Whatsapp icon Whatsapp

Osmose – Uma Propriedade Coligativa

As conservas são um exemplo de osmose no cotidiano
As conservas são um exemplo de osmose no cotidiano

O texto Propriedades Coligativas explica que existem quatro dessas propriedades, sendo que uma delas é a osmoscopia. O fenômeno da osmose acontece quando colocamos duas substâncias em contato com uma membrana semipermeável (ou parede porosa) entre elas, ocorrendo, assim, a difusão do solvente de uma substância para a outra de modo espontâneo.

Na osmose sempre ocorre a passagem do solvente (geralmente a água) da solução mais diluída para a mais concentrada (ou menos diluída). No esquema abaixo, você poderá observar a passagem das moléculas de água através de uma membrana semipermeável para uma solução:

Osmose entre água e uma solução

Se no caso fossem duas soluções, o solvente da solução mais diluída passaria para a menos diluída, enquanto que a membrana semipermeável não permitiria que as moléculas do soluto passassem de uma solução para a outra:

Esquema de osmose entre duas soluções

A osmose é um fenômeno muito comum no cotidiano. Por exemplo, uma prática comum usada para conservar carnes é salgá-la. Nesse caso, o meio externo está mais concentrado (por causa do sal) e o meio interno (interior das células da carne) está menos concentrado, por isso ocorre a saída de água das células de micro-organismos que poderiam causar a deterioração da carne. Assim, ela permanece conservada por mais tempo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Osmose em carne salgada garante sua conservação por mais tempo

Isso também ocorre quando vamos fazer uma salada com folhas cruas, tais como a alface. Você já reparou que quando temperamos a salada, depois de algum tempo as folhas murcham? Isso ocorre justamente porque a água difunde das células vegetais da alface (meio menos concentrado) para o meio mais concentrado, que é a solução de vinagre e sal.

Osmose em alface temperada com sal

O contrário também é verdadeiro, se colocarmos a alface na água, ocorrerá passagem de solvente do meio externo para dentro das células vegetais, com isso a alface ficará mais vistosa.

Outra técnica de conservação de alimentos são as chamadas “compotas”, em que frutas são colocadas em calda. Como a calda está mais concentrada, pois contém uma elevada quantidade de açúcar, ocorrerá a osmose na fruta, com a saída de água das células dos micro-organismos, também conservando a fruta por mais tempo.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Concentração Comum
A concentração comum (C) é uma grandeza quantitativa que relaciona a massa do soluto que está presente em determinado volume da solução.
Entropia
A grandeza entropia (S) está relacionada ao grau de organização de um sistema.
Formas de energia
Conheça a definição de energia e veja suas diferentes formas de obtenção.
Mistura de soluções que reagem entre si
Aprenda a calcular a concentração de uma solução oriunda da mistura de soluções que reagem entre si e verificar se ela será ácida, básica ou neutra.
Temperatura e velocidade das reações
Descubra por que o aumento da temperatura ocasiona um consequente aumento na velocidade com que se processam as reações químicas.
video icon
Escrito"Fator de Van’t Hoff" em fundo laranja ao lado da imagem de Van’t Hoff.
Química
Fator de Van't Hoff
Hoje falaremos de uma “correção” criada pelo físico e químico Jacobus Henricus Van’t Hoff para que possamos analisar os efeitos coligativos em substâncias iônicas, considerando que elas possuem características diferentes das moleculares, pois sofrem dissociação. O fator de Van’t Hoff é a maneira de analisarmos e calcularmos os efeitos coligativos em substâncias iônicas.