Whatsapp icon Whatsapp

Flurona

Flurona é um termo popular, não recomendado por especialistas, que indica uma coinfecção pelos vírus causadores de covid-19 e de gripe.
Flurona é um termo criado a partir da junção dos termos “flu”, que significa gripe em inglês, e  “rona”, que faz referência ao coronavírus.
Flurona é um termo criado a partir da junção dos termos “flu”, que significa gripe em inglês, e “rona”, que faz referência ao coronavírus.

Flurona é um nome popular usado para se referir a casos em que o paciente está infectado pelo vírus causador da covid-19 e o vírus causador da gripe de maneira simultânea. Flurona, diferentemente do que muitos pensam, não é uma doença nova ou um novo vírus em circulação, tratando-se apenas de uma coinfecção.

É importante destacar que coinfecções são situações comuns e ocorrem com diferentes doenças. O afrouxamento das medidas de prevenção contra a covid-19 fizeram com que o vírus da gripe voltasse a circular e, com isso, as coinfecções surgiram com maior força. Para se prevenir da flurona, é necessário adotar medidas já conhecidas para se prevenir da covid-19 e da gripe, como usar máscara e evitar aglomerações.

Leia também: Mitos e verdades sobre o uso de máscaras de proteção

Resumo sobre flurona

  • Flurona é um nome popular usado para se referir à coinfecção pelo coronavírus e o vírus influenza. 
  • Até o momento, não se sabe se a flurona pode levar a um quadro mais grave dessas doenças.
  • Flurona não é uma nova doença ou um novo vírus.
  • O diagnóstico de flurona é importante para compreender melhor a dinâmica dessa coinfecção.
  • Para se prevenir de flurona, é importante adotar medidas como evitar aglomerações, fazer uso de máscara, lavar bem as mãos e vacinar-se.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é flurona?

Flurona é o nome dado à situação em que um paciente apresenta covid-19 e gripe ao mesmo tempo, criado a partir da junção dos termos flu, que significa “gripe” em inglês, e rona, que faz referência ao coronavírus. Ambas são doenças virais que afetam o sistema respiratório provocando sintomas semelhantes, tais como tosse, febre e dores no corpo. As doenças, no entanto, são causadas por vírus distintos. A gripe é causada pelo vírus influenza, enquanto a covid-19 é provocada pelo vírus SARS-CoV-2.

A infecção simultânea por diferentes vírus não é uma novidade, tampouco exclusividade dos vírus influenza e SARS-CoV-2. Outras doenças podem ocorrer de forma simultânea, como a dengue e a zika. No caso da flurona, duas doenças são transmitidas da mesma forma, e o aumento dos casos de gripe durante a pandemia de covid-19 fez com que a coinfecção ocorresse.

Muitas pessoas se perguntam o motivo pelo qual essa coinfecção só tomou conta dos noticiários no final de 2021, uma vez que a gripe nunca deixou de existir. O fato é que durante a primeira onda de covid-19, o vírus da gripe praticamente não estava em circulação. O distanciamento social, o uso de máscaras e a restrição a alguns eventos contribuíram para que a gripe não acometesse as pessoas. Com o retorno das atividades e afrouxamento das medidas de proteção contra a covid-19, vimos a gripe voltar a causar problemas e se juntar à covid-19.

Leia também: Diferenças entre a gripe e o resfriado

Flurona é uma nova doença?

Quando os primeiros casos de flurona surgiram no mundo, muitas pessoas ficaram preocupadas, por acharem que se tratava de uma nova doença. Entretanto, o termo flurona foi criado apenas para se referir a uma coinfecção por influenza e coronavírus. Especialistas condenam o uso do termo flurona, por provocar essa confusão, e preferem a utilização do termo coinfecção.

Gravidade da flurona

Até o momento, não é possível dizer que casos de flurona provocam quadros mais graves de covid e/ou gripe nos pacientes. Estudos mais aprofundados ainda devem ser realizados, porém, acredita-se que a coinfecção não agrave os casos.

Diagnóstico da flurona

Mão com luva segura frasco de teste de flurona
A realização de testes é fundamental para diagnosticar casos de flurona e compreender melhor como funciona a coinfecção.

Diagnosticar um caso de flurona nem sempre é uma tarefa fácil. Isso se deve ao fato de que ao obter diagnóstico positivo de uma doença, o indivíduo, muitas vezes, não faz exames para diagnosticar outra.

Em meio à pandemia de coronavírus, é comum que o primeiro exame solicitado seja o de covid-19, e o diagnóstico positivo, geralmente, é utilizado a fim de fechar o diagnóstico. Para detectar a flurona, é possível realizar exames separados que diagnostiquem gripe e covid-19 e analisar os dois resultados ou fazer o teste chamado de painel viral, um exame que avalia a presença de diferentes vírus ao mesmo tempo no indivíduo.

Leia também: Diferenças entre covid-19, gripe e resfriado

Prevenção da flurona

Como dito ao longo do texto, flurona não se trata de uma nova doença, e sim de um caso em que o paciente apresenta covid-19 e gripe simultaneamente. Tendo isso em mente, devemos nos lembrar das formas de prevenção dessas duas doenças.

Como ambas são transmitidas por meio de gotículas eliminadas pelo doente ao tossir, espirrar ou falar, algumas formas de prevenção incluem:

  • uso de máscara;
  • lavar as mãos utilizando água e sabão ou higienizá-las com preparações alcoólicas;
  • evitar aglomerações;
  • não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e garrafas de água;
  • evitar contato com pessoas doentes.

Além disso, não podemos nos esquecer de que existem vacinas testadas e aprovadas contra gripe e covid-19, sendo a vacinação uma das principais formas de prevenção contra essas doenças. Em ambos os casos, as vacinas evitam o agravamento das doenças.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

COVID-19
Amplie seus conhecimentos sobre a COVID-19 aprendendo mais a respeito dos seus sintomas, formas de transmissão, tratamento e prevenção.
Diferenças entre COVID-19, gripe e resfriado
Descubra as principais diferenças entre COVID-19, gripe e resfriado clicando aqui! Neste texto abordaremos os principais sintomas de cada uma dessas doenças.
Diferenças entre a gripe e o resfriado
Descubra as diferenças entre a gripe e o resfriado e saiba por que é importante diferenciar essas duas doenças.
Gripe
Gripe, infecção ocasionada pelo vírus Influenza, como o vírus Influenza é disseminado, complicações decorrentes da gripe, sintomas da gripe, método de prevenção da gripe, diferença entre a gripe e o resfriado.
Gripe A
Saiba algumas características da tão comentada gripe A.
Gripe H1N1
Informe-se sobre os sintomas, tratamento e prevenção da gripe H1N1!
Segunda onda de covid-19 no Brasil
Clique aqui e tire suas dúvidas a respeito da segunda onda de covid-19 no Brasil. Entenda o que é a segunda onda e como controlá-la.
Vacina contra a gripe
Que tal aprender mais sobre a vacina contra a gripe? Clique aqui, tire suas dúvidas e conheça alguns mitos e verdades sobre essa vacina.
Variante delta da covid-19
Amplie seus conhecimentos sobre a variante delta, uma variante do vírus da covid-19 que tem causado grande preocupação devido à sua capacidade de transmissão.
video icon
Ilustração da imagem de Dom Pedro I ao lado do escrito"Primeiro Reinado".
História
Primeiro Reinado: características gerais
Assista à nossa videoaula para conhecer as principais características do Primeiro Reinado (1822–1831) do imperador d. Pedro I. Confira também no nosso canal outras informações sobre o Primeiro Reinado e o Império Brasileiro.