Blenorragia

A blenorragia é uma doença sexualmente transmissível, causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, que infecciona o revestimento interno da garganta, do colo uterino, do reto e da uretra.

É disseminada por meio da corrente sanguínea para outras partes do corpo, como pele e articulações. Podendo infectar também o interior do coração e o revestimento do fígado.

Os recém-nascidos contaminados pela bactéria durante o parto apresentam edema e secreção ocular purulenta nas pálpebras.

Nas mulheres, a blenorragia pode acometer as membranas internas da pelve, ocasionando problemas referentes à reprodução e dor pélvica.

Nos homens os sintomas são apresentados de 2 a 7 dias após o contágio, esses são iniciados com o desconforto uretral, seguidos de dor ao urinar, secreção purulenta e necessidade freqüente de urinar.

Nas mulheres, os sintomas aparecem de 7 a 21 dias após o contágio, embora as mulheres sejam assintomáticas durante semanas ou meses.

Algumas mulheres podem apresentar sintomas graves como febre, corrimento vaginal, dor durante a micção e relação sexual.

O diagnóstico é essencialmente clínico, não há necessidades de exames laboratoriais.

A blenorragia é tratada com antibióticos e quimioterápicos. Antigamente utilizava-se a penicilina, hoje os medicamentos mais indicados são as fluorquinolonas. A internação é indicada em casos que a blenorragia é disseminada através da corrente sanguínea.

As principais medidas de prevenção são a educação sexual dos jovens e o uso de preservativo.
Neisseria gonorrhoeae
Neisseria gonorrhoeae
Publicado por: Patrícia Lopes Dantas
Assuntos relacionados
Vermelhidão e inchaço típicos do terçol
Terçol
Infecção localizada nas pálpebras, caracterizada por inchaço e vermelhidão.
O furúnculo é geralmente causado por bactérias do gênero <i>Staphylococcus</i>
Furúnculo
Você sabe o que é furúnculo? Clique aqui e saiba mais sobre essa inflamação que causa lesões dolorosas, quentes e ricas em pus.
Vibrio cholerae
Cólera
Cólera, o que é cólera, o que provoca a cólera, a contaminação da cólera, o que a cólera causa, o período de incubação da cólera, o tratamento da cólera.
Manifestação da difteria na faringe
Difteria
Difteria, o que é difteria, a transmissão da difteria, contágio da difteria, sintomas da difteria, tratamento da doença, prevenção contra a difteria.
Os carrapatos do gênero Amblyomma são os principais vetores da febre maculosa.
Febre maculosa
Saiba mais a respeito da febre maculosa, uma doença transmitida pela picada de carrapato. Descubra aqui qual é o agente etiológico da doença, seus vetores, como ela é transmitida e os principais sintomas. Além disso, entenda por que é tão importante o diagnóstico precoce.
Lesões na pálpebra: características do tracoma.
Tracoma
Doença infecciosa que pode causar a perda da visão.
Bactérias
Brucelose
Obtenha informações sobre essa doença, como se adquire, seus sintomas e tratamento.