Whatsapp icon Whatsapp

Teoria Celular

Segundo a teoria celular, todos os organismos são formados por células e estas surgem apenas por divisão de células preexistentes.
De acordo com a teoria celular, todos os seres vivos são compostos por células
De acordo com a teoria celular, todos os seres vivos são compostos por células

Nos dias atuais parece clara a existência de células formando os seres vivos, entretanto, somente com a invenção do microscópio essa ideia passou a ser difundida. Em 1665, Hooke apresentou um livro em que o termo célula foi utilizado pela primeira vez. Nesse trabalho ele falou a respeito da análise de fatias de cortiça onde observou pequenos compartimentos, os quais ele chamou de célula.

Apesar de Hooke ter observado apenas as paredes celulares de células mortas e não ter tido a possibilidade de ver o quanto essa estrutura era complexa, esse trabalho foi essencial para impulsionar os estudos dessa área da Biologia. Após o estudo de Hooke, vários outros tentaram entender essa estrutura tão pequena que fazia parte da composição dos seres vivos. Dentre esses trabalhos, destacaram-se o de Anton van Leeuwenhoek, que analisou protozoários, bactérias, espermatozoides e outras células isoladas.

Diante dos variados trabalhos e descobertas nesse campo, T. Schwann e M. Schleiden afirmaram, em trabalhos diferentes, que todos os seres vivos são formados por células. Essa ideia constitui a base da conhecida teoria celular.

Essa ideia foi aceita por muitos pesquisadores, incluindo o patologista R. Virchow. Esse cientista afirmou que toda célula surgia de outra preexistente e resumiu seu pensamento em uma frase bastante conhecida: “Omnis cellula ex cellula”, que quer dizer “toda célula se origina de outra célula”. Vale destacar, no entanto, que Virchow fez essa observação sem ter conhecimento a respeito dos processos de mitose.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As ideias de Schwann e Schleiden foram complementadas pelas ideias de Virchow, o que resultou na formação da Teoria Celular, que se apoia em três pilares:

- Todas as formas vivas são constituídas por uma ou mais células e pelas estruturas que por elas são produzidas;

- As células são as unidades morfológicas e funcionais dos seres vivos;

- Toda célula origina-se de uma célula preexistente, ou seja, elas sofrem divisão.

Observe que a primeira afirmativa poderia causar certa confusão em relação aos vírus, uma vez que esses organismos são seres acelulares. Isso se deve ao fato de que, quando a teoria foi criada, não se tinha conhecimento sobre a existência dos vírus. Entretanto, é importante destacar que, apesar de não serem formados por células, necessitam dela para a realização de sua reprodução e metabolismo.

A Teoria Celular é a base da Biologia Celular e uma das mais importantes afirmações de toda a Biologia. Percebe-se, portanto, que conhecer a célula e seu funcionamento é fundamental para compreender a vida e, consequentemente, a ciência que a estuda.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Citoplasma
Quer conhecer mais sobre o citoplasma? Clique aqui e conheça as principais características do citoplasma e as funções por ele desempenhadas.
Cloroplasto
Clique aqui e conheça os cloroplastos, organelas presentes em células vegetais e das algas. Saiba quais são suas funções e como é sua estrutura
Camilo Golgi – Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia em 1906
Complexo Golgiense
Clique aqui e compreenda em que consiste o Complexo de Golgi.
O DNA, ou ácido desoxirribonucleico, é um tipo de ácido nucleico
Constituição dos ácidos nucleicos
Você já se perguntou qual é a constituição dos ácidos nucleicos? Clique aqui e descubra a resposta para essa pergunta.
Célula animal
Amplie seus conhecimentos sobre célula animal por meio deste texto. Conheça suas características e as estruturas que a diferenciam de uma célula vegetal.
A célula eucarionte animal.
Célula eucarionte
Clique aqui e aprenda mais sobre a célula eucarionte. Confira as características dessa célula e entenda o que a diferencia da célula procarionte.
A descoberta da célula foi fundamental para o rumo dos estudos em Biologia
Descoberta da célula
Conheça como ocorreu a descoberta da célula e entenda o porquê desse termo.
Diferença entre células procarióticas e eucarióticas
Você sabe a diferença entre células procarióticas e eucarióticas? Clique aqui e amplie seus conhecimentos sobre esses dois tipos celulares e conheça suas diferenças.
As células animais e vegetais são células do tipo eucarionte, ou seja, possuem um núcleo definido.
Diferenças entre célula animal e vegetal
Clique aqui e descubra quais são as diferenças entre a célula animal e a vegetal, dois tipos de células eucariontes, ou seja, células que possuem núcleo definido.
Os ácidos nucleicos foram, a princípio, identificados no núcleo das células
Estrutura dos ácidos nucleicos
Conheça os ácidos nucleicos, seus tipos, estrutura e constituição.
O lisossomo é uma estrutura esférica rica em enzimas.
Lisossomo
Amplie seus conhecimentos sobre o lisossomo por meio deste texto. Nele, exploraremos as características dessa organela, sua função e onde pode ser encontrada.
Escherichia coli
Procariontes
Organismos unicelulares com organização citoplasmática rudimentar.
A respiração anaeróbia dos atletas maratonistas e a exaustão muscular (fermentação lática).
Respiração Anaeróbia
Um menor rendimento energético para o funcionamento celular.
video icon
Português
Dona Flor e seus dois maridos I Análise literária
Assista a nossa videoaula para conhecer um pouco mais da obra Dona Flor e seus dois maridos, romance do importante escritor brasileiro Jorge Amado. Confira nossa análise!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas