Whatsapp icon Whatsapp

29 de agosto - Dia Nacional de Combate ao Fumo

O Dia Nacional de Combate ao Fumo é comemorado em 29 de agosto e é uma forma de conscientizar a população sobre o grave problema do tabagismo.
Parar de fumar é possível!
Parar de fumar é possível!

No dia 29 de agosto, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, data que nos leva a refletir a respeito dos riscos do tabagismo para a sociedade como um todo. Espera-se nesse dia conscientizar sobre os riscos causados pelo fumo e explicar à população que é possível, sim, largar esse vício.

Sabe-se que aproximadamente 200 mil pessoas morrem no Brasil anualmente em decorrência de doenças provocadas pelo tabagismo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o tabaco mata mais que doenças como malária, AIDS e tuberculose juntas. O que mais preocupa é que, na maioria dos casos, o fumante conhece os malefícios, mas não possui a intenção de parar o uso.

Riscos do fumo

O fumo causa muitos danos à saúde humana, principalmente no que diz respeito ao sistema respiratório. Ao utilizar cigarro, charuto, cachimbo e outros derivados do tabaco, estamos colocando no nosso organismo mais de 4.000 substâncias tóxicas, incluindo nicotina, monóxido de carbono e alcatrão.

A nicotina é a substância que causa dependência química. Ela causa sensações agradáveis no corpo, o que faz o usuário querer a substância sempre mais. Com o tempo, o organismo passa a necessitar daquela substância, ocasionando, assim, a dependência e o consumo exagerado, que pode levar a doenças sérias no organismo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Entre as doenças que podem acometer o fumante, podemos citar diversos tipos de câncer, tais como o de pulmão (um dos tipos mais letais), traqueia e brônquios, além de osteoporose, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, hipertensão, trombose, problemas na gestação, úlcera, entre outros. Estudos apontam ainda que um fumante apresenta 5 vezes mais chances de ter um infarto, 2 vezes mais chances de ter um derrame e 5 vezes mais chances de ter um enfisema pulmonar. Vale citar ainda que o fumante passivo também apresenta grandes chances de desenvolver os problemas relacionados com o fumo.

É possível parar de fumar?

Apesar de o fumo causar dependência, é possível, sim, parar de fumar. No Sistema Único de Saúde (SUS), existe tratamento com uma abordagem cognitivo-comportamental, auxiliando o fumante a desenvolver formas de parar e permanecer sem o fumo. Algumas vezes, no entanto, são necessários medicamentos, os quais também são disponibilizados pelo SUS.

Com força de vontade, é possível superar esse vício!

Curiosidade: No dia 31 de maio é comemorado o Dia Mundial Contra o Tabaco.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Cigarro
Cigarro, maior problema de saúde pública mundial, composição do cigaro, composição da fumaça do cigarro, efeitos provocados pelo cigarro.
Classificação das drogas
Classificação das drogas de acordo com os estpimulos que promovem no sistema nervoso central.
Câncer de pulmão
Saiba mais sobre o câncer de pulmão, uma doença grave que leva várias pessoas à morte todos os anos.
Drogas lícitas e ilícitas
Drogas lícitas e ilícitas, drogas lícitas, drogas ilícitas, álcool, cigarro, maconha, cocaína, crack, critério usado para classificar as drogas em lícitas e ilícitas, drogas.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos irregulares".
Português
Verbos irregulares
Sabendo que o estudo de verbos não é uma tarefa fácil, nesta videoaula esclareceremos as formas de flexão dos verbos irregulares, ou seja, aqueles que, ao serem conjugados, apresentam alteração em seu radical ou em sua terminação. Não deixe de assistir!