o nome dado à região interna da célula, sendo, na célula eucarionte, localizada entre a membrana plasmática e a membrana do núcleo. Como a célula procarionte não possui núcleo definido, podemos dizer que o citoplasma é sua região interna. O citoplasma é uma região celular importante, sendo observada a ocorrência de diversas reações químicas nela.

Não podemos esquecer-nos ainda de que é no citoplasma que encontramos, em células eucariontes, as chamadas organelas celulares, tais como a mitocôndria e o complexo golgiense. A região localizada entre as organelas é chamada de matriz citoplasmática ou citosol e apresenta consistência gelatinosa.

Leia também: Diferenças entre células procarióticas e eucarióticas

Citoplasma das células eucariontes

O citoplasma nas células eucariontes corresponde ao conteúdo celular localizado entre a membrana plasmática e o núcleo da célula. Nesse local encontram-se várias organelas, tais como  mitocôndrias, lisossomos, retículo endoplasmático e complexo golgiense. No citoplasma são  encontrados também grânulos de glicogênio, inclusões lipídicas e uma rede de proteínas chamada de citoesqueleto.

Entre as organelas celulares, temos a matriz citoplasmática, também conhecida como citosol. No citosol várias moléculas estão dissolvidas, o que lhe confere consistência de gel, sendo composto basicamente por água, porém outras substâncias estão nele dissolvidas, como carboidratos, proteínas, aminoácidos, lipídios e alguns íons.

O citoplasma, em células eucariontes, está localizado entre a membrana plasmática e o núcleo. Na figura, o citoplasma está representado pela cor azul.
O citoplasma, em células eucariontes, está localizado entre a membrana plasmática e o núcleo. Na figura, o citoplasma está representado pela cor azul.

É no citoplasma também que observamos a presença do citoesqueleto, uma espécie de rede formada por proteínas. O citoesqueleto é constituído pelos filamentos de actina, microtúbulos e filamentos intermediários. Essa rede complexa de filamentos apresenta variadas funções, das quais podemos destacar a sustentação mecânica da célula, a participação no processo de divisão celular, a organização das organelas dentro da célula, a determinação do formato da célula, e também a movimentação do citoplasma, que pode garantir até mesmo a movimentação de toda a célula.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Funções do citoplasma

O citoplasma está relacionado com diferentes processos, uma vez que nele estão as organelas celulares. Nele muitas reações químicas ocorrem, sendo o local, por exemplo, onde as proteínas são sintetizadas. Vale salientar que, devido à presença do citoesqueleto, o citoplasma está relacionado também com a sustentação mecânica da célula e até mesmo a movimentação de alguns tipos celulares.

Movimentos citoplasmáticos

Os movimentos citoplasmáticos ocorrem devido à ação do citoesqueleto. A seguir, vamos conhecer melhor dois movimentos citoplasmáticos: o movimento ameboide e a ciclose:

  • Movimentos ameboides: como o nome indica, podem ser observados, por exemplo, nas amebas. Entretanto, outras células também os realizam, como os leucócitos. Nos movimentos ameboides, observamos o surgimento de extensões celulares chamadas de pseudópodes (do grego, pseudes, falso, e pod, pés), que garantem o deslocamento da célula. Esses pseudópodes surgem devido a interações de filamentos de actina e miosina.
  • Ciclose: é um processo observado nas células vegetais em que se verifica a formação de uma corrente citoplasmática circular no interior da célula. Esse movimento circular ajuda  na distribuição de substâncias dentro da célula. A ciclose ocorre graça a interações de actina e miosina.

Leia mais: Endocitose e exocitose – relacionadas com a captura e eliminação de substâncias, respectivamente

Organelas celulares

Esquema de uma célula vegetal e suas estruturas.
Esquema de uma célula vegetal e suas estruturas.

As organelas celulares são estruturas localizadas no interior do citoplasma e que se caracterizam por ser envolvidas por membranas. Devido a essa definição, muitos autores não consideram os ribossomos como organelas, uma vez que não possuem membrana. Outros autores, no entanto, denominam os ribossomos de organelas não membranosas. Considerando-se a definição de estrutura envolvida por membrana, podemos citar:

Caso tenha maior interesse nessas estruturas e suas funções, leia: Organelas celulares.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Descoberta da célula
Conheça como ocorreu a descoberta da célula e entenda o porquê desse termo.
Diferenças entre célula animal e vegetal
Clique aqui e descubra quais são as diferenças entre a célula animal e a vegetal, dois tipos de células eucariontes, ou seja, células que possuem núcleo definido.
Mitose e meiose
Conheça as principais diferenças entre a mitose e a meiose, os dois processos de divisão celular que ocorrem nas células eucariontes.
Osmose
Aprenda um pouco mais a respeito da osmose, processo que envolve a movimentação de solvente por uma membrana semipermeável. Neste texto, aprenderemos a definição desse processo e conheceremos como a osmose atua nas células animais e vegetais. Além disso, conheceremos um exemplo de osmose que acontece no nosso dia a dia.
Teoria Celular
Você já ouviu falar a respeito da teoria celular? Clique aqui e descubra por que essa teoria é tão importante para a Biologia!
Terapia gênica
Descubra o que é a terapia gênica e os avanços que essa técnica já proporcionou à Medicina.
video icon
Professor ao lado do escrito "Qual a diferença entre discurso e texto?".
Português
Qual a diferença entre discurso e texto?
Todo texto é um discurso. Mas e o contrário? Todo discurso é um texto? Nesta aula vamos acabar de vez com essa confusão e deixar bem claro quem é quem no universo textual.