Whatsapp icon Whatsapp

Tecidos condutores

Os tecidos condutores garantem o transporte de substância pelo corpo do vegetal. Esses tecidos podem ser classificados em dois tipos: xilema e floema.
Os tecidos condutores são o xilema e o floema
Os tecidos condutores são o xilema e o floema

Os tecidos condutores são os tecidos vegetais que apresentam como função primordial conduzir água e outras substâncias para todo o corpo da planta. A condução de substâncias ocorre por meio de dois tipos de tecido: o floema e o xilema. Tanto o xilema quanto o floema são contínuos pelos órgãos vegetais, formando um verdadeiro sistema de condução.

O xilema e o floema podem ser primários ou secundários. Os primários são formados a partir do procâmbio, e os secundários são formados a partir do meristema lateral denominado de câmbio vascular. Os tecidos condutores primários estão organizados no sistema axial (paralelo ao maior eixo do órgão), e os tecidos condutores secundários estão organizados no sistema axial e radial (dispostos na horizontal).

Xilema

O xilema é o tecido responsável por garantir o transporte de água e sais minerais para todas as partes da planta. Além de garantir o transporte, esse tecido armazena substâncias e garante também sustentação ao corpo do vegetal.

Esse tecido é considerado complexo, uma vez que é formado por diferentes tipos celulares. Além dos elementos condutores, o xilema é formado também por células parenquimáticas e fibras, por exemplo.

Os elementos do xilema responsáveis pela condução podem ser de dois tipos: traqueides e elementos de vaso. Esses dois tipos celulares não possuem protoplasto vivo na maturidade, característica essa que favorece o transporte de substâncias. As traqueides são elementos imperfurados, e os elementos de vaso destacam-se pela presença de placas de perfuração (aberturas nas paredes).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Analisando os grupos de planta, percebemos que as traqueides são encontradas em gimnospermas e em grupos de angiospermas mais primitivos. Os elementos de vaso, por sua vez, estão nas angiospermas e também aparecem em alguns grupos mais evoluídos de gimnospermas.

Floema

O floema conduz material orgânico e inorgânico, tais como aminoácidos, hormônios, sacarose e ácidos nucleicos. O transporte dessas substâncias ocorre no sentido do órgão produtor para o órgão consumidor.

O floema, assim como o xilema, é um tecido complexo em virtude da presença de diferentes tipos celulares. Além dos elementos responsáveis pela condução, há células parenquimáticas, fibras e esclereídes. Entre as células parenquimáticas, destacam-se as células companheiras, que parecem ter relação com a distribuição de substâncias do tubo crivado.

As células condutoras do floema são de dois tipos: células crivadas e elementos de tubo crivado. Essas células possuem áreas crivadas (com poros), são vivas e não apresentam núcleo na maturidade. As células crivadas apresentam áreas crivadas em todas as paredes, e os elementos de tubo crivado apresentam placas crivadas (com poros maiores) nas paredes terminais e áreas crivadas nas laterais.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Absorção de água e nutrientes
Entenda como ocorre a absorção de água e nutrientes pela planta e conheça o caminho que essas substâncias percorrem até o xilema.
Condução das seivas
Conheça como funciona a condução de seiva bruta e elaborada para todas as partes da planta.
Etileno
Descubra os efeitos do etileno em um vegetal e como esse gás pode ser usado economicamente.
Fotossíntese
Que tal aprender sobre fotossíntese, o processo que ocorre em plantas, principalmente nas folhas, e em outros organismos? Entenda seu funcionamento e sua importância!
Nastia
Saiba porque certas plantas carnívoras se fecham ao terem contato de suas presas.
Tecidos condutores: xilema e floema
Sobre estes dois tecidos condutores, responsáveis pelo transporte e distribuição de substâncias na planta: suas características, suas células e tipos de condução.
Teoria de Dixon
O processo e fatores relevantes no transporte de substâncias nos capilares condutores de seiva bruta.
Vasos Condutores de Seiva: Lenho e Líber
Feixes de vasos condutores de seiva: bruta e elaborada.
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Moda e Mediana" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Moda e Mediana
Nessa aula veremos como calcular a moda e a mediana de uma amostra. Mosrarei que a moda é o elemento que possui maior frequência e que uma amostra pode ter mais de uma moda ou não ter moda. Posteriormente, veremos que para calcular a mediana devemos montar o hall (organizar em ordem a amostra) e verificar a quantidade de termos dessa amostra.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.