Osmose – Uma Propriedade Coligativa
O texto Propriedades Coligativas explica que existem quatro dessas propriedades, sendo que uma delas é a osmoscopia. O fenômeno da osmose acontece quando colocamos duas substâncias em contato com uma membrana semipermeável (ou parede porosa) entre elas, ocorrendo, assim, a difusão do solvente de uma substância para a outra de modo espontâneo.
Na osmose sempre ocorre a passagem do solvente (geralmente a água) da solução mais diluída para a mais concentrada (ou menos diluída). No esquema abaixo, você poderá observar a passagem das moléculas de água através de uma membrana semipermeável para uma solução:
Se no caso fossem duas soluções, o solvente da solução mais diluída passaria para a menos diluída, enquanto que a membrana semipermeável não permitiria que as moléculas do soluto passassem de uma solução para a outra:
A osmose é um fenômeno muito comum no cotidiano. Por exemplo, uma prática comum usada para conservar carnes é salgá-la. Nesse caso, o meio externo está mais concentrado (por causa do sal) e o meio interno (interior das células da carne) está menos concentrado, por isso ocorre a saída de água das células de micro-organismos que poderiam causar a deterioração da carne. Assim, ela permanece conservada por mais tempo.
Isso também ocorre quando vamos fazer uma salada com folhas cruas, tais como a alface. Você já reparou que quando temperamos a salada, depois de algum tempo as folhas murcham? Isso ocorre justamente porque a água difunde das células vegetais da alface (meio menos concentrado) para o meio mais concentrado, que é a solução de vinagre e sal.
O contrário também é verdadeiro, se colocarmos a alface na água, ocorrerá passagem de solvente do meio externo para dentro das células vegetais, com isso a alface ficará mais vistosa.
Outra técnica de conservação de alimentos são as chamadas “compotas”, em que frutas são colocadas em calda. Como a calda está mais concentrada, pois contém uma elevada quantidade de açúcar, ocorrerá a osmose na fruta, com a saída de água das células dos micro-organismos, também conservando a fruta por mais tempo.