Whatsapp icon Whatsapp

31 de maio — Dia Mundial sem Tabaco

O Dia Mundial sem Tabaco é comemorado em 31 de maio e é uma data importante para conhecermos mais a respeito dos efeitos nocivos do tabaco à saúde.
Homem acendendo cigarro, levando o isqueiro com fogo em direção ao cigarro na boca.
O tabaco está associado com várias mortes todos os anos.

O Dia Mundial sem Tabaco é comemorado no dia 31 de maio e tem por objetivo conscientizar as pessoas sobre os riscos decorrentes do uso do tabaco.

O tabagismo é o nome dado à doença provocada pela dependência da nicotina, uma substância encontrada no tabaco. Os produtos derivados do tabaco são muito populares e incluem, por exemplo, o cigarro, cigarro de palha, tabaco para narguilé, rapé e dispositivos eletrônicos para fumar.

Apesar de parecerem muitas vezes inofensivos, o consumo desses produtos está relacionado com problemas como catarata, osteoporose, ataques cardíacos e até mesmo diferentes tipos de cânceres, como o de pulmão e da cavidade oral.

Leia também: O cigarro eletrônico (vape) realmente faz mal à saúde?

Resumo sobre o Dia Mundial sem Tabaco

  • O Dia Mundial sem Tabaco foi criado pela Organização Mundial da Saúde no ano de 1987.

  • O Dia Mundial sem Tabaco é celebrado em 31 de maio e trata-se de uma data importante na conscientização sobre os riscos do tabaco.

  • O tabagismo é responsável pela morte de milhares de pessoas todos anos.

  • Dentre os problemas de saúde relacionados ao tabagismo podemos citar o desenvolvimento de alguns tipos de cânceres, enfisema pulmonar, catarata, osteoporose e infertilidade.

  • Parar de fumar pode provocar benefícios quase imediatos à saúde.

Criação do Dia Mundial sem Tabaco e sua importância

O Dia Mundial sem Tabaco foi criado pela Organização Mundial da Saúde no ano de 1987, sendo a data comemorada no dia 31 de maio. Ela foi criada com o objetivo de conscientizar a população sobre os problemas relacionados com o uso do tabaco.

A criação dessa data é muito importante, uma vez que por muito tempo o hábito de fumar foi visto como elegante, algo que transmitia poder e era até mesmo considerado charmoso por algumas pessoas. Desconstruir essa imagem e mostrar à população que esse comportamento é prejudicial é essencial para que várias doenças sejam evitadas e até mortes sejam prevenidas. O Dia Mundial sem Tabaco entra nesse contexto, abordando temáticas importantes relacionadas ao tabagismo.

É importante destacar que ao longo dos anos, à medida que o conhecimento a respeito dos riscos advindos do consumo de tabaco chegou até a população e políticas de controle e combate ao fumo foram desenvolvidas, observou-se uma queda no consumo desses produtos em todo o mundo. No Brasil, por exemplo, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, entre adultos, a prevalência do tabagismo entre 1989 e 2008 caiu de 35% para 18,5%. Apesar dos avanços, muito ainda deve ser feito para combatar esse mal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tabagismo

Tabagismo é definido como uma doença crônica provocada pela dependência à nicotina. A nicotina é uma substância química encontrada nas folhas do tabaco, um grupo de plantas pertencentes à família das Solanáceas, e que pode ser encontrada em diversos produtos derivados dessa planta. Dentre os produtos derivados do tabaco podemos citar o cigarro, cachimbo, cigarro de palha, tabaco para narguilé, dispositivos eletrônicos para fumar, rapé e outros. Para saber mais sobre o tabagismo, clique aqui.

O tabagismo é prejudicial?

O uso do tabaco está relacionado com o desenvolvimento de uma série de problemas de saúde. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, o consumo desse produto gera um grande impacto na saúde, matando uma pessoa a cada quatro segundos no mundo e uma pessoa a cada 34 segundos nas Américas.

O tabagismo está associado ao desenvolvimento de problemas como osteoporose, catarata, úlcera gastrintestinal, infertilidade, impotência sexual, enfisema pulmonar, ataques cardíacos, acidentes cerebrovasculares e até mesmo câncer. Em relação ao câncer, diferentemente do que muitos pensam, o tabagismo não provoca apenas câncer de pulmão. Dentre os cânceres associados ao uso do tabaco podemos citar o câncer de bexiga, pâncreas, fígado, esôfago, rim e ureter, colo do útero, cavidade oral, faringe, estômago, traqueia, brônquios e pulmão.

