Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Curiosidades
  3. Cão-guia

Cão-guia

A relação entre cães e seres humanos portadores de deficiência visual é muito bonita, e relativamente antiga – há, por exemplo, um registro em madeira que nos remonta à Idade Média, que ilustra um homem cego, conduzindo um cão em uma coleira.

A adoção destes animais para tal começou a ser feita, de forma mais representativa, na época da Primeira Grande Guerra, momento este em que muitos soldados acabaram cegos; sendo um médico alemão, Dr. Stalling, o precursor dessa ideia. Tempos depois, em 1916, a primeira escola de cães-guia do mundo foi afundada, com o passar dos anos outras foram sendo abertas.
Cães-guia fornecem mais segurança e agilidade aos deficientes visuais. Assim, conduzem seu parceiro muitas horas por dia, inclusive parando em meios-fios antes de atravessarem ruas, e desviando-os de obstáculos, tais como declives, buracos ou mesmo galhos de árvores.

Como seu auxílio é muito importante para seu dono, devem evitar distrações, como cheiros, pessoas, sons e outros animais; além de compreender os comandos enviados (e desobedecer a comandos que os coloquem em perigo).

Assim, o treinamento é árduo e pode durar muitos meses. Para tal, é feita, primeiramente, uma triagem, considerando para esta tarefa apenas animais saudáveis e em boa forma, e com temperamento estável. Labrador, Gold Retriever e Pastor Alemão são as três raças mais comuns de cães-guia.

Um indivíduo selecionado e treinado, já apto a acompanhar o portador de deficiência visual, trabalha como guia por aproximadamente dez anos. Após este tempo, se aposenta, podendo permanecer como animal de estimação, enquanto seu dono adota outro para auxiliá-lo no dia a dia.

Em nosso país, a primeira escola de cães guias foi fundada em 1999: a Lions Clube Florianópolis Lagoa Helen Keller. Aqui, apesar da Lei no 11.126/05 e do Decreto nº 5.904/06, que dispõem sobre o acesso e permanência destes cães em qualquer local público ou privado (exceto em UTIs e salas de cirurgia), o número desses é bastante restrito.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Cães-guia são capazes de melhorar a qualidade de vida de portadores de deficiência visual.
Cães-guia são capazes de melhorar a qualidade de vida de portadores de deficiência visual.
Publicado por: Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
Assuntos relacionados
A cera só deve ser removida quando estiver na parte externa do ouvido.
Cera no ouvido
Cera no ouvido, o que é a cera, por que o ouvido produz cera, a função da cera, como o ouvido deve ser limpo, acidentes que podem acontecer quando o ouvido é limpo de forma errada.
A tatuagem é um procedimento doloroso.
Tatuagem
Tatuagem, história da tatuagem, como era feita a tattoo de antigamente, quando chegou a tatuagem elétrica no Brasil, locais onde as tatuagens tendem a deformar com o tempo, melhor lugar para se fazer uma tatuagem.
Leonardo Da Vinci foi um dos primeiros a pensar em um modelo de lente de contato.
A invenção das lentes de contato
Uma ideia renascentista que atravessou os séculos até se tornar realidade.
Por que dormimos?
O agente do sono
Como funciona o sono? Existem pesquisas relacionadas com esse assunto, confira!
Espinho ou espinha de peixe?
Espinho ou espinha?
Espinho e espinha, apesar de serem palavras bem parecidas, não dizem respeito às mesmas estruturas. Na Biologia, podemos conhecer diversos exemplos de espinhos e de espinhas, encontrados em um bom número de seres vivos.
Dorina Nowill
Conheça Dorina Nowill, sua importância e participação na luta pelos direitos das pessoas cegas. Saiba sobre a fundação que leva o seu nome e foi criada na década de 1946.
Inalar gás hélio de uma bexiga distorce a voz
Gás hélio distorce a voz?
Veja por que o gás hélio distorce a voz, qual gás pode ser usado para engrossá-la e se faz mal inalar hélio.
A aparência do nerd clássico.
Nerd
Nerd, características dos nerds, definição para nerd, pessoas que preferem ler a manter uma vida social mais agitada, CDF, tipos de nerd, nerd burguês, nerd pobre, Bill Gates o mais famoso nerd.
Fondue: alimento calórico bastante consumido no frio
Reações que a mudança de temperatura verão/inverno provoca
Reações que a mudança de temperatura verão/inverno provoca, o outono, a diminuição da temperatura no outono, as reações que ocorrem no organismo na transformação da temperatura.
Burj Khalifa Bin Zayid, o edifício mais alto do planeta
Estruturas mais altas do mundo
Estruturas mais altas do mundo, prédios mais altos do mundo, Torre CN, curiosidades, Burj Dubai, Taipei 101, Petronas, Empire State Building, maiores edifícios do mundo.
Na Idade Moderna, a vida no convento era uma alternativa ao mundo patriarcal vigente.
As freiras modernas
A vida religiosa como uma alternativa à sociedade patriarcal.