Teoria Celular

Segundo a teoria celular, todos os organismos são formados por células e estas surgem apenas por divisão de células preexistentes.
De acordo com a teoria celular, todos os seres vivos são compostos por células

Nos dias atuais parece clara a existência de células formando os seres vivos, entretanto, somente com a invenção do microscópio essa ideia passou a ser difundida. Em 1665, Hooke apresentou um livro em que o termo célula foi utilizado pela primeira vez. Nesse trabalho ele falou a respeito da análise de fatias de cortiça onde observou pequenos compartimentos, os quais ele chamou de célula.

Apesar de Hooke ter observado apenas as paredes celulares de células mortas e não ter tido a possibilidade de ver o quanto essa estrutura era complexa, esse trabalho foi essencial para impulsionar os estudos dessa área da Biologia. Após o estudo de Hooke, vários outros tentaram entender essa estrutura tão pequena que fazia parte da composição dos seres vivos. Dentre esses trabalhos, destacaram-se o de Anton van Leeuwenhoek, que analisou protozoários, bactérias, espermatozoides e outras células isoladas.

Diante dos variados trabalhos e descobertas nesse campo, T. Schwann e M. Schleiden afirmaram, em trabalhos diferentes, que todos os seres vivos são formados por células. Essa ideia constitui a base da conhecida teoria celular.

Essa ideia foi aceita por muitos pesquisadores, incluindo o patologista R. Virchow. Esse cientista afirmou que toda célula surgia de outra preexistente e resumiu seu pensamento em uma frase bastante conhecida: “Omnis cellula ex cellula”, que quer dizer “toda célula se origina de outra célula”. Vale destacar, no entanto, que Virchow fez essa observação sem ter conhecimento a respeito dos processos de mitose.

As ideias de Schwann e Schleiden foram complementadas pelas ideias de Virchow, o que resultou na formação da Teoria Celular, que se apoia em três pilares:

- Todas as formas vivas são constituídas por uma ou mais células e pelas estruturas que por elas são produzidas;

- As células são as unidades morfológicas e funcionais dos seres vivos;

- Toda célula origina-se de uma célula preexistente, ou seja, elas sofrem divisão.

Observe que a primeira afirmativa poderia causar certa confusão em relação aos vírus, uma vez que esses organismos são seres acelulares. Isso se deve ao fato de que, quando a teoria foi criada, não se tinha conhecimento sobre a existência dos vírus. Entretanto, é importante destacar que, apesar de não serem formados por células, necessitam dela para a realização de sua reprodução e metabolismo.

A Teoria Celular é a base da Biologia Celular e uma das mais importantes afirmações de toda a Biologia. Percebe-se, portanto, que conhecer a célula e seu funcionamento é fundamental para compreender a vida e, consequentemente, a ciência que a estuda.