Whatsapp icon Whatsapp

07 de Março - Dia do Paleontólogo

De acordo com a Sociedade Brasileira de Paleontologia, o Dia do Paleontólogo é comemorado em 07 de março, dia da fundação da Sociedade.
O paleontólogo preocupa-se com o estudo dos fósseis
O paleontólogo preocupa-se com o estudo dos fósseis

O dia do paleontólogo é comemorado em 07 de março, apesar de algumas vezes observamos a comemoração no dia 15 de junho. O paleontólogo é o profissional que se dedica à Paleontologia, ciência que apresenta como objeto de estudo os fósseis.


Origem do Dia do Paleontólogo

O Dia do Paleontólogo é comemorado no mesmo dia da fundação da Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP). A SBP foi fundada em 07 de março de 1958 e tem sede e foro na cidade do Rio de Janeiro.

Vale salientar, no entanto, que é comum vermos como o Dia do Paleontólogo a data de 15 de junho. Essa confusão de datas deve-se ao fato de existir uma lei criada pelo Governo do Estado de São Paulo (Lei nº 2.818, de 30 de abril de 1981) que institui o dia 15 de junho como “Dia do Paleontólogo”. Entretanto, essa data não é a reconhecida pela Sociedade Brasileira de Paleontologia.


O que faz um paleontólogo?

Os paleontólogos dedicam-se a estudar os fósseis, que são restos ou evidências de atividade de seres vivos que viveram no passado. Com o estudo dos fósseis, os paleontólogos conseguem compreender como eram os organismos que viveram no passado em nosso planeta e também como era o planeta e as mudanças que ele sofreu ao longo do tempo.

Estudar Paleontologia ajuda na compreensão de como era o planeta no passado
Estudar Paleontologia ajuda na compreensão de como era o planeta no passado

Assim sendo, o paleontólogo, com seu trabalho, contribui para o entendimento da evolução e dos processos de extinção que ocorreram no passado e ajuda a reconstituir a história geológica do planeta. Além disso, a Paleontologia apresenta grande importância econômica. Os microfósseis, por exemplo, são uma ótima ferramenta para correlação e datação das camadas, sendo usados frequentemente pela indústria do petróleo, que precisa saber a idade das rochas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: Evidências da evolução


Ramos da Paleontologia

Os paleontólogos podem dedicar-se, por exemplo, ao estudo dos invertebrados que viveram no passado
Os paleontólogos podem dedicar-se, por exemplo, ao estudo dos invertebrados que viveram no passado

Muitas pessoas pensam que o paleontólogo estuda apenas os dinossauros, entretanto, nem todos dedicam-se a essa área. Apesar do estudo dos dinossauros ser fascinante, outras áreas da Paleontologia também são incrivelmente interessantes. Veja alguns dos ramos da Paleontologia:

  • Paleobotânica

  • Paleontologia de Invertebrados

  • Paleontologia de Vertebrados

  • Micropaleontologia

  • Paleoicnologia (estuda icnofósseis, os quais são resultantes da atividade dos seres vivos, como pegadas e escavações)

Leia também: O fim dos dinossauros


Diferença entre Paleontologia e Arqueologia

Muitas pessoas acreditam que o paleontólogo e o arqueólogo possuem a mesma profissão. Entretanto, isso não é verdade. Enquanto o paleontólogo estuda todas as formas de vida extintas, os arqueólogos focam seu trabalho em evidências da presença humana no planeta, analisando, por exemplo, móveis, ferramentas, artesanatos, construções e até ossadas.

Atenção: De maneira geral, os paleontólogos apresentam formação superior em Geologia ou Biologia e mestrado e doutorado voltados para a área.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Datação de fósseis
Datação de fósseis, arqueologia, idade de um fóssil, Carbono 14, Carbono 12, bombardeio de raios cósmicos, carbono radioativo, radioisótopo, meia-vida do carbono.
Evidências da evolução
Conheça as principais evidências da evolução e entenda por que as teorias evolutivas são tão aceitas atualmente pela comunidade científica.
Extinção
Saiba mais sobre a extinção, suas principais causas e seus diferentes tipos.
Fósseis
Clique aqui e saiba quais são as principais características dos fósseis. Descubra como são formados e entenda a importância que possuem.
Fóssil
Indícios de animais ou vegetais viventes no passado.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos irregulares".
Português
Verbos irregulares
Sabendo que o estudo de verbos não é uma tarefa fácil, nesta videoaula esclareceremos as formas de flexão dos verbos irregulares, ou seja, aqueles que, ao serem conjugados, apresentam alteração em seu radical ou em sua terminação. Não deixe de assistir!