Fósseis

Os fósseis são verdadeiros arquivos da natureza que apontam variados indícios das características e peculiaridades do passado geológico do nosso planeta.

Os fósseis são restos ou vestígios de seres vivos que habitaram a Terra em períodos geológicos anteriores. Os restos fósseis são partes de animais ou plantas, como um osso ou algum membro ou resto orgânico que ficou de alguma forma conservado. Já os vestígios fósseis são qualquer marca ou evidência de seres vivos anteriormente viventes, como a marca de uma folha ou uma pegada.

Para ser considerado fóssil, é preciso que o resto ou vestígio se apresente como pertencente a uma época geológica anterior à atual (holoceno), ou seja, que seja mais antigo do que 11 mil anos. A depender do estado de conservação, restos ou vestígios que tiverem menos de 11 mil anos são classificados como subfósseis.

Os fósseis formam-se apenas em áreas sedimentares, pois é durante o processo de sedimentação das rochas que a fossilização acontece. Os sedimentos são partículas de rochas, tais como a poeira e a areia. Com o tempo, as camadas de sedimentos vão se sobrepondo umas sobre as outras, algo que ocorre mais intensamente em áreas oceânicas, formando, após milhares de anos, as camadas de bacias sedimentares.

Os corpos e restos de animais ou plantas podem ficar soterrados durante esse processo que, a depender de condições específicas de temperatura, pressão e ausência de oxigenação, podem gerar os resíduos fósseis, que podem variar desde uma parte conservada do animal ou planta até uma simples marca do esqueleto ou de uma pegada.

Geralmente, as partes mais duras, como ossos e dentes, encontram mais facilidade em se conservarem em forma de fósseis ao longo do tempo. Existem animais pré-históricos que, por possuírem uma carapaça muito resistente, são facilmente encontrados, tais como a trilobita, um artrópode relacionado a ancestrais dos caranguejos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tipos de fósseis

Existem dois principais tipos de fósseis: os somatofósseis e os icnofósseis.

Os somatofósseis são os restos orgânicos dos fósseis conservados. Trata-se de uma importante marca no sentido de registrar o passado biológico e geológico do nosso planeta, com o registro das espécies anteriormente viventes e suas heranças.

Já os icnofósseis são os vestígios fósseis, tais como as pegadas ou as marcas de folhas, galhos, entre outros, que indicam a existência de seres vivos no passado. Também são importantes meios de se mensurar as diferentes etapas da evolução dos seres vivos ao longo das eras geológicas.

Icnofóssil com marcas de pegadas de dinossauro
Icnofóssil com marcas de pegadas de dinossauro

Os fósseis mais antigos já encontrados são os estromatólitos, com cerca de 3,35 milhões de anos, de acordo com cálculos realizados a partir de datações químicas. Os estromatólitos são estruturas rochosas estratificadas compostas por fósseis de cianobactérias fotossintetizantes, que podem estar, inclusive, relacionadas à origem da vida na Terra.

Com podemos perceber, os fósseis são a principal evidência do passado recente ou remoto do nosso planeta, de modo que o estudo sobre eles pode indicar pistas capazes de modificar completamente a forma com que vemos o mundo e as suas evoluções históricas.

Fóssil de uma espécie de crocodilo datado com mais de 160 milhões de anos
Fóssil de uma espécie de crocodilo datado com mais de 160 milhões de anos
Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
A estrutura interna da Terra é segmentada em várias camadas
Camadas da Terra
Conheça as camadas da Terra e saiba como funciona a estrutura interna do nosso planeta.
A aparência do planeta Urano.
Planeta Urano
Planeta Urano, Onde está situado no sistema solar o planeta Urano, As características físicas do planeta Urano, O descobrimento do planeta Urano, A composição interna do planeta Urano, A composição da atmosfera do planeta Urano.
Visão interna de uma floresta caducifólia.
Floresta Caducifólia
Você sabe o que é uma floresta caducifólia ou floresta temperada? Clique e descubra!
Tornado: redemoinhos atmosféricos
Tornado
Clique aqui e conheça as características de formação de um tornado!
As diferentes Placas Tectônicas
As principais Placas Tectônicas
Clique aqui e conheça quais são as principais placas tectônicas da Terra!
As pegadas são exemplos de icnofósseis
Icnofósseis
Compreenda o que são icnofósseis e que informações esses vestígios podem fornecer.
Os fósseis são registros que indicam que ocorreram mudanças nos seres vivos ao longo do tempo
Evidências da evolução
Conheça as principais evidências da evolução e entenda por que as teorias evolutivas são tão aceitas atualmente pela comunidade científica.
O paleontólogo preocupa-se com o estudo dos fósseis
07 de Março - Dia do Paleontólogo
Você sabe por que 07 de Março é o Dia do Paleontólogo e por que essa data foi escolhida? Clique aqui e saiba mais sobre essa importante data e entenda o papel do paleontólogo para a Ciência e os diferentes estudos que ele pode realizar. Descubra também a diferença entre o paleontólogo e o arqueólogo!
Os filmes sobre dinossauros sempre conquistam jovens e adultos
5 filmes para quem ama dinossauros
Que tal conhecer alguns filmes para quem ama dinossauros? Clique aqui e conheça uma seleção de cinco famosos filmes que retratam esses incríveis animais. Neste texto apresentaremos ainda uma breve sinopse de cada um desses filmes para os amantes de dinossauros.
Uma das primeiras formas de vida, os Trilobitas
A formação da Terra e os seres vivos
A formação da Terra e os seres vivos, Como se formou o planeta Terra, Quais foram as evoluções ocorridas no planeta Terra, Quando surgiu a atmosfera, Onde surgiu a vida na Terra, Quando surgiu as cadeias de montanhas, As alterações climáticas ocorridas no planeta Terra.
Em vermelho, a influência do El Niño.
El Niño
El Niño, o que é El Niño, influência do El Niño sobre a temperatura mundial, efeitos do El Niño no clima.
As Eras Geológicas.
Eras geológicas
A história da Terra divide-se em etapas, que correspondem às principais fases de seu desenvolvimento. Essas espatas são as Eras Geológicas. Confira!
Fóssil de um Dinossauro Rex.
Datação de fósseis
Datação de fósseis, arqueologia, idade de um fóssil, Carbono 14, Carbono 12, bombardeio de raios cósmicos, carbono radioativo, radioisótopo, meia-vida do carbono.
O tempo geológico diz respeito às transformações da Terra desde a sua formação
Escala de tempo geológico
Você sabia que tempo geológico é diferente de tempo histórico? Clique aqui e entenda como se estrutura a temporalidade do planeta Terra!