Whatsapp icon Whatsapp

Sono

O sono é um estado fisiológico complexo que pode ser dividido em duas fases principais que se alternam: o sono REM e NREM.
O sono pode ser dividido em duas fases: REM e NREM
O sono pode ser dividido em duas fases: REM e NREM

O sono, que é um estado fisiológico complexo que não pode ser evitado, não é resultado de uma atividade cerebral reduzida, mas sim um estado de consciência diferenciado. Durante o sono, a pessoa não apresenta movimentos propositais e seus olhos podem estar fechados ou entreabertos. O indivíduo também não apresenta resposta a alguns estímulos auditivos, visuais ou mesmo dolorosos, que deverão possuir maior intensidade para serem percebidos.

O sono, além de ser um momento extremamente relaxante, é um processo vital para nosso organismo. Sem ele, nosso organismo passaria a apresentar problemas graves, como prejuízos à capacidade de memorização, cognição e desempenho motor, além de irritabilidade, cansaço, dores de cabeça, visão turva e alterações no metabolismo. Estima-se que, a cada 24 horas sem dormir, uma pessoa diminua em 25% sua capacidade de realizar trabalho mental. Em experimentos com outros animais, a privação do sono causou a morte deles em poucos dias, o que comprova a importância de uma boa noite de sono.

O sono pode ser dividido em duas fases distintas: REM (Movimentos Oculares Rápidos) e NREM (Sem Movimentos Oculares Rápidos). O sono REM apresenta apenas um estágio, enquanto o NREM apresenta quatro estágios de sono diferentes. Observe a seguir as principais características dessas duas fases do sono:

- Sono NREM - representa aproximadamente 75% do sono de uma pessoa e é considerado um sono fisiologicamente tranquilo, com baixa frequência cardíaca e respiratória. Nessa fase, observa-se um aumento da atividade parassimpática e, no decorrer de cada estágio, ocorrem alterações nos níveis de consciência. No estágio quatro, por exemplo, o indivíduo encontra-se profundamente relaxado e alheio ao mundo ao seu redor, enquanto no estágio um o sono apresenta-se muito leve, sendo considerado um período de transição entre o estado de vigília e sono.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Sono REM - só ocorre após um período de sono NREM e apresenta uma série de alterações fisiológicas, como frequência cardíaca e respiratória elevadas, assim como a pressão arterial e o fluxo sanguíneo cerebral. Nesse sono, ocorrem atividades cerebrais importantes para a memória e o aprendizado. Muito semelhante à vigília, esse sono representa 25% do total do sono de um indivíduo e é a fase em que ocorrem os sonhos.

O sono de uma pessoa está organizado em ciclos, nos quais os estágios REM e NREM alternam-se, sendo o sono NREM encontrado, normalmente, na primeira metade do período de sono. Em média, por noite, uma pessoa apresenta cinco desses ciclos, que podem ser influenciados pela idade, temperatura, doenças e uso de determinados medicamentos.

A seguir, veja algumas dicas para ter uma melhor qualidade de sono:

- Ter horários regulares para dormir e acordar, mesmo nos finais de semana;

- Durma sempre em locais limpos, escuros, frescos e livres de barulhos. Comprar um bom colchão e travesseiro também é fundamental;

- Tente criar uma rotina relaxante antes da hora de dormir. Um bom banho e ouvir música podem ajudar a melhorar o sono;

- Procure não ingerir refrigerantes, café e álcool perto do horário de dormir. Comer perto desse horário também deve ser evitado, assim como fumar;

- Evite ficar na cama quando não está com sono;

- Não use medicamentos para dormir sem prescrição médica.

Curiosidade: Você sabia que o ser humano gasta em média um terço da sua vida dormindo?

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

A prática de exercícios é vital para a qualidade do sono
A importância dos exercícios para o sono
Como podemos melhorar nossa qualidade de vida?
A Apnéia do Sono consiste no bloqueio do fluxo de ar durante o sono.
Apnéia do Sono
Apnéia do Sono, o que é Apnéia do Sono, sintomas da Apnéia do Sono, diagnóstico da Apnéia do Sono, tratamento da Apnéia do Sono, doenças, distúrbios, problemas de saúde.
Uma boa noite de sono é imprescindível para acordarmos bem e dispostos
Como ter uma boa noite de sono
Clique e confira algumas dicas para ter uma boa noite de sono.
Mosca que transmite a doença do sono
Doença do sono
Conheça a doença do sono, tipos, sintomas e prevenção
Gregor Mendel: o
Genética
Aqui você encontrará textos relacionados à descoberta e aos mecanismos da hereditariedade.
A pineal é uma pequena glândula conhecida desde a Antiguidade. No passado, era muito estudada por filósofos que a associavam com funções metafísicas.
Glândula pineal
Você sabe o que é a glândula pineal? Clique aqui e conheça mais sobre essa glândula endócrina e o hormônio por ela produzido.
Detalhes como a iluminação podem causar sonolência durante a leitura
Ler dá sono?
Alguma vez você já ficou com sono ao ler um livro? Clique aqui e descubra por que, às vezes, ler dá sono!
Por que dormimos?
O agente do sono
Como funciona o sono? Existem pesquisas relacionadas com esse assunto, confira!
Depois de um dia de estudo, nada melhor do que dormir!
Sono e o aprendizado
A importância de uma boa noite de sono para o aprendizado.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas