Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Curiosidades
  3. A invenção das lentes de contato

A invenção das lentes de contato

Entre os séculos XIV e XVI, as mudanças políticas e econômicas que se alastraram pela Europa foram acompanhadas por um novo movimento de natureza cultural e científica. O Renascimento, ou movimento renascentista, irrompeu a predominância dos valores eclesiásticos para estabelecer a preocupação expressa com os assuntos considerados terrenos. Dessa forma, vários pensadores, estudiosos e artistas voltaram a sua atenção para questões de cunho humano.

Leonardo Da Vinci foi aclamado como um dos maiores expoentes dessa nova tendência. Dono de uma curiosidade voraz, esse italiano atuou em variados campos do conhecimento e da arte. Em alguns de seus manuscritos remanescentes temos a presença de propostas e invenções que falam sobre música, filosofia, botânica, escultura, pintura, urbanismo e engenharia. Atirando para todo o lado, ele acabou sendo um dos primeiros a teorizar uma solução para os problemas de visão.

Por volta de 1508, ele imaginou a construção de uma lente que, posta na superfície do globo ocular, poderia corrigir os problemas de visão. No século XVII, o filósofo, físico e matemático francês René Descartes foi autor de uma ideia semelhante. No entanto, apesar dos importantes precursores, as populares lentes de contato só foram primordialmente desenvolvidas nos fins do século XIX, pelo fabricante de peças óticas F. E. Muller e o médico suíço Adolf Eugen Fick.

Os protótipos iniciais não tiveram muito sucesso por conta da limitação tecnológica dessa época. As primeiras lentes de contato foram desenvolvidas por meio do uso do vidro e, por conta da rigidez do material, acabava ferindo os olhos de seus usuários. No ano de 1929, o oftalmologista nova-iorquino William Feinbloom desenvolveu uma nova lente por meio de um material criado através da mistura do vidro e do plástico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Apesar do avanço no tipo de material empregado, essas lentes ainda eram bastante rígidas e tinham uma dimensão que causava bastante incômodo aos seus usuários. A partir de então, o aprimoramento do material e do tamanho das lentes permitiu a popularização dos primeiros modelos comerciais. Uma das lentes mais conhecidas dessa época foi criada pelo ótico Kevin Tuhoy, em 1948.

A película gelatinosa só foi inventada no início da década de 1970, quando a empresa Bausch & Lomb concebeu lentes de contato mais confortáveis e maleáveis. Como o processo de manutenção e higienização das lentes de contato era outra chateação para os usuários, vários cientistas começaram a desenvolver um modelo que fosse descartável. Dessa forma, o usuário poderia empregar as lentes de contato somente quando fosse participar de alguma solenidade importante ou tirar uma foto.

Mesmo concedendo algumas praticidades, as lentes de contato não conseguiram tomar o lugar dos óculos, principalmente para as pessoas que sofrem com a miopia e o astigmatismo. No Brasil, apenas um por cento das pessoas portadoras de problemas oculares fazem uso de lentes de contato.

Leonardo Da Vinci foi um dos primeiros a pensar em um modelo de lente de contato.
Leonardo Da Vinci foi um dos primeiros a pensar em um modelo de lente de contato.
Publicado por: Rainer Gonçalves Sousa
Assuntos relacionados
Durante o dia a cor azul é absorvida pelas partículas de ar.
Por que o céu é azul?
Por que o céu é azul, a luz do Sol, alterações que a luz solar sofre na atmosfera, as ondas existentes nas cores, por que o azul se destaca no céu durante o dia, por que o azul se dispersa ao anoitecer.
Balão dirigível moderno.
História dos Balões Dirigíveis
Gás hélio, inflamável gás hidrogênio, irmãos Montgolfier, Jacques Charles, Joseph Gay-Lussac, Zeppelins, balões dirigíveis, Hindenburg, balões meteorológicos.
A expressão “negócio da China” tem origem no contato comercial entre Ocidente e Oriente.
Negócio da China
A origem do termo usualmente utilizado por comerciantes.
O amplo poder delegado aos papas abria caminho para uma série de ações questionáveis.
Pecados dos papas
Alguns deslizes cometidos por importantes dirigentes da Igreja Católica.
As imagens formadas pelos diferentes tipos de lentes auxiliam na correção de problemas de visão
Formação de imagens nas lentes esféricas
Saiba como as imagens das lentes divergentes e convergentes são formadas e conheça exemplos da utilização delas em aparelhos.
Muralha da China
A muralha da China é visível do espaço?
Muralha da China, Muralha da china visível, espaço, equívoco da Nasa, a muralha da china é visível do espaço.
Se a Terra parasse de girar, o mais provável é que a vida seria extinta.
O que aconteceria se a Terra parasse de girar?
O que aconteceria caso a Terra parasse de girar um dia? Explicamos tudinho para você sobre essa dúvida comum em Física.
A cera só deve ser removida quando estiver na parte externa do ouvido.
Cera no ouvido
Cera no ouvido, o que é a cera, por que o ouvido produz cera, a função da cera, como o ouvido deve ser limpo, acidentes que podem acontecer quando o ouvido é limpo de forma errada.
A tatuagem é um procedimento doloroso.
Tatuagem
Tatuagem, história da tatuagem, como era feita a tattoo de antigamente, quando chegou a tatuagem elétrica no Brasil, locais onde as tatuagens tendem a deformar com o tempo, melhor lugar para se fazer uma tatuagem.
Apesar de não se saber o real motivo do bocejo, existem teorias que tentam explicá-lo.
Bocejo
Bocejo, definição de bocejo, ação involuntária, mecanismo do bocejo, como é produzido o bocejo, teorias comuns que tentam explicar o bocejo, teoria física, teoria da evolução, teoria do tédio, algumas curiosidades sobre o bocejo.
Interpol
Interpol
Interpol, o que é a Interpol, Organização Internacional de Polícia Criminal, polícia internacional, como é o trabalho da Interpol, polícia, justiça.
Profissional no preparo para voar.
Como voar preso a balões
Balões de ar quente, Balões a gás, hidrogênio, hélio, desastre de Hindenburg, balões científicos, balões meteorológicos, Altímetro, taxa de ascenção, GPS, Vôo com Balões a gás.
Cães-guia são capazes de melhorar a qualidade de vida de portadores de deficiência visual.
Cão-guia
Saiba sobre o histórico, treinamento e trabalho dos cães-guias.
As formas de se cuidar do corpo variaram muito de acordo com o tempo.
Os banhos de antigamente
As várias formas que os homens inventaram para cuidar do corpo.
Do mapa ao GPS: os avanços nos meios de localização do homem.
O homem e sua localização
Os desafios e conquistas na elaboração de instrumentos de localização.
Os animais enxergam as cores?
Visão de cães e gatos
Clique aqui e conheça como funciona a visão de cães e gatos!