Whatsapp icon Whatsapp

Bronquite

É necessário o uso do aerosol para desprender o muco das paredes dos brônquios.
É necessário o uso do aerosol para desprender o muco das paredes dos brônquios.
A bronquite é uma doença causada nos brônquios, tubos que recebem o ar das vias respiratórias e o transporta até os pulmões. Pode ser provocada por diversos fatores como vírus, alergias e inalação de produtos químicos e outros. A doença pode se manifestar sobre forma aguda ou crônica.

A bronquite aguda é normalmente provocada pelo vírus da gripe e/ou resfriado, ocorre na maioria das vezes após a gripe quando o pulmão ainda encontra-se fragilizado e cheio de muco. O vírus da gripe age nas paredes internas dos brônquios fazendo com que eles se dilatem e produza maior quantidade de muco. O muco produzido normalmente nos brônquios é fino e claro enquanto o produzido no processo de inflamação é denso e de coloração amarelo-esverdeado. Também faz com que os pulmões impulsionem grande quantidade de ar causando a tosse persistente com a finalidade de deslocar o muco existente nos brônquios que dificulta a passagem de ar.

A bronquite crônica já está associada a diversos problemas como a asma, doença pulmonar, problema cardíaco e outros relacionados à Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – DPOC. Pode ocorrer após a bronquite aguda, como um estágio avançado, mas também pode ser induzida por alergias, inalação de produtos químicos e pelo cigarro, fator que nomeou a doença crônica como “tosse dos fumantes”.

Os sinais que caracterizam a doença são falta de ar, peito cheio, expectoração, tosse, febre, falta de apetite, dor no peito e cansaço contínuo. Para a bronquite aguda não há um tratamento específico, pois não existem medicamentos que combatam o vírus, já que ele sai do organismo sozinho. Porém, a bronquite crônica é combatida com antibióticos e broncodilatadores que auxiliam na melhoria do organismo.
Publicado por Gabriela Cabral

Artigos Relacionados

Artrose
Clique e confira o que é artrose e qual é o seu tratamento.
Ceratocone
Desordem ocular que afeta a espessura e rigidez da córnea.
Conjuntivite
A conjuntivite é uma doença que provoca vermelhidão nos olhos. Saiba mais sobre as formas de transmissão, causas, sintomas e tratamento dessa inflamação.
Insuficiência renal crônica
Perda irreversível e progressiva da função renal.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos irregulares".
Português
Verbos irregulares
Sabendo que o estudo de verbos não é uma tarefa fácil, nesta videoaula esclareceremos as formas de flexão dos verbos irregulares, ou seja, aqueles que, ao serem conjugados, apresentam alteração em seu radical ou em sua terminação. Não deixe de assistir!