Aracnoidite torácica
Aracnoidite torácica é uma inflamação que acomete a aracnoide e está localizada na região da coluna torácica. A aracnoide é uma das meninges, membranas que atuam garantindo a proteção do sistema nervoso central. A aracnoide pode inflamar-se como consequência de traumas, infecções, administração intratecal de medicamentos e cirurgias. Ela pode provocar sintomas como dores, dormências, falta de coordenação, perda dos reflexos, e incontinência urinária e fecal.
Leia também: Medula espinhal - faz parte do nosso sistema nervoso central com o encéfalo
Resumo sobre aracnoidite torácica
-
A aracnoidite é uma inflamação da membrana aracnoide.
-
Dá-se o nome de meninges às três membranas: dura-máter, aracnoide e pia-máter.
-
A aracnoidite pode ocorrer como consequência de cirurgia, administração intratecal (diretamente no espaço subaracnoide) de medicamentos, uso de agentes de contrates para mielografia, entre outros.
-
A aracnoidite provoca dor, formigamento, dormências, falta de coordenação, entre outros sintomas.
-
A ressonância magnética é um dos exames recomendados para o diagnóstico da aracnoidite.
-
A aracnoidite é tratada com medicamentos e cirurgia.
Meninges
A aracnoidite acomete a meninge conhecida como aracnoide. Dá-se o nome de meninges às três membranas formadas por tecido conjuntivo: dura-máter, aracnoide e pia-máter. A dura-máter é a meninge mais externa e se caracteriza por ser formada por tecido conjuntivo denso. Logo após, está localizada a meninge chamada aracnoide.
A aracnoide possui uma porção sob a forma de membrana que está em contato com a dura-máter e outra porção formada por traves conjuntivas. Esta última parte é responsável por ligar a aracnoide à pia-máter. As cavidades formadas entre as traves constituem o espaço subaracnoideo, onde está localizado o líquido cefalorraquidiano e que garante a proteção do sistema nervoso contra traumas. A meninge localizada mais internamente é a pia-máter. Ela se destaca por ser uma membrana muito vascularizada.
Aracnoidite
A aracnoidite consiste em inflamação, formação de cicatrizes e espessamento da membrana aracnoide. Diferentes eventos podem estar relacionados com a ocorrência dela, como cirurgias, administração intratecal de medicamentos, uso de agentes de contraste para mielografia, infecção e traumas. Acredita-se que um evento lesivo seja responsável por desencadear uma resposta inflamatória local, provocando o desenvolvimento da aracnoidite.
-
Sintomas e diagnóstico
Os pacientes com aracnoidite podem apresentar dor que se agrava com o movimento, fraqueza, perda dos reflexos, dormência, falta de coordenação, redução da sensibilidade e perda do controle da bexiga e do intestino. O diagnóstico é feito com base no exame clínico e em exames como radiografia e ressonância magnética. Outros exames podem ser solicitados a fim de se descartar outras causas que podem provocar os mesmos sintomas.
-
Tratamento
O tratamento da aracnoidite inclui o uso de medicamentos e a realização de cirurgias, as quais visam a retirar cicatrizes que podem comprimir as raízes nervosas e a medula. Vale salientar que o tratamento da doença é individualizado e vários fatores serão analisados, como o grau de inflamação.
Leia mais: Esclerose múltipla - uma doença que afeta o sistema nervoso, mais precisamente os nossos neurônios
Aracnoidite torácica
A aracnoidite torácica é um tipo de aracnoidite, localizada na região da coluna torácica. Como a membrana aracnoide está presente em todo sistema nervoso central, a doença pode ser observada em diferentes partes, como na coluna cervical, na coluna lombar e na região do crânio.