Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Datas Comemorativas
  3. Outubro
  4. 29 de outubro – Dia Nacional do Livro

29 de outubro – Dia Nacional do Livro

 Em 29 de outubro, é celebrado, no Brasil, o Dia Nacional do Livro, mas você sabe por quê? A data foi criada em 1810 em comemoração à fundação da primeira biblioteca brasileira, a Real Biblioteca, no Rio de Janeiro, então capital do país.

Nesse dia, a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil e tornou-se a Biblioteca Nacional. Porém, o acervo chegou ao Rio de Janeiro antes, em 1808. Além de livros, havia manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas.

O Dia Nacional do Livro é uma data que merece ser celebrada, haja vista a importância da leitura para a formação do indivíduo.
O Dia Nacional do Livro é uma data que merece ser celebrada, haja vista a importância da leitura para a formação do indivíduo.

Dia Mundial do Livro

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), desde 1995, o Dia Mundial do Livro é celebrado no dia 23 de abril.

A data comemorativa é simbólica e tem origem na história da literatura mundial. Foi no dia 23 de abril que morreram três grandes escritores: o inglês William Shakespeare, o espanhol Miguel de Cervantes e o peruano Inca Garcilaso de la Vega.

O primeiro livro de que se tem relatos foi formado por trechos de um poema sobre um rei da Mesopotâmia, escrito em cerâmica e pedra. No entanto, o primeiro livro impresso foi a Bíblia, em 1455, pelo alemão Johannes Gutenberg.

Leia também: Alguns destaques femininos na literatura brasileira

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dia do livro infantil

Monteiro Lobato, um dos mais importantes escritores brasileiros, nasceu no dia 18 de abril de 1882. Como forma de homenagem por ele ter escrito grandes obras da literatura infantil, o dia do seu aniversário transformou-se também no Dia do Livro Infantil.

O Sítio do Picapau Amarelo é a obra-prima da literatura infantil de Lobato. As histórias eram passadas em um sítio e contaram com personagens icônicos, como Narizinho, Dona Benta, Tia Nastácia, Cuca e Saci-Pererê.

Por que ler?

Segundo estudiosos, as pessoas leem por três motivos: por prazer, para estudar e para se informar. Naturalmente, o gosto e o hábito de ler vão desenvolvendo-se ao longo da vida.

Alguns gostam tanto dessa atividade que resolvem escolher profissões nas quais a leitura é essencial, tais como escritores, revisores, redatores, jornalistas, entre outros.

Para a maioria, ler é considerado um passatempo, uma forma de relaxar etc. Existem vários tipos de livros: didáticos, infantis, biografias, autoajuda, receitas, poesia… Sempre vai ter algum livro cujo tema agrade.

Mesmo em época de internet, há pessoas que não abrem mão de ler livros impressos. Gostam de tocá-los, de guardá-los, de ter sua coleção. Inclusive, existem aquelas que gostam de sentir o cheiro dos livros.

As escolas sempre pedem que os alunos leiam livros, justamente para incentivar o saudável hábito de leitura. A maioria dos vestibulares também exige que os candidatos leiam obras literárias, em especial de escritores consagrados, como Machado de Assis, Graciliano Ramos, Fernando Pessoa, Clarice Lispector, entre outros.

No Dia Nacional do Livro, listamos algumas vantagens da leitura. Confira:

  • Amplia o vocabulário;

  • Proporciona mais conhecimento;

  • Ajuda a escrever melhor;

  • Estimula a criatividade e a imaginação;

  • Relaxa a mente;

  • Melhora a memória;

  • Reduz o estresse.

Ler na internet

É comum que hoje as pessoas leiam por meio de celulares e notebooks.
É comum que hoje as pessoas leiam por meio de celulares e notebooks.

Para pessoas que não se importam em ler diretamente da tela do computador, do tablet, do celular ou até de aplicativos específicos para leitura, há hoje diversos sites nos quais é possível encontrar livros digitais para comprar ou até para baixar de graça. Veja algumas opções de livros on-line gratuitos:

Créditos das imagens:

[1] Pixel-Shot/Shutterstock

[2] Foxy Burrow/Shutterstock 

Publicado por: Silvia Tancredi
Assuntos relacionados
O Dia das Crianças foi criado por um decreto sancionado em 1924, durante o governo de Artur Bernardes. Essa data popularizou-se após a década de 1950.
12 de Outubro – Dia das Crianças
Clique aqui e acesse este texto sobre o Dia das Crianças. Saiba mais sobre a criação dessa data comemorativa e entenda quando ela popularizou-se no Brasil. Por fim, saiba por que o dia 12 de outubro é feriado em nosso país.
A Constituição de 1988 foi promulgada no dia 5 de outubro de 1988
05 de Outubro - Promulgação da Constituição de 1988
Saiba quando e de que forma ocorreu a Promulgação da Constituição de 1988 e que importância teve esse fato na história recente do Brasil.
Monteiro Lobato e seus personagens principais*
Dia Nacional do Livro Infantil
A data que homenageia o nascimento de Monteiro Lobato.
Adquirindo o hábito da leitura.
A importância do hábito de ler
Confira aqui a importância do hábito de ler e como começar a colocar esse hábito em prática!