Whatsapp icon Whatsapp

Teoria Celular

Segundo a teoria celular, todos os organismos são formados por células e estas surgem apenas por divisão de células preexistentes.
De acordo com a teoria celular, todos os seres vivos são compostos por células
De acordo com a teoria celular, todos os seres vivos são compostos por células

Nos dias atuais parece clara a existência de células formando os seres vivos, entretanto, somente com a invenção do microscópio essa ideia passou a ser difundida. Em 1665, Hooke apresentou um livro em que o termo célula foi utilizado pela primeira vez. Nesse trabalho ele falou a respeito da análise de fatias de cortiça onde observou pequenos compartimentos, os quais ele chamou de célula.

Apesar de Hooke ter observado apenas as paredes celulares de células mortas e não ter tido a possibilidade de ver o quanto essa estrutura era complexa, esse trabalho foi essencial para impulsionar os estudos dessa área da Biologia. Após o estudo de Hooke, vários outros tentaram entender essa estrutura tão pequena que fazia parte da composição dos seres vivos. Dentre esses trabalhos, destacaram-se o de Anton van Leeuwenhoek, que analisou protozoários, bactérias, espermatozoides e outras células isoladas.

Diante dos variados trabalhos e descobertas nesse campo, T. Schwann e M. Schleiden afirmaram, em trabalhos diferentes, que todos os seres vivos são formados por células. Essa ideia constitui a base da conhecida teoria celular.

Essa ideia foi aceita por muitos pesquisadores, incluindo o patologista R. Virchow. Esse cientista afirmou que toda célula surgia de outra preexistente e resumiu seu pensamento em uma frase bastante conhecida: “Omnis cellula ex cellula”, que quer dizer “toda célula se origina de outra célula”. Vale destacar, no entanto, que Virchow fez essa observação sem ter conhecimento a respeito dos processos de mitose.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As ideias de Schwann e Schleiden foram complementadas pelas ideias de Virchow, o que resultou na formação da Teoria Celular, que se apoia em três pilares:

- Todas as formas vivas são constituídas por uma ou mais células e pelas estruturas que por elas são produzidas;

- As células são as unidades morfológicas e funcionais dos seres vivos;

- Toda célula origina-se de uma célula preexistente, ou seja, elas sofrem divisão.

Observe que a primeira afirmativa poderia causar certa confusão em relação aos vírus, uma vez que esses organismos são seres acelulares. Isso se deve ao fato de que, quando a teoria foi criada, não se tinha conhecimento sobre a existência dos vírus. Entretanto, é importante destacar que, apesar de não serem formados por células, necessitam dela para a realização de sua reprodução e metabolismo.

A Teoria Celular é a base da Biologia Celular e uma das mais importantes afirmações de toda a Biologia. Percebe-se, portanto, que conhecer a célula e seu funcionamento é fundamental para compreender a vida e, consequentemente, a ciência que a estuda.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Citoplasma
Quer conhecer mais sobre o citoplasma? Clique aqui e conheça as principais características do citoplasma e as funções por ele desempenhadas.
Cloroplasto
Clique aqui e conheça os cloroplastos, organelas presentes em células vegetais e das algas. Saiba quais são suas funções e como é sua estrutura
Camilo Golgi – Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia em 1906
Complexo Golgiense
Clique aqui e compreenda em que consiste o Complexo de Golgi.
O DNA, ou ácido desoxirribonucleico, é um tipo de ácido nucleico
Constituição dos ácidos nucleicos
Você já se perguntou qual é a constituição dos ácidos nucleicos? Clique aqui e descubra a resposta para essa pergunta.
Célula animal
Amplie seus conhecimentos sobre célula animal por meio deste texto. Conheça suas características e as estruturas que a diferenciam de uma célula vegetal.
A célula eucarionte animal.
Célula eucarionte
Clique aqui e aprenda mais sobre a célula eucarionte. Confira as características dessa célula e entenda o que a diferencia da célula procarionte.
A descoberta da célula foi fundamental para o rumo dos estudos em Biologia
Descoberta da célula
Conheça como ocorreu a descoberta da célula e entenda o porquê desse termo.
Diferença entre células procarióticas e eucarióticas
Você sabe a diferença entre células procarióticas e eucarióticas? Clique aqui e amplie seus conhecimentos sobre esses dois tipos celulares e conheça suas diferenças.
As células animais e vegetais são células do tipo eucarionte, ou seja, possuem um núcleo definido.
Diferenças entre célula animal e vegetal
Clique aqui e descubra quais são as diferenças entre a célula animal e a vegetal, dois tipos de células eucariontes, ou seja, células que possuem núcleo definido.
Os ácidos nucleicos foram, a princípio, identificados no núcleo das células
Estrutura dos ácidos nucleicos
Conheça os ácidos nucleicos, seus tipos, estrutura e constituição.
O interior de uma célula
Lisossomo
Lisossomo, O que é Lisossomo, Como ocorre o Lisossomo, Onde se encontra o Lisossomo, Quais as características do Lisossomo, Lisossomo e o processo digestivo, O Lisossomo e a fagocitose.
Escherichia coli
Procariontes
Organismos unicelulares com organização citoplasmática rudimentar.
A respiração anaeróbia dos atletas maratonistas e a exaustão muscular (fermentação lática).
Respiração Anaeróbia
Um menor rendimento energético para o funcionamento celular.
video icon
Sociologia
O que é lugar de fala?
Lugar de fala é uma expressão que possui vários significados. Veja nesta aula os questionamentos e teorias que envolvem essa polêmica teoria.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.