Engana-se quem pensa que apenas a pessoa que faz uso direto do tabaco é afetada. Dados da Organização Mundial da Saúde indicam que mais de 93 mil mortes são causadas pela exposição ao fumo passivo. Desse modo, a luta contra o tabagismo deve ser uma luta de todos.

Criança tampando o nariz diante de fumaça vinda do cigarro do pai.
Fumantes passivos também podem ter sua saúde comprometida.

Benefícios de parar de fumar

Veja a seguir alguns benefícios de saúde imediatos e de longo prazo para as pessoas que param de fumar, segundo dados da Organização Pan-Americana da Saúde|1|:

  • Dentro de 20 minutos, o ritmo cardíaco e a pressão arterial baixam.

  • Em 12 horas, o nível de monóxido de carbono no sangue cai para o normal.

  • De duas a 12 semanas, a circulação sanguínea melhora e a função pulmonar aumenta.

  • Entre um a nove meses, a tosse e a falta de ar diminuem.

  • Em um ano, o risco de desenvolver uma doença coronariana cai pela metade (em relação a um fumante).

  • Em cinco a 15 anos, o risco de ter um acidente vascular cerebral é reduzido ao de um não fumante.

  • Em dez anos, o risco de câncer de pulmão cai para cerca de metade em relação a um fumante, e o risco de câncer de boca, garganta, esôfago, bexiga, colo do útero e pâncreas também diminui.

  • Em 15 anos, o risco de doença cardíaca coronária é o mesmo de um não fumante.

Notas

|1| Dia Mundial sem Tabaco 2021. Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), 2021. Disponível aqui: https://www.paho.org/pt/campanhas/dia-mundial-sem-tabaco-2021.

Fontes

Dia Mundial sem tabaco - De onde vem a palavra “nicotina”?. Fundação Biblioteca Nacional, 2020. Disponível aqui: https://www.gov.br/bn/pt-br/assuntos/noticias/dia-mundial-sem-tabaco-de-onde-vem-a-palavra-201cnicotina201d.

Tabagismo. Instituto Nacional de Câncer - INCA, 2022. Disponível aqui: .https://www.inca.gov.br/campanhas/tabagismo.

Tabagismo. Instituto Nacional de Câncer - INCA, 2022. Disponível aqui: https://www.gov.br/inca/pt-br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes/tabagismo.

Dados e números do tabagismo. Instituto Nacional de Câncer - INCA, 2022. Disponível aqui: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/gestor-e-profissional-de-saude/observatorio-da-politica-nacional-de-controle-do-tabaco/dados-e-numeros-do-tabagismo.

Tabaco. Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), 2021. Disponível aqui: https://www.paho.org/pt/topicos/tabaco#:~:text=Segundo%20a%20Organiza%C3%A7%C3%A3o%20Pan%2DAmericana,de%20trabalho%20livres%20do%20tabaco.

Tabagismo - História do Cigarro. Câmara dos Deputados, 2005. Disponível aqui: https://www.camara.leg.br/radio/programas/257253-tabagismo-historia-do-cigarro-08-49/.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

26 de junho - Dia Internacional de Combate às Drogas
Aprenda mais sobre o Dia Internacional de Combate às Drogas, aqui. Neste texto abordaremos também um pouco a respeito da problemática do uso de drogas.
29 de agosto - Dia Nacional de Combate ao Fumo
Conheça os principais objetivos do Dia Nacional de Combate ao Fumo e os riscos do tabagismo para a saúde.
Afinal, o cigarro eletrônico (vape) realmente faz mal à saúde?
Clique aqui e entenda por que o uso do cigarro eletrônico pode ser prejudicial. Saiba o que é exatamente o vape e algumas de suas consequências para a saúde.
Cigarro
Cigarro, maior problema de saúde pública mundial, composição do cigaro, composição da fumaça do cigarro, efeitos provocados pelo cigarro.
Tabagismo
O tabagismo é um grave problema de saúde pública. Clique aqui e entenda o que é tabagismo e os riscos que o fumo provoca à saúde.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Número de diagonais de um polígono convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Número de diagonais de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a fórmula do número de diagonais de um polígono convexo e resolveremos questões modelo.