Whatsapp icon Whatsapp

Aracnoidite torácica

Aracnoidite torácica consiste em uma inflamação da aracnoide, uma membrana que compõe as meninges. Recebe o nome de torácica por estar na região da coluna torácica.
A administração intratecal de medicamentos pode provocar aracnoidite.
A administração intratecal de medicamentos pode provocar aracnoidite.

 Aracnoidite torácica é uma inflamação que acomete a aracnoide e está localizada na região da coluna torácica. A aracnoide é uma das meninges, membranas que atuam garantindo a proteção do sistema nervoso central. A aracnoide pode inflamar-se como consequência de traumas, infecções, administração intratecal de medicamentos e cirurgias. Ela pode provocar sintomas como dores, dormências, falta de coordenação, perda dos reflexos, e incontinência urinária e fecal.

Leia também: Medula espinhal - faz parte do nosso sistema nervoso central com o encéfalo

Resumo sobre aracnoidite torácica

  • A aracnoidite é uma inflamação da membrana aracnoide.

  • Dá-se o nome de meninges às três membranas: dura-máter, aracnoide e pia-máter.

  • A aracnoidite pode ocorrer como consequência de cirurgia, administração intratecal (diretamente no espaço subaracnoide) de medicamentos, uso de agentes de contrates para mielografia, entre outros.

  • A aracnoidite provoca dor, formigamento, dormências, falta de coordenação, entre outros sintomas.

  • A ressonância magnética é um dos exames recomendados para o diagnóstico da aracnoidite.

  • A aracnoidite é tratada com medicamentos e cirurgia.

Meninges

A aracnoidite acomete a meninge conhecida como aracnoide. Dá-se o nome de meninges às três membranas formadas por tecido conjuntivo: dura-máter, aracnoide e pia-máter. A dura-máter é a meninge mais externa e se caracteriza por ser formada por tecido conjuntivo denso. Logo após, está localizada a meninge chamada aracnoide.

A aracnoide possui uma porção sob a forma de membrana que está em contato com a dura-máter e outra porção formada por traves conjuntivas. Esta última parte é responsável por ligar a aracnoide à pia-máter. As cavidades formadas entre as traves constituem o espaço subaracnoideo, onde está localizado o líquido cefalorraquidiano e que garante a proteção do sistema nervoso contra traumas. A meninge localizada mais internamente é a pia-máter. Ela se destaca por ser uma membrana muito vascularizada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aracnoidite

Esquema ilustrativo sobre localização das meninges na cabeça humana.
A aracnoidite é a inflamação da aracnoide.

A aracnoidite consiste em inflamação, formação de cicatrizes e espessamento da membrana aracnoide. Diferentes eventos podem estar relacionados com a ocorrência dela, como cirurgias, administração intratecal de medicamentos, uso de agentes de contraste para mielografia, infecção e traumas. Acredita-se que um evento lesivo seja responsável por desencadear uma resposta inflamatória local, provocando o desenvolvimento da aracnoidite.

  • Sintomas e diagnóstico

Os pacientes com aracnoidite podem apresentar dor que se agrava com o movimento, fraqueza, perda dos reflexos, dormência, falta de coordenação, redução da sensibilidade e perda do controle da bexiga e do intestino. O diagnóstico é feito com base no exame clínico e em exames como radiografia e ressonância magnética. Outros exames podem ser solicitados a fim de se descartar outras causas que podem provocar os mesmos sintomas.

  • Tratamento

O tratamento da aracnoidite inclui o uso de medicamentos e a realização de cirurgias, as quais visam a retirar cicatrizes que podem comprimir as raízes nervosas e a medula. Vale salientar que o tratamento da doença é individualizado e vários fatores serão analisados, como o grau de inflamação.

Leia mais: Esclerose múltipla - uma doença que afeta o sistema nervoso, mais precisamente os nossos neurônios

Aracnoidite torácica

A aracnoidite torácica é um tipo de aracnoidite, localizada na região da coluna torácica. Como a membrana aracnoide está presente em todo sistema nervoso central, a doença pode ser observada em diferentes partes, como na coluna cervical, na coluna lombar e na região do crânio. 

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

A coluna vertebral é um eixo de sustentação formado por vértebras
Coluna vertebral
Saiba mais sobre a coluna vertebral, uma haste flexível formada por vértebras que ajuda na sustentação do corpo dos animais vertebrados.
Observe as diferentes partes do encéfalo
Encéfalo
Clique aqui e compreenda o que é o encéfalo e conheça suas partes.
Medula espinhal
Amplie seus conhecimentos sobre a medula espinhal clicando aqui. Conheça as características e funções dessa parte do SNC.
Observe a disposição das meninges, as três membranas que envolvem o sistema nervoso central
Meninges
Compreenda o que são as meninges e a sua função.
Bactérias que provocam a meningite
Meningite
Meningite, o que é meningite, como a meningite se manifesta, a meningite mais comum, a meningite mais perigosa, sintomas da meningite, tratamento para a meningite.
O sistema nervoso central é formado pelo encéfalo e medula espinhal
Sistema Nervoso Central
Entenda o Sistema Nervoso Central (SNC), a parte do sistema nervoso composta pelo encéfalo e pela medula espinhal.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